Na visita da imagem de Nazaré à Câmara Municipal de Marabá, vereadores clamam por água em abundância nos rios

Continua depois da publicidade

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Na manhã desta terça-feira (10), conforme antecipou o Blog ontem, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, cujo Círio em Marabá acontece no próximo domingo (15), foi recebida na Câmara Municipal, onde a primeira parte da sessão ordinária foi dedicada à padroeira. Ao abrir a sessão, o presidente da Casa, vereador Pedro Correa Lima (PTB), lembrou que desde 2014 a cerimônia se repete, não só pela importância da data para a comunidade católica, mas pelo cumprimento do Decreto Legislativo 1.186/2014, de autoria do vereador Miguel Gomes Filho (PP) – Miguelito.

Dom Vital Corbellini, bispo diocesano, abriu os pronunciamentos falando sobre a alegria de participar do segundo maior Círio do Estado, que no ano passado reuniu aproximadamente 240 mil fiéis. Em seguida, após narrar e comentar uma passagem bíblica, disse que um dos seus maiores pedidos à santa é para que as chuvas voltem a cair e que os rios – Tocantins e Itacaiúnas – voltem a encher. Pediu também pela preservação da natureza, pelas comunidades ribeirinhas e pelos indígenas.

O vereador Márcio do São Félix (PSDB), emocionado, disse que Maria deve ser homenageada porque é mãe do Salvador e foi o instrumento que o Criador usou para trazê-lo ao mundo. “É por intercessão dela que pedimos ao Pai”, completou afirmando que aquele era um “momento valoroso”.

Cabo Rodrigo, vereador pelo PRB, pediu à Virgem de Nazaré que os rios voltem a ter água em abundância e também clamou por proteção às mulheres vítimas da violência dos homens “que não têm Deus no coração”.

No mesmo ritmo discursaram os vereadores Marcelo Alves (PT), Ilker Moraes (PHS), Alécio Stringari (PSB) e Nonato Dourado (PMDB), todos pedindo por proteção aos jovens, pelo socorro aos desempregados, pela ajuda aos que têm fome, pela proteção àqueles que estão à mercê da violência e pela volta das águas aos rios, que estão muito secos.

Dois pronunciamentos, entretanto, emocionaram muito aos que estavam na plateia. O primeiro foi do vereador Miguelito, ao narrar que, quando o médico constatou que ele estava com câncer, ficou receoso de dar a notícia e perguntou se ele estava preparado para ouvir. “Eu disse ‘estou preparado, tenho Nossa Senhora de Nazaré como minha força’. E hoje estou curado do câncer, Nossa Senhora me curou”, contou ele.

O outro foi da vereadora Cristina Mutran (PMDB), que, em 24 de maio de 2015, perdeu um filho por afogamento. Em meio a lágrimas e com a vez embargada ela disse: “Nesses 28 meses 16 dias ela está segurando a minha mão e é o que me mantém firme. É ela que intercede para nos manter firmes”.

Além do bispo Dom Vital e do vereador Pedro Correa, fizeram parte da Mesa Diretora o padre Ademir Gramelik, pároco de Nossa Senhora de Nazaré; Mauro Souza e Ederaldo Souza, diretores da festividade; e Ladyanne Souza, evangelizadora e missionária. Os cantores Sara Maria e Claudenor Peixoto prestaram homenagem à santa.