Navegapará chega a mais três municípios do sudeste paraense

Na tarde desta quarta-feira (11), a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) esteve reunida em Marabá com representantes dos municípios de Canaã dos Carajás, Sapucaia e Xinguara para …

imageNa tarde desta quarta-feira (11), a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) esteve reunida em Marabá com representantes dos municípios de Canaã dos Carajás, Sapucaia e Xinguara para apresentar as oportunidades proporcionadas pela chegada do Navegapará, programa de inclusão digital do governo do Estado, ao sudeste paraense.

A reunião, que ocorreu no Campus Industrial do Instituto Federal do Pará (IFPA), teve a participação do presidente da Prodepa, Theo Pires, do diretor de Tecnologia e Comunicação, Fernando Nunes, e da diretora de Projetos Especiais, Leila Daher. Luiz Coelho, Cristina Rodrigues e João Guimaraes representaram os municípios de Canaã, Sapucaia e Xinguara, respectivamente.

As três cidades fazem parte da segunda etapa de implantação do programa na região. A Prodepa já está construindo a infraestrutura, que é o que demanda mais tempo. As torres e edículas (pequena construção onde ficam os equipamentos) já estão sendo implantadas em toda a rota. O Navegapará deve chegar aos três municípios até março do ano que vem.

Theo Pires iniciou a apresentação explicando os objetivos do Navegapará. “Não basta entregar internet, é preciso fazer com que esse acesso seja revertido em algo para o governo, nas três esferas, federal, estadual e municipal, e transversalmente para a sociedade. O objetivo é fomentar que as esferas de governo consigam entregar os serviços públicos de que a sociedade precisa. E, além disso, oferecer um acesso à internet para quem não tem condições de pagar”, explicou.

Eldorado dos Carajás é o município que inaugura o Navegapará no sudeste do Estado. “Estamos trabalhando de forma diferenciada, fechando o projeto de rádio para levar o sinal mais rapidamente, mas temos um grande projeto de fibra óptica que vai ligar Marabá a Redenção, conseguindo atender plenamente a região”, disse a diretora de Projeto Especiais da Prodepa, Leila Daher.

Para os representantes dos municípios, a chegada do programa vai alavancar a região. “Nossos projetos como a nota fiscal eletrônica dependem de uma infraestrutura mais robusta e confiável. Estamos ansiosos para a chegada do Navegapará”, declarou Luiz Coelho, representante de Canaã dos Carajás.

Cidade Digital – Nesta quinta-feira (12), o presidente da Prodepa e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alberto Arruda, inauguram oficialmente a Cidade Digital de Eldorado dos Carajás. Esta primeira etapa contempla, ainda, os municípios de Marabá, Curionópolis e Parauapebas.

A inauguração da Cidade Digital de Eldorado dos Carajás será na Escola Estadual de Ensino Médio Eldorado, que será conectada ao Navegapará. Outros cinco pontos também receberão o sinal de internet do programa: a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a Escola Estadual de Ensino Médio Francilândia, a 59ª Delegacia de Polícia Civil, a 2ª Companhia da Polícia Militar e a Prefeitura de Eldorado dos Carajás.

O ponto de acesso livre do município será na Praça KM 2, onde será montado um mini infocentro com alguns computadores para que a população possa navegar na internet durante o evento. A praça fica localizada no km 2 da Rodovia PA-150.

Fonte: AGP

Um comentário em “Navegapará chega a mais três municípios do sudeste paraense

Deixe seu comentário