Ministro suspende nomeação de Lula para Casa Civil e mantém processo na 1ª instância

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu medida liminar para suspender a eficácia da nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro chefe da Casa Civil, …

Ministro Gilmar MendesO ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu medida liminar para suspender a eficácia da nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro chefe da Casa Civil, determinando a manutenção da competência da justiça de primeira instância para analisar os procedimentos criminais em seu desfavor. A decisão foi tomada nos Mandados de Segurança (MS) 34070 e 34071, impetrados no STF, respectivamente, pelo Partido Popular Socialista (PPS) e pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

As legendas alegam que o ato de nomeação pela presidente Dilma Rousseff ocorreu com desvio de finalidade, visando retirar da competência do juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba procedimento criminal contra o ex-presidente Lula, uma vez que os ministros de Estado têm prerrogativa do foro no STF.

Leia a íntegra da decisão.

Postado em Sem categoriaMarcado ,

6 comentários em “Ministro suspende nomeação de Lula para Casa Civil e mantém processo na 1ª instância

    • Molotov Responder

      Tirar o CoLLor foi golpe?e quando vocês quiseram tirar o FHC,também era golpe?
      deixa de balela,e se atenha aos fatos.

  1. Senna Responder

    Lulalá e Lulacá!

    As duas versões de Lula na avaliação de Lúcio Flávio Pinto, jornalista paraense, a análise parece óbvio:

    “O Lula das gravações é uma versão diferente de uma matriz parecida: desbocado, sarcástico, arrogante, falso, presunçoso, ególatra, autocrata e uns outros tantos adjetivos em circulação em torno dessas gravações.
    O Lula dos telefonemas grampeados pode ser o Lula que ficará na história, não o amável comandante que trata os interlocutores por querido (por mera tática de sedução na maioria das vezes, como de regra nessas pessoas ardilosamente afetivas e intimistas), que fala a linguagem do povo, que se livra das enrascadas, que é obstinado, inteligente o bastante para colocar um banqueiro brasileiro que se internacionalizou num mercado selvagem para arranjar dinheiro e gerar confiança, enquanto ele fazia o que gosta: ajudar o povo e se associar aos riscos, incorporando seus hábitos, imaginando se tornar um igual a eles graças à abertura desbragada dos cofres públicos.

    O Lula flagrado ao natural é um embuste, uma figura que se depravou pela mutação dos seus grandes méritos em enormes vícios. É o Luiz Inácio da Silva que ficará, numa frustração de estadista que amargou os anos finais de Richard Milhous Nixon”.

  2. Anônimo Responder

    ex ministro gilmar mendes voçe parece que que incendia o brasil ou que da un golpe de estado esse sao o mesmo fizeram o getulio o suicidio o mesmo que colocou esse pais em 1964numa ditadura ea i gilma voçe vao se acorvada

  3. Anônimo Responder

    un juis que deu un abres corpus o carnilho cachoeira para sai da cadeira e de espera e raiva do ministro gilmara a presidente dilma ta na cara que ele nao dirigiriu o postestoda paulistaa favor do ex presidente lula lulinha paz emor

Deixe seu comentário