Marabá: Governo amplia emissão de RG na Unidade Integrada de Segurança Pública

O objetivo é diminuir a demanda reprimida de emissão de carteiras de identidade no município

Continua depois da publicidade

Moradores do complexo São Félix, em Marabá, sudeste do Estado, agora podem contar com mais um posto fixo para emissão do documento de identidade. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pública do Pará, através da Polícia Civil, iniciou atendimentos à população nesta quinta-feira (13), na Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP), das 8 às 14 h, com agendamento pelo site da Polícia Civil.

O superintendente de Polícia Civil no sudeste do Pará, Vinícius Cardoso, destacou que se trata de uma reivindicação antiga da população dos bairros São Félix, Morada Nova, Murumuru, zona rural e toda margem direita do Rio Tocantins.

“Hoje, quando o cidadão entrar para fazer o agendamento da identidade, terá duas opções: Estação Cidadania do Shopping ou posto de identificação do Núcleo São Félix. É uma inauguração definitiva, patrimônio da região de Marabá. A gente espera que a população compareça em massa, o atendimento está célere, quem entrar no site e fazer o cadastro hoje será agendado para amanhã”, detalha o delegado, informando que inicialmente são 20 atendimentos diários, com expectativa para ampliação.

O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, afirma que se trata de mais uma conquista na efetivação do posto da PC, a fim de minimizar a demanda reprimida de fornecimento de carteira de identidade. “Temos procurado diminuir essa demanda com várias ações, ampliando locais de fornecimento da identificação. Gostaria hoje de festejar com a comunidade de São Félix, a instalação definitiva do posto permanente de atendimento às pessoas necessitadas deste documento”, comemora o secretário.

Documentos

Os documentos necessários para emissão de RG são certidão de nascimento ou casamento original, duas fotos 3X4, comprovante de residência e CPF. A primeira via é totalmente isenta de taxa, já a segunda via, se o interessado tiver perdido seu documento é cobrada uma taxa, exceto no caso que o extravio seja decorrente de roubo ou furto – nesse caso o interessado tem de registrar o Boletim de Ocorrência e procurar o posto de identificação num prazo máximo de 30 dias.

A previsão é de que outros mutirões serão realizados em Marabá para abarcar essa população, além do projeto da delegacia itinerante, que visam reduzir a demanda da Estação Cidadania.

Na UISP, o tempo médio de atendimento para o usuário sair com a carteira de RG em mãos está sendo de 40 minutos.

Atendimento

O autônomo Raimundo Nonato dos Santos Barros, de 41 anos, morador do Residencial Tiradentes, foi o primeiro usuário a receber o RG na UISP. Ele estava com o RG vencido e precisava atualizá-lo. “Foi muito bom e rápido o atendimento. Agora estou com os documentos todos legalizados”, disse ele.

A estudante Liliane Mendes Martins, de 28 anos, aproveitou a oportunidade para emitir o primeiro RG da filha dela, Alicia Martins Fialho, de oito anos. “Foi uma mão na roda, porque no agendamento da Estação Cidadania estava disponível apenas para o ano que vem, aí como estávamos precisando com urgência, para fins de plano de saúde, viemos fazer nesse posto aqui. Valeu muito à pena ter vindo”, garante ela.

Estação Cidadania

A Estação Cidadania, que funciona no Shopping Partage Marabá, com emissão de RG pela Polícia Civil, realizou, no primeiro semestre de 2023, 8.331 atendimentos, o que equivale a uma média mensal de 1.388 RGs e 70 documentos de identidades diários.

 (Texto e fotos: Emilly Coelho, Ascom/Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará)