Médico orienta população para evitar o novo coronavírus

Se for necessário sair de casa para o supermercado ou farmácia, proteja-se

Continua depois da publicidade

Brasília – Os médicos estão indicando à população que evite sair de casa, mas e quando for necessário ir ao supermercado, farmácia ou aos Correios, por exemplo, o quê fazer?

Especialista ouvido pelo Blog do Zé Dudu em Brasília, deu uma série de recomendações que devem ser seguidas pelas famílias que estão em quarentena em razão da epidemia que não para de crescer provocada pelo novo coronavírus.

A primeira recomendação médica é que apenas um membro da família saia de casa para fazer as compras para abastecer a casa de alimentos e remédios ou despachar uma encomenda numa agência dos Correios, ou mesmo consertar o veículo numa oficina mecânica.

A pessoa escolhida, não deve ter idade acima de 60 anos, e de preferência não seja portadora de doença pré-existente, como diabetes ou outra similar. 

Todo o cuidado é pouco para não pegar o coronavírus. Se você foi o escolhido para cumprir a missão da casa, saia equipado. Lavem as mãos com sabão em barra e depois com sabonete. Trinta segundos com cada um. Leve um frasco de álcool em gel com graduação de 70º.

Embora o efeito estético do uso de máscara seja repelido por muitos, os médicos aconselham seu uso mesmo por aqueles que estão saudáveis.

Chegando ao supermercado, passe álcool em gel nas mão e também na barra do carrinho que você vai colocar as suas compras.

Nos corredores do supermercado, mantenha uma distância de no mínimo dois metros dos demais clientes.

Essa recomendação deve ser observada inclusive para a parte da loja onde pode ocorrer aglomeração como o açougue, a padaria e a fila para pagar as compras.

Evite levar as mãos ao olhos, nariz e boca, áreas de fácil contaminação do novo coronavírus.

Se espirrar, faça-o dobrando o cotovelo.

A volta das compras

É importante também você tomar algumas medidas ao voltar para casa após as compras. O vírus pode estar impregnado nas suas roupas. Troque-as assim que chegar em casa e já deixe uma bacia com sabão em pó ou coloque diretamente dentro do tanquinho ou máquina de lavar roupas e mantenha os sapatos fora da casa.

No Japão, por exemplo, ninguém entra calçado dentro de seus lares.

Deixe as compras que você fez num local adequada da casa. Não as espalhe em qualquer lugar. Depois que você tomar um banho, poderá ser feita a limpeza dos itens.

Atenção especial para as embalagens de vidros e as latas. Esses itens requerem uma limpeza especial com uma solução com água e sabão. Esse cuidado serve para matar não apenas o novo coronavírus, mas também germes, bactérias e outros vírus.

“Esses cuidados, se adotados, vão incutir na população um cultura de maiores cuidados com a higiene, e vai melhorar a qualidade da saúde da população em geral”, afirmou o Dr.º Rubson Borralho, um dos clínicos-gerais mais solicitados na capital federal.

Portanto, todo cuidado é pouco. Quanto menos pessoas infectadas, menor o risco de a Rede de Saúde pública e privada entrarem em colapso, como foi anunciado nesta tarde de segunda-feira (5), na cidade de Manaus, capital do Amazonas.

“Eu considero que o sistema de saúde já colapsou. Não há UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] suficientes para atender a demanda. Não estamos vendo uma porta de saída. Eu diria que, na parte privada, há exaustão. Está indo para exaustão e, na parte pública, eu diria que colapsou (…) Eu vejo como saída mais emergencial o governo do estado entrar em negociações com empresários privados responsáveis para podermos dar uma volta nisso”, disse há pouco, em rede nacional o prefeito de Manaus Arthur Vírgilio Neto (PSDB).

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.