Desde o último dia 12 de dezembro do ano passado está sendo realizado o Recadastramento Eleitoral Biométrico obrigatório em Redenção. O prazo final é 31 de maio próximo e o atendimento ocorre na Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O chefe do Cartório Eleitoral, Márcio Queiroz, informou à Reportagem do Blog que a procura está muito abaixo do esperado: em 43 dias os servidores realizaram a revisão, até o momento, em apenas 7.019 (12,27%), dos 57.222 Títulos de Eleitor de Redenção.
A meta, segundo ele, é atender cerca de 400 pessoas ao dia, o que não vem acontecendo. “Pedimos à população redencense que procure a Câmara Municipal para fazer o recadastramento biométrico obrigatório. Não deixe para a última hora, é importante que você venha e evite transtornos futuros”, apela o chefe de cartório.
Durante toda a manhã desta sexta-feira (25), foram atendidos 199 eleitores e, segundo o registro do Cartório Eleitoral, a meta de 400 ao dia só foi alcançada uma única vez desde que começou o recadastramento, atualmente, não passa da casa dos 300.
O recadastramento biométrico é obrigatório. Quem não o fizer terá o Titulo de Eleitor cancelado e não participará das eleições municipais de 2020, além de ter o CPF suspenso, ficar impedido de sacar aposentadorias ou benefícios, não poder operar com bancos oficiais, ficar impossibilitado de se inscrever em concursos e não poder tirar passaporte, entre outros trâmites burocráticos em repartições públicas.
“Todos os idosos [com até 70 anos de idade] devem comparecer ao Cartório, fazer o recadastramento biométrico e evitar cortes em benefícios. Hoje nós temos 12 guichês e 18 profissionais trabalhando incansavelmente para atendera o povo de Redenção, então não deixe para última hora”, reforça o apelo o chefe de Cartório.