Maia nomeia deputada comunista para coordenar trabalhos para acompanhar implantação de plataforma 5G

Deputados governistas criticaram a nomeação de Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que supostamente teria a intenção de defender os interesses dos chineses no processo

Continua depois da publicidade

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), autorizou na terça-feira (1º) a formação de um grupo especial de trabalho para acompanhar a implantação do 5G no País. Para coordenar o grupo, Maia destacou a deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), que já vinha solicitando uma atenção especial do Legislativo ao tema há algum tempo.

A nomeação da parlamentar comunista foi vista como uma provocação de Maia por parlamentares da base do governo. Durante uma sessão virtual, parlamentares da oposição criticaram uma possível interferência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao ameaçar bloquear a participação da chinesa Huawei no leilão de 5G do ano que vem. Alguns países, liderados pelos Estados Unidos, já anunciaram o embargo à Huawei, como Reino Unido, Japão, Romênia, Alemanha, Nova Zelândia e Austrália. A chinesa é acusada de falhas em seu sistema de segurança — o governo americano alega que Pequim pode usar a empresa para espionagem e roubo de propriedade intelectual.

“Não podemos admitir que a chegada de uma tecnologia tão importante para o desenvolvimento do País se torne um debate ideológico. Isso cria uma insegurança judicial, política e empresarial muito grande. Esta discussão deve ser estritamente técnica. As próprias operadoras já se pronunciaram sobre o assunto exigindo um debate mais técnico”, afirmou Perpétua, que não entende nada de tecnologia. Segundo ela, a lista com os nomes escolhidos para o grupo de trabalho, com nove deputados, já foi entregue a Rodrigo Maia que aprovou o início das atividades do grupo.

Nove parlamentares integram GT da Câmara que acompanhará 5G

Oito novos nomes de parlamentares constam como integrantes do Grupo de Trabalho que o presidente Rodrigo Maia criou no âmbito da Câmara dos Deputados para acompanhar a implantação do 5G no Brasil.

Na minuta do Ato de criação do GT a qual o Blog do Zé Dudu teve acesso, constam:

Luisa Canziani (PTB-PR)

Vitor Lippi (PSDB-SP)

Helder Salomão (PT-ES)

Fausto Pinato (PP-SP)

Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI)

Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)

Dagoberto Nogueira (PDT-MS)

Fernando Coelho Filho (DEM-PE)

Além deles, a coordenação do grupo será feita pela parlamentar Perpétua Almeida (PCdoB-AC). A minuta já foi aprovada pelo presidente Rodrigo Maia.

Impactos para o Brasil

Na sessão do plenário virtual da Câmara dos Deputados que aconteceu na quarta-feira (2), a deputada Perpétua Almeida ressaltou a importância do Grupo de Trabalho para acompanhar a implantação do 5G no País. Sobretudo, ela chamou a atenção para o impacto da possibilidade de se excluir a Huawei da lista de fornecedores de equipamentos para a implantação da tecnologia no Brasil.

Deputados governista disseram que a deputada não entende nada de tecnologia e supostamente fará advocacia administrativa para defender os interesses comerciais da gigante de tecnologia chinesa Huawei no leilão de 5G do ano que vem, o que é crime. O embate ideológico e econômico no grupo promete esquentar na semana que vem.

Val-André Mutran – É correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.