Morre em Belém o ex-deputado federal Anivaldo Vale, criador da Comissão da Amazônia no Congresso Nacional

Além de político, ele presidiu o Basa
Anivaldo Vale foi um dos homens públicos mais importantes na política paraense dos últimos trinta anos

Continua depois da publicidade

Brasília – Faleceu, nesta quarta-feira (23), o ex-deputado Federal Anivaldo Vale, que além de político, com três mandatos federais, foi ex-presidente do Banco da Amazônia (Basa) e criador da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados, colegiado que hoje é presidido por seu filho, o deputado federal Cristiano Vale (PP-PA).

Anivaldo Vale foi vice-prefeito de Belém do Pará durante o segundo governo de Duciomar Costa e, em 2014, assumiu como Secretário Executivo do Ministério dos Transportes no governo do PT.

Além de Cristiano, Anivaldo Vale também era pai do ex-vice-governador Lúcio Vale, que renunciou ao cargo para assumir uma vaga de conselheiro vitalício no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA), em abril de 2021, por indicação do governador Helder Barbalho (MDB).

Em 2004, ele perdeu sua filha, a contadora Luciana Dutra Vale, 26, em acidente automobilístico na BR-316, nas proximidades de Castanhal.Mais detalhes na edição semanal da Coluna Direto de Brasília publicada sempre às sextas-feiras.

Por Val-André Mutran – de Brasília