Parauapebas

Ministro da Educação credencia Faculdade Pitágoras em Parauapebas

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, assinou na última sexta-feira (31) uma portaria que abre oficialmente as portas para a instalação da Faculdade Pitágoras no município de Parauapebas. O documento de número 1.063 homologa o Parecer 105/2019, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. A medida foi publicada na edição desta segunda-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU).

Pela portaria, Weintraub credencia a Faculdade Pitágoras a ser instalada na Rua Sol Poente, nº 152, Bairro da Paz, sendo mantida pela Editora e Distribuidora Educacional S/A. O credenciamento é válido pelo prazo de três anos, conforme previsto em Portaria Normativa nº 1, de 3 de janeiro de 2017. A informação pode ser conferida aqui.

A Faculdade Pitágoras chega ao mundo gigante, tendo absorvido toda a estrutura acadêmica da antiga Faculdade Metropolitana. Em Parauapebas, os cursos ofertados são Direito, Administração, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

Curso de Medicina

Na mesma edição do DOU, o ministro da Educação homologou um parecer do Conselho Nacional de Educação que defere pedido de credenciamento da Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa), a ser instalada na Folha 32, em Marabá. Pela medida, o Instituto Paraense de Educação e Cultura, mantenedor da Facimpa, poderá ofertar a graduação em Medicina, com o número de vagas a ser fixado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).

Um novo curso de Medicina em Marabá será o segundo em atividade, tendo em vista que o município já oferta a graduação por meio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que é instituição pública. Marabá é, atualmente, o terceiro maior polo universitário do Pará, atrás de Belém e Santarém, e o maior centro de cursos de Engenharia da porção leste do interior da Amazônia, superando centros tradicionais como Imperatriz (MA) e Araguaína (TO).

Deixe seu comentário