Marabá: Peritos criminais e auxiliares técnicos de perícia recebem capacitação

O curso “Perícia em Local de Crime” faz parte do Programa de Capacitação Continuada dos servidores. As próximas unidades a receber a capacitação são Altamira, Belém e Santarém
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Peritos e auxiliares técnicos de perícia de Marabá passaram por capacitação

Continua depois da publicidade

Peritos criminais e auxiliares técnicos de perícia, lotados na Unidade Regional de Marabá, no sudeste do Pará, receberam capacitação realizada pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC). O curso “Perícia em Local de Crime” faz parte do Programa de Capacitação Continuada, organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento e Pesquisa (Coapes), destinado a todas unidades do centro, visando a valorização dos servidores.

Segundo Amanda dos Santos, gerente da Coapes, o conteúdo do curso foi aprovado pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que faz a certificação dos participantes. “A capacitação objetiva contribuir com a gestão do conhecimento, capacitando o corpo técnico pericial, possibilitando, dessa forma, melhores resultados ao trabalho desenvolvido”, destacou a gerente da Coapes.

Para a perita criminal Danielle Cartaxo, que participou do curso, a capacitação contínua do servidor é pilar essencial para a sua valorização e a oportunidade de aperfeiçoamento do conhecimento de cunho técnico, científico e legal. “Esse curso é primordial para que possamos continuar a prestar o bom serviço aos cidadãos. A perícia é fundamentada na ciência e precisamos estar continuamente estudando e buscando as atualizações necessárias para exercer a atividade. O curso nos proporciona um local seguro para a troca de experiências entre os peritos”, frisou a perita.

Os servidores da unidade de Castanhal, no nordeste do Pará, foram os primeiros a receber a qualificação. Agora, depois de Marabá, a direção do CPCRC vai estender a capacitação aos peritos criminais e auxiliares técnicos de perícia lotados em Altamira, Belém e Santarém nos próximos meses.

O conteúdo do curso aborda não apenas a temática “Perícia em Local de Crime”, mas também Reprodução Simulada, Perícia Tecnológica, Toxicologia Forense, Perícia Balística, Perícia Ambiental, Odontologia Legal e Química Forense, que são ministrados por peritos criminais com titulação de mestres e doutores em suas áreas de atuação.

Tina DeBord –com informações do CPC