Manifestantes bloqueiam a estrada de acesso à Mina do Sossego, da Mineradora Vale

Acampados ligados à FETRAF cobram da mineradora Vale o remanejamento das famílias para outra área

Integrantes do Acampamento Nova Conquista ligados à Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (FETRAF) interditaram a estrada de acesso à Mina do Sossego, na Vila Bom Jesus, na zona rural de Canaã. Eles atearam fogo em pneus para bloquear o tráfego de veículos nos dois sentidos da via.

O protesto começou por volta das cinco da manhã. Os acampados cobram da Vale o remanejamento de mais de 180 famílias. Segundo a coordenação do movimento, há três anos representantes da Vale e do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – teriam assinado um documento onde se comprometiam em encontrar uma área para as famílias morarem, Mas, segundo os manifestantes, nenhuma providência foi tomada.

Durante o bloqueio apenas os veículos de pequeno porte tiveram autorização para seguir viagem. Uma fila de caminhões se formou logo cedo na rodovia e até o ônibus da Vale foi impedido de seguir até a mina. Os manifestantes informaram que vão continuar com o protesto até que a situação das famílias sejam definidas.

O Incra informou que a área não é pública e nem objeto de desapropriação por parte do órgão, mas já tem conhecimento da situação e aguarda a orientação da Ouvidoria Agrária Nacional.

A empresa Vale negou que tenha feito qualquer acordo com a Fetraf para a remoção das famílias acampadas na área próxima da interdição. Ainda de acordo com a mineradora, foi iniciada uma tentativa de diálogo com os manifestantes, mas como o movimento decidiu por continuar com o bloqueio, a Vale já tomou medidas judiciais para a desobstrução da via.

Posts relacionados

‘Novo Carajás’ vai ser ancorado por Canaã e Marabá

No meio de toda essa programação escalafobética, Parauapebas vai ter de se contentar em “reciclar” parte do rejeito do minério que historicamente produziu, ao passo que Terra Prometida incrementará receita de Cfem em 25% e Capital do Cobre turbinará ganhos em 32%. nem tudo o que reluz é ouro

‘Novo Carajás’ vai ser ancorado por Canaã e Marabá

No meio de toda essa programação escalafobética, Parauapebas vai ter de se contentar em “reciclar” parte do rejeito do minério que historicamente produziu, ao passo que Terra Prometida incrementará receita de Cfem em 25% e Capital do Cobre turbinará ganhos em 32%. nem tudo o que reluz é ouro