Mês de março inicia com declarações do Imposto de Renda. Receita já recebeu mais de 120 mil nessa manhã

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Imagem_Imposto de rendaAté as 11 horas de hoje, 1º de março, 120.372 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal. O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal.

Além disso, a Receita também liberou para download um “perguntão” elaborado para esclarecer dúvidas quanto à apresentação da declaração do imposto referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015.

A contadora Danielli Barros orienta ao contribuinte que organize e reúna todos os documentos necessários dos valores que serão declarados, bem como, tenha atenção quanto ao preenchimento do documento. “No caso de dúvidas, o contribuinte pode consultar as informações disponíveis no site da Receita. E caso não consiga entender as informações, eu sugiro que procure o auxílio de um profissional”, recomenda.

O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) na versão Android para a Google Play deve ser liberado hoje na loja virtual da empresa. De acordo com a Receita, a versão iOS já foi enviada para a Apple e aguarda autorização.

Já a versão online da declaração, que estará disponível no Centro Virtual de Atendimento (eCAC) para usuários com certificado digital, é prevista também para ser disponibilizada hoje.

Segundo a Receita Federal, quem perder o prazo está sujeito à multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou de R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%. O prazo para a entrega termina no dia 29 de abril.

Conforme a Receita Federal, a expectativa é que cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016. O número representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado.

Publicidade