Marabá: Vale inicia neste mês construção de duas pontes que custarão R$ 4,1 bilhões

O projeto tem previsão de acontecer em cinco anos corridos e até 1.600 pessoas devem ser contratadas no pico da obra, ano que vem

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Começam neste mês de agosto os trabalhos para a construção de duas pontes sobre o Rio Tocantins, em Marabá: uma exclusivamente rodoviária e outra exclusivamente ferroviária, cada uma com 2,3 km de extensão. As construções, que ficarão a 300 metros da ponte rodoferroviária já existente, ampliarão tanto a capacidade de transporte de minério e outras cargas, como desafogarão o trânsito rodoviário na ponte existente hoje. O investimento total da obra é de US$ 830 milhões, algo em torno de R$ 4,1 bilhões.

De acordo com Plínio Tocchetto, gerente executivo de Projetos da Vale, o prazo da obra será de cinco anos e a previsão é que no pico das obras (segundo ano das obras de construção civil) sejam gerados 1600 empregos. Agora, em agosto, têm início os serviços preliminares como a construção de canteiros e terraplanagem.

Conforme o que foi repassado pela Vale, uma das premissas para contratação é a priorização da mão de obra local em articulação com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), assim como a aproximação com a Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) para o fomento da contratação de fornecedores da região.

Segundo as informações que foram prestadas à Imprensa, além das duas pontes, haverá mais 4,7 km de impacto da obra, com as duas cabeceiras de acessos, uma do lado do Bairro São Félix e outra do lado da Nova Marabá.

Do projeto

Os números apresentados pela mineradora, em Marabá, indicam que serão empregadas na obra 24,1 mil toneladas de estrutura metálica; 2,5 mil toneladas de camisa metálica; e 61,2 mil metros cúbicos de concreto.

As construções ampliarão tanto a capacidade de transporte de minério e outras cargas como desafogarão também o trânsito rodoviário na ponte existente. Contribuirá também com travessia segura de pedestres.

De acordo com Paulo Carreiro, gerente de Engenharia da Vale, o projeto foi dimensionado, certificado e passou por outras análises, inclusive o estudo de navegabilidade, com simulação realizada com 35 sequências.

Rodovia duplicada

De acordo com Plínio Tochetto, a Vale vem mantendo diálogo com o governo do estado no sentido de encaixar o desenho da ponte, notadamente a cabeceira do lado da Nova Marabá, no desenho da duplicação da Rodovia BR-222, que embora seja federal está sendo feita com recursos do governo estadual.

Questão social e ambiental

A Vale informou também que já dispõe da licença ambiental e está desenvolvendo os programas de indenização/arrendamento e acompanhamento social socioeconômico, Educação Ambiental, Apoio às Comunidades Tradicionais, Afugentamento e Salvamento da Fauna e Monitoramento de fauna e bioindicadores.

Além disso, a mineradora atualmente negocia indenizações  com algo em torno de 30 famílias. Cada caso está sendo tratado de forma isolada, verificando-se o grau de vulnerabilidade de cada unidade famíliar que será removida para a instalação das cabeceiras das pontes.

24 comentários em “Marabá: Vale inicia neste mês construção de duas pontes que custarão R$ 4,1 bilhões

  1. DEUSINETE BANDEIRA BARROS Responder

    Sou auxiliar de serviços gerais. Também quero uma vaga .nem que seja pra faser café ..conto com vocês

  2. ANA NUBIA LIMA DE ARAUJO Responder

    Obra muito importante, espero quê realmente os profissionais de Marabá, consigam essas vagas…

  3. Hyago Rocha Responder

    Sou motorista e estou precisando desse emprego, pois estou com minha mulher grávida de 6 meses e aceito qualquer vaga, apesar de ser motorista

  4. Rogerio Responder

    Parabéns a todos os empreendedores ( especialmente a VALE), que não mediram esforços para a realização desta grande obra! DEUS ACIMA DE TUDO !

    • ELINO LIMA DE FREITAS Responder

      Sou soldador eletrodo revestido e mig, eu quero me juntar a equipe de vocês, sou focado e interessado em aprender cada vez mais. Conto com vocês 94991073195

  5. João Miringote Responder

    Sou mergulhador faço escavação com.previsao no fundo do rio. Preciso desse emprego

    • Dione Dos Santos De Sou Responder

      Olá! Tenho 30 anos, e tenho disponibilidade e energia para trabalhar. Grato pela leitura, e estou a disposição para uma possível vaga.

    • Josafá Ladeira da Silva Responder

      Será uma obra de suma importância no nosso município de Marabá. Tanto pra infraestrutura econômica quanto pra segurança dos trabalhadores e pedestres que precisam trafegar a ponte sobre o Rio Tocantins.

  6. Dioberto Cardoso Araújo Responder

    Quero mandar meu currículo, sou motorista de caminhão munck cabinado carga seca

  7. Reinaldo da Luz Silva Responder

    Há pouco mais de um ano tive um sonho e recordo muito bem dos detalhes: No monte denominado residencial castanheira vi jorrando cachoeira cristalina de onde os edifícios eram de uma espécie de espelho metálico. Estando eu na altura do bairro “cabelo seco” vi também a ponte sobre o rio itacaiúnas duplicada em andares (ponte sobre ponte) também em espécie de metálico reluzente…Vi a marabá futurista em meu sonho.
    Reinaldo Brayan (Compositor musical).

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