Milhares de pessoas participaram da II Marcha para Jesus em Parauapebas

Continua depois da publicidade

O ato levou cerca de 10 mil pessoas às ruas de Parauapebas e pelo menos 20 mil prestigiaram o show de encerramento

A primeira parada foi na Praça da Cidadania (2)

A Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional, ou seja, realizados conjuntamente por diversas denominações evangélicas, que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. Entre 1994 e 2000 foi realizada como um evento global, ocorrendo em cerca de 170 países na mesma data.

A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres, no (Reino Unido), chamada de “City March”, foi criada pelo pastor Roger Forster, da Ichthus Christian Fellowship, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates do movimento Pioneer e Lynn Green, de Youth with a Mission. A expectativa inicial de 5 mil pessoas foi largamente superada pela presença de 15 mil participantes, motivando a realização de um novo evento.

No Brasil o evento chegou ao Brasil, através da iniciativa de lideranças evangélicas, principalmente da Igreja Renascer em Cristo e de outras igrejas neopentecostais, apoiada também por igrejas tradicionais e pentecostais.

Fazendo parte do calendário oficial de diversas cidades, a Marcha para Jesus conta com a participação de trios elétricos de diversas comunidades e igrejas cristãs, envolvendo diversas denominações. Em setembro de 2009 o presidente Lula sancionou lei que transformou a data da Marcha para Jesus. Por força desta lei a Marcha passa a ser comemorada anualmente no sábado seguinte ao 60º dia após o domingo de Páscoa.

A primeira edição brasileira do evento, ocorrida em 1993, levou cerca de 350 mil pessoas às ruas do centro da cidade de São Paulo, com destino ao Vale do Anhangabaú, onde ocorreu um show gospel e foram arrecadados agasalhos.

Em Parauapebas, esta é a segunda edição da Marcha pra Jesus, organizada pelo Conselho de Ministros Evangélicos de Parauapebas (COMEP). O evento teve concentração por volta das 14h nas proximidades do Mercado Municipal do bairro Rio Verde, e às 15h45 cerca de 10 mil pessoas saíram marchando por várias avenidas.

Praça de eventos

Ao longo do trajeto da Marcha pra Jesus, ocorreram três paradas, uma na Praça da Cidadania (Rio Verde), outra na Rua 16 (União) e a última na Rotatória da Rua 14 (Cidade Nova), onde os pastores evangélicos e os milhares de participantes ministraram bênçãos sobre a cidade de Parauapebas pedindo a Deus bênçãos para o município; em seguida a marcha seguiu até a Praça de Eventos, no bairro Cidade Nova.

No local, artistas evangélicos locais se apresentaram e logo em seguida o cantor André Valadão fez um grande show para aproximadamente 20 mil pessoas. “Fomos às ruas divulgar a palavra do Senhor Jesus, afinal, o nosso município conta com vários problemas infelizmente, e temos que sempre colocar esta cidade abençoada em nossas orações, ninguém foi com o propósito de divulgar as igrejas”, destacou o presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Parauapebas, Pastor Gerardo, mensurando que mais de 30% da população de Parauapebas é evangélica, percentual que aumentou pelo fato de que muitas pessoas se reconciliaram com suas respectivas igrejas e outras aderiram a alguma denominação evangélica; fato que Pastor Gerardo qualificou como “a maior conquista deste evento.

Por Francesco Costa