Fernando Gogó de Ouro celebra 80 anos de vida dedicada ao samba e à cultura paraense

Embaixador do Samba Paraense construiu uma trajetória marcada por escolas de samba, festivais e grandes nomes da música do Pará

Uma vida embalada pelo samba, atravessando gerações, escolas de samba e capítulos importantes do carnaval paraense. Fernando Gogó de Ouro chega aos 80 anos neste sábado (8) carregando uma trajetória construída nos palcos, nas quadras e na história da cultura popular de Belém.

Reconhecido como Embaixador do Samba Paraense, o cantor será homenageado a partir das 14h, na sede do Império de Samba Quem São Eles, em uma celebração que reunirá familiares, amigos, sambistas e admiradores. A programação terá uma grande roda de samba, feijoada gratuita e venda de bebidas e também marcará a pré-abertura da sede da tradicional agremiação.

Mais do que uma festa de aniversário, o encontro celebra uma trajetória de décadas dedicada à música e ao carnaval.

Uma história que começou a ganhar novos rumos em 1969 – Um dos capítulos mais marcantes da história de Gogó de Ouro aconteceu em 1969, quando venceu o concurso de Melhor Cantor dos Bairros de Belém, realizado no auditório da antiga Rádio Marajoara.

Entre os integrantes do júri estava o saudoso Mário Cuia, personagem conhecido do meio cultural paraense. Depois de ouvi-lo cantar, Mário fez uma pergunta que acabaria influenciando os caminhos da vida artística de Fernando: queria saber se ele também cantava samba.

A resposta veio em forma de música.

“Ele perguntou se eu cantava samba. Eu disse que sim, cantei e, daí em diante, me dediquei a cantar samba. Faz parte da minha vida até hoje”, recorda Gogó de Ouro.

Foi a partir dali que o samba passou a ocupar um espaço cada vez maior em sua trajetória.

Dos palcos às escolas de samba – Ao longo da carreira, Fernando Gogó de Ouro cantou no Clube do Garoto e participou de apresentações com nomes e formações importantes da música paraense.

Entre suas experiências está a passagem pela banda de Pinduca, além de trabalhos e apresentações ao lado de artistas e grupos como Sayonara, Orlando Pereira, Verbeno Costa, Orquestra Lira de Ouro e Ely Farias.

Também integrou diferentes grupos ligados ao samba, entre eles Pororoca Roda Viva, Quintal do Céu, Alfabeto do Samba, Batuque Brasileiro, Raízes da Terra e Azes do Samba.

Mas foi no carnaval que sua voz atravessou gerações.

Gogó de Ouro passou por mais de uma dezena de escolas de samba de Belém, entre elas Quem São Eles, Rancho Não Posso Me Amofiná, Embaixada de Samba, Piratas da Batucada, Arco-Íris, Mocidade Olariense, Deixa Falar e Grande Família.

Sua história também inclui passagens pela Nova Mangueira, Vila Farah, Xodó da Nega e Mocidade Unida de Nazaré.

E sua contribuição para o carnaval foi muito além do microfone.

Fernando também participou da criação de sambas-enredo, exerceu diferentes cargos dentro das agremiações e chegou à presidência de escola de samba. Ao longo dessa caminhada, conquistou títulos e tornou-se benemérito de diferentes escolas, mantendo uma relação permanente com o carnaval paraense.

Prêmios, festivais e reconhecimento –  A música também levou Gogó de Ouro aos festivais, onde acumulou reconhecimentos como premiações de melhor música e melhor intérprete.

Entre as distinções guardadas com carinho está a plaqueta de cantor Hors Concours, reconhecimento que integra o acervo construído ao longo de sua carreira.

Aos 80 anos, porém, Fernando resume todas essas conquistas em uma palavra: gratidão.

“Minha vida foi feita de luta, muito trabalho e dedicação à cultura paraense. Sou um homem feliz. Tenho uma família que sempre apoiou minhas decisões. Deus me deu o dom de cantar e de ser um vencedor profissionalmente. Só tenho que ser grato ao povo da minha terra”, afirma.

Uma vida também dedicada ao serviço público – Fora dos palcos e das quadras, Fernando Gogó de Ouro construiu outra importante trajetória profissional.

Servidor público federal, trabalhou no Museu Paraense Emílio Goeldi, instituição da qual hoje é aposentado. Durante sua passagem pelo Museu, recebeu reconhecimento como servidor padrão.

Uma homenagem especial permanece no Parque Zoobotânico da instituição: uma árvore plantada com uma placa dedicada a Fernando, símbolo de sua história também como servidor público.

Mas, quando fala da própria caminhada, ele faz questão de dividir as conquistas com aqueles que estiveram ao seu lado.

Fernando agradece a Deus, à família, aos amigos conquistados durante a vida, aos sambistas, à diretoria, integrantes e simpatizantes do Quem São Eles e também à imprensa paraense, que acompanhou e divulgou seu trabalho ao longo de diferentes momentos de sua carreira.

“Aniversário de sambista não tem convite individual” – Depois de tantas décadas no universo do samba, a comemoração dos 80 anos terá exatamente o ambiente que Fernando considera sua casa: gente reunida, música e samba.

E ele faz questão de avisar que não existe lista restrita de convidados.

“São muitos amigos do samba, não dá para citar todos, até porque aniversário de sambista não tem convite individual. Mas vai ter muito samba, isso vai”, brinca Gogó de Ouro.

A celebração também será um reencontro entre diferentes gerações que fazem parte da história do carnaval de Belém.

Para o presidente do Império de Samba Quem São Eles, Luiz Omar Pinheiro, abrir as portas da escola para celebrar Gogó de Ouro representa reconhecer em vida a contribuição de quem ajudou a construir e preservar o samba paraense.

“Celebrar os 80 anos do Fernando Gogó de Ouro é homenagear uma parte importante da história do samba paraense. Ele representa uma geração que ajudou a fortalecer o nosso carnaval e mantém uma relação de carinho e pertencimento com o Quem São Eles. Para nós, é uma honra abrir as portas da nossa sede para reunir sambistas, amigos e toda a comunidade nessa grande celebração”, destaca Luiz Omar.

Memória viva do samba paraense. – Fundado em 1946, o Império de Samba Quem São Eles integra a história do carnaval de Belém e mantém uma relação de décadas com personagens que ajudaram a construir a cultura carnavalesca da cidade.

A celebração dos 80 anos de Fernando Gogó de Ouro transforma o aniversário em um momento de reconhecimento à memória viva do samba paraense e à geração de artistas que construiu sua história dentro e fora das quadras.

Para Gogó, depois de décadas cantando, compondo, conquistando títulos e circulando entre tantas agremiações, o momento agora é simples: celebrar a vida.

SERVIÇO

O quê: Celebração dos 80 anos de Fernando Gogó de Ouro – Embaixador do Samba Paraense

Quando: sábado, 8 de agosto de 2026

Horário: a partir das 14h

Local: Sede do Império de Samba Quem São Eles, em Belém

Programação: roda de samba, feijoada gratuita e venda de bebidas no local.

(Texto: Cíntia Luna)