Marabá: HRSP vai reduzir leitos para Covid-19 e retomar atendimentos eletivos

A redução dos leitos exclusivos para atendimento da doença começa nesta terça-feira (17). A decisão foi tomada após a queda de 50% na taxa de ocupação de leitos com a enfermidade

Continua depois da publicidade

Nesta terça-feira (17), o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP)-, em Marabá, no sudeste do estado, irá reduzir o número de leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com a Covid-19 e retomar de forma gradativa seus atendimentos eletivos. A direção da casa de saúde tomou a decisão após a queda na taxa de ocupação de leitos da doença, que ficou abaixo de 50% no último mês.

Segundo a direção do HRSP, os leitos destinados ao atendimento de Covid-19 na unidade de saúde irão passar de 28 para 14 leitos, sendo quatro clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com isso, as consultas ambulatoriais, exames e cirurgias eletivas em diversas especialidades voltarão a ser realizadas.

De acordo com o diretor do hospital, o médico Cassiano Barbosa, durante o pico da segunda onda da pandemia, a unidade chegou a contar com 52 leitos para a doença e com mais de 70% dos seus atendimentos voltados para atender casos da enfermidade. “A redução dos leitos para a Covid-19 e a retomada gradativa das nossas atividades significa que estamos vencendo essa doença. Mas não podemos nos descuidar. Todos devem se vacinar e seguir as medidas de prevenção como utilizar a máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações”, observou o diretor.

O diretor hospitalar do HRSP, Valdemir Girato, ressalta que a retomada das consultas ambulatoriais, exames e cirurgias eletivas em diversas especialidades, irá beneficiar uma demanda reprimida da sociedade regional. “A retomada de nossas ações será de maneira gradativa e irá seguir todas as medidas de segurança preconizadas pelo Ministério da Saúde. Ainda somos referência para os casos graves da pandemia, mas vamos, aos poucos, voltar a atender as outras enfermidades, que também precisam dos nossos cuidados”, explicou.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará já recuperou aproximadamente 600 pacientes dos casos mais graves do novo coronavírus e integra a rede pública de saúde do estado, sendo referência para mais de um milhão de pessoas de 22 cidades da região. Com cerca de 700 colaboradores, o HRSP é uma unidade do governo do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde.

O hospital é destaque na prestação de serviços como ortopedia-traumatologia, cardiologia, oftalmologia, cirurgia plástica reparadora, hemodiálise e até partos de alto risco.

Atendimentos: Em 2020, o HRSP realizou um total de 367 mil atendimentos, sendo 2.479 internações, 21.762 atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades, 5.207 atendimentos de urgência e emergência, 189.838 mil exames, 1.537 cirurgias e 146 mil atendimentos multiprofissionais.

Tina DeBor – com informações da HRSP