Morre, em São Paulo, aos 86 anos, Éder Jofre, ex-pugilista e campeão mundial de boxe

Ele estava internado desde março numa clínica em Embu das Artes, na Grande São Paulo, por causa de pneumonia

Continua depois da publicidade

Parentes contaram que Jofre estava internado desde março numa clínica da cidade por causa de pneumonia. E que morreu em razão de complicações da doença.

Eder Jofre era considerado o maior boxeador peso galo brasileiro de todos os tempos. Ele foi campeão mundial da categoria de 1960 a 1965. Em 1973 conquistou o título mundial como peso pena, uma categoria acima do peso galo.

O tricampeão mundial dos pesos pena e galo foi o primeiro brasileiro a deter um cinturão de relevância mundial no boxe. Conhecido também como o “Galo de Ouro”, ele entrou em 2021 para o Hall da Fama do Boxe da Costa Oeste dos Estados Unidos.

Jofre nasceu em 26 de março de 1936. No dia 4 de março, ele foi internado numa clínica em São Paulo devido a uma pneumonia. Além disso, o ex-pugilista sofria de encefalopatia traumática crônica.

Nascido em uma família de boxeadores, Jofre conviveu com o esporte desde criança. Por volta dos quatro anos entrou num ringue pela primeira vez, para treinar com o tio, Ricardo Zumbano.

E foi no São Paulo Futebol Clube que ele começou a carreira de boxeador, tendo como técnico o próprio pai, Kid Jofre.

Como atleta são-paulino, ganhou os primeiros campeonatos paulista e brasileiro que disputou. Ao lado de um outro atleta do tricolor, o saltador Adhemar Ferreira da Silva, foi representar o Brasil nas Olimpíadas de 1956, em Melbourne, na Austrália.

Principais conquistas

Campeonato Mundial (Peso Pena – Conselho Mundial de Boxe): 1973;

Campeonato Mundial Unificado (Peso Galo – Associação Mundial de Boxe e União Europeia de Boxe): 1962;

Campeonato Mundial (Peso Galo – Associação Mundial de Boxe): 1960;

Campeonato Latino-Americano: 1956;

Campeonato Sul-Americano (Peso Galo): 1960;

Campeonato Brasileiro (Peso Galo): 1958;

Forja dos Campeões (Amador): 1953.

(Fonte: G1)