Mais de 3 mil garimpeiros comparecem à Audiência Pública em Imperatriz para tratar da PEC 405

Continua depois da publicidade

AP 405 ImperatrizAconteceu ontem (09) em Imperatriz, Maranhão, mais uma Audiência Pública para discutir a PEC 405, que pretende assegurar ao Garimpeiro e ao Pequeno Minerador o direito à aposentadoria, em especial para ao garimpeiro de Serra Pelada.

A Audiência Pública foi presidida pelo deputado federal Cléber Verde (PRB-MA), autor do Projeto. O deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que é o relator, também esteve presente. A Audiência Pública contou com a presença de cerca de 3 mil garimpeiros cooperados à Coomigasp na região.

Antes do início dos trabalhos foi apresentado um vídeo gravado pelo ministro das Minas e Energia, Edson Lobão onde ele se diz solidário à causa garimpeira e confiante de que o trabalho feito pela Coomigasp irá em breve colher frutos.

Durante a AP, houve a promessa de que tudo será feito para que o Congresso Nacional vote a PEC 405 antes do Dia do Garimpeiro, em 21 de julho.

Reunião
Na noite anterior, em um auditório de um hotel em Imperatriz, o presidente da Coomigasp, Jessé Simão, reuniu-se com 40 diretores e representantes da Coomigasp daquela região.

Na reunião, Jessé afirmou seu compromisso com os garimpeiros de Serra Pelada e apresentou várias alternativas que foram levadas à Colossus no sentido de agilizar ações que tragam algum retorno financeiro ao garimpeiro, já que houve um sensível atraso no início da produção mineral. Segundo o presidente, a perfuração tornou-se lenta com a chegada, das sondas, numa área conhecida pelos garimpeiros da região como “milharina”.

Jessé afirmou categoricamente aos diretores e representantes que nada, absolutamente nada será fechado com a parceira no sentido de negociar ativos da Coomigasp sem que a maioria dos garimpeiros associados à Coomigasp decidam favoravelmente, e que, para que todos os garimpeiros tomem conhecimento, todas as reuniões e conversas no sentido de buscar melhorias à vida do garimpeiro de Serra Pelada serão anunciadas, à partir da semana que vem, via site da Cooperativa, já que vários boatos, calúnias e contradições produzidas por pessoas chantagistas e alheias à causa garimpeira estão percorrendo a rede mundial de computadores.

Sobre o anúncio da quantidade de minério existente em Serra Pelada, Gesse Simão afirmou que esse estudo deve, por prerrogativas da Lei, ser apresentado ao DNPM e só ele pode, após verificar sua veracidade, anunciar publicamente.

5 comentários em “Mais de 3 mil garimpeiros comparecem à Audiência Pública em Imperatriz para tratar da PEC 405

  1. neto jornalista Responder

    porque nao se fas uma invertigaçao tipo pente fino nessa cooperativa e seus diretores cade a poliçia federal cade o ministerio plublico do parra cade os promotores federais esse ditado ai no parrar e verdadeiro a justiça e çega mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. silas Responder

    Agora que já tomaram quase tudo dos garimpeiros, os dirigentes dessa tal de cooperativa dos garimpeiros de Serra Pelada vem sempre com conversa fiada e prometendo coisa que jamais serão compridas ! deixaram os coitados dos garimpeiros de serra palada só com 25% de direito sobre a produção de ouro ! olha roubaram tudo e agora em ano eleitoral ficam prometendo tudo !!!

  3. joão neto Responder

    só queremos transparéncia, esperamos que semana não ficamos a ” ver navios”. este adiantamento esta muito longe
    de ser torna realidade.

  4. benedito almino souza Responder

    todo mês de maio gessé simão cria uma mentira para tirar vantagens em cima dos velhos garimpeiros de serra pelada.mentira de 1,aposentadoria,2 adiantamento financeiro junto a empressa colossus.Maluco e covarde vc e seus diretores todos analfabetos!

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: