Marabá: HRSP reforça importância da saúde e da segurança no trabalho durante pandemia

A ação visa garantir a conscientização sobre redução de acidentes e doenças ocupacionais. O hospital, até agora, devido as medidas tomadas desde o início da pandemia, ainda não perdeu nenhum colaborador acometido de Covid-19
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
SIPAT foca na saúde dos colaboradores e na prevenção de acidentes de trabalho

Continua depois da publicidade

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, no sudeste do estado, realiza, até esta sexta-feira (30), a 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). A iniciativa, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), foca na saúde dos colaboradores e na prevenção de acidentes de trabalho.

Durante a ação, estão sendo realizadas palestras sobre uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), saúde mental, segurança do trabalho e biossegurança. Segundo a enfermeira Paula Dorighetto, presidente da CIPA no HRSP, um dos objetivos da SIPAT é fazer com que os mais de 700 trabalhadores da unidade tomem conhecimento dos riscos ocupacionais que estão submetidos e dos devidos cuidados que devem ter, diariamente, no exercício de suas funções.

“As medidas de prevenção promovidas na SIPAT contribuem para a redução dos acidentes e doenças ocupacionais, diminuição dos índices de afastamento por tratamento, dentre outros benefícios que favorecem a saúde de todos os colaboradores”, destaca Paula Dorighetto.

Ela observa que, para garantir a segurança dos participantes da ação, a unidade está adotando todos os protocolos de proteção e higienização preconizados pelo Ministério da Saúde (MS). A ação integra os programas de desenvolvimento do Regional do Sudeste do Pará, unidade pertencente ao governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde.

De acordo com Benjamin Ferreira, diretor administrativo e financeiro do HRSP, por conta da pandemia, as medidas de segurança adotadas na instituição foram intensificadas pelos Serviços de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMET) e Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). “Nossos colaboradores, desde o início da pandemia, sempre estiverem com todos os EPIs necessários à sua disposição para trabalhar com segurança no tratamento e combate da doença. Com as medidas que adotamos na unidade, até o momento, não perdemos nenhum colaborador”, ressaltou.

O Regional do Sudeste do Pará é uma unidade hospitalar que presta atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas de 23 cidades da região.

Tina DeBord- com informações do HRPS

Foto: Divulgação