Marabá: Miterran perde cadeira na Câmara Municipal. Marcos Paulo assume, após recontagem de votos

A reviravolta aconteceu após a cassação da chapa do Republicamos, por fraude envolvendo a cota de gênero nas eleições de 2024

Continua depois da publicidade

Em uma reviravolta política, os votos da eleição de 2024 para vereador em Marabá foram recalculados, resultando na cassação dos votos do partido Republicanos. Com a mudança, Marcos Paulo da Agricultura (PDT) assume uma cadeira na Câmara Municipal (CMM), substituindo Miterran Feitosa, único vereador eleito pelo Republicanos.

O ato de recontagem ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), no Cartório Eleitoral de Marabá, com a presença da juíza Adriana Divina da Costa Tristão e outras autoridades. A recontagem seguiu a confirmação da sentença em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, que validou o cancelamento dos votos do Republicanos.

Com a nova distribuição dos votos, a eleição de Marcos Paulo, que era o primeiro suplente geral, foi oficializada. Os demais vereadores eleitos não foram afetados pela mudança.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) cassou, no último dia de setembro, a chapa do partido Republicanos em Marabá por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. Com a decisão, o vereador Miterran Feitosa, único eleito pela legenda, perde o mandato e será afastado do cargo assim que o acórdão for publicado. Ele já anunciou publicamente que irá recorrer nas instâncias superiores.

O novo vereador, Marcos Paulo, já retirou seu diploma no Cartório Eleitoral a qualquer momento. Em seguida, a posse será agendada pelo presidente da Câmara. A CMM será oficialmente comunicada pela Justiça Eleitoral ainda hoje para que as providências necessárias sejam tomadas.

Outro vereador na mira do TRE-PA

Pela mesma irregularidade, também nas últimas eleições municipais, o vereador Orlando Elias (PSB) também foi condenado em primeira instância. O TRE-PA deve pautar para breve o julgamento de Elias.