Em uma reviravolta política, os votos da eleição de 2024 para vereador em Marabá foram recalculados, resultando na cassação dos votos do partido Republicanos. Com a mudança, Marcos Paulo da Agricultura (PDT) assume uma cadeira na Câmara Municipal (CMM), substituindo Miterran Feitosa, único vereador eleito pelo Republicanos.
O ato de recontagem ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), no Cartório Eleitoral de Marabá, com a presença da juíza Adriana Divina da Costa Tristão e outras autoridades. A recontagem seguiu a confirmação da sentença em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, que validou o cancelamento dos votos do Republicanos.
Com a nova distribuição dos votos, a eleição de Marcos Paulo, que era o primeiro suplente geral, foi oficializada. Os demais vereadores eleitos não foram afetados pela mudança.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) cassou, no último dia de setembro, a chapa do partido Republicanos em Marabá por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. Com a decisão, o vereador Miterran Feitosa, único eleito pela legenda, perde o mandato e será afastado do cargo assim que o acórdão for publicado. Ele já anunciou publicamente que irá recorrer nas instâncias superiores.
O novo vereador, Marcos Paulo, já retirou seu diploma no Cartório Eleitoral a qualquer momento. Em seguida, a posse será agendada pelo presidente da Câmara. A CMM será oficialmente comunicada pela Justiça Eleitoral ainda hoje para que as providências necessárias sejam tomadas.
Outro vereador na mira do TRE-PA
Pela mesma irregularidade, também nas últimas eleições municipais, o vereador Orlando Elias (PSB) também foi condenado em primeira instância. O TRE-PA deve pautar para breve o julgamento de Elias.