Movimenta Pará chega para contribuir com a capacitação de quem faz cultura no estado

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, projeto tem sua origem no Movimento Pebas e agora amplia sua atuação para cinco municípios do Estado

Continua depois da publicidade

O Movimenta Pará, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é voltado para capacitar quem faz cultura no estado. A iniciativa nasceu a partir de outra ação promovida no estado, o Movimenta Pebas, que em duas edições realizadas no município de Parauapebas em 2020 e 2022, agora amplia sua atuação e oferece capacitação gratuita em Empreendedorismo e Marketing Digital, Elaboração e Gestão de Projetos Culturais e direção de arte, além de diversas atividades culturais e apresentações artísticas, nas cidades de Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá e Belém.

O Movimenta Pará vai dos bastidores aos palcos, do Pará para o mundo. Isto porque, além das ações formativas, o projeto contará também com uma programação gratuita com atrações imperdíveis nas artes cênicas e música. Espetáculos e shows musicais de artistas locais vão movimentar e valorizar a cultura do estado paraense.

De acordo com a coordenadora de Patrocínios e Projetos do Instituto Cultural Vale, Marize Mattos, para fortalecer a economia criativa e o desenvolvimento sociocultural, é preciso criar oportunidade para que novos agentes culturais possam compartilhar seus fazeres. “Pensando nisso, nos unimos ao Movimenta Pará para levar ações de capacitação em diversas áreas, além de oficinas de elaboração e gestão de projetos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, visando auxiliar os produtores e agentes culturais do estado a levarem seus trabalhos ainda mais longe”, destaca.

Em consonância com a proposta do Movimenta Pebas, o projeto vai capacitar artistas e agentes culturais paraenses para que possam ir cada vez mais longe em suas carreiras. Nos encontros, os participantes poderão aprimorar suas habilidades nas áreas que compõem a criação de um espetáculo cênico, aprofundar seus conhecimentos em gestão e elaboração de projetos culturais ou poderão ainda desenvolver suas carreiras e viabilizar negócios e projetos no ambiente digital.

Nas oficinas de Gestão Cultural, os participantes terão a oportunidade de mergulhar nos aspectos teóricos e práticos da gestão e da construção de um projeto, possibilitando tirar ideias do papel e transformá-las em realidade. Já nas oficinas de Direção de Arte, o público vai aprender mais sobre cenografia, cenotécnica, figurino e maquiagem teatral.

Durante as oficinas de Empreendedorismo e Marketing Digital, jovens e adultos que tenham interesse na profissionalização e promoção de suas carreiras terão oportunidade de saber mais sobre instrumentos de gestão e desenvolvimento de negócios, gerando oportunidades e relacionamentos para seus projetos no ambiente virtual.

Oficina de elaboração e gestão de projetos culturais

Nesta semana, o projeto abre inscrições para a sua primeira atividade: a Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais. A primeira cidade a receber o Movimenta Pará será Ourilândia do Norte. As inscrições abriram no último dia 13 seguem até 1º de maio.

Com duração de quatro dias, o objetivo da oficina é contribuir para que o público atue em todas as etapas de criação de um projeto cultural – da concepção de uma ideia, à escrita do projeto, aprovação do projeto em leis de incentivo à cultura, captação de recursos e gestão do projeto.

Nas demais cidades, o período de inscrição para a oficina varia, por isso, quem tiver interesse em participar da capacitação deve ficar atento ao calendário da oficina (confira abaixo as datas por município).

 O Movimenta Pará é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização da Vivas Cultura e Esporte, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Acompanhe as redes para saber das novidades. Siga o perfil do Instagram @movimenta.para e do Facebook @projetomovimentapara.

Calendário da oficina de elaboração e gestão de projetos culturais

Ourilândia do Norte

Inscrições: 13/04 a 01/05

Oficina: 08 a 11/05

Canaã dos Carajás

Inscrições: 16/04 a 06/05

Oficina: 15 a 18/05

Parauapebas

Inscrições: 23/04 a 12/05

Oficina: 22 a 25/05

Marabá

Em breve mais informações.

Belém

Em breve mais informações.