Bragantino empata com Juventude-Samas no Maranhão pelo jogo de ida da segunda fase da Série D

O Tubarão do Caeté saiu na frente, mas logo cedeu o empate ao adversário fora de casa

Continua depois da publicidade

O Bragantino Clube do Pará ficou no empate, em 1 a 1, diante do Juventude-Samas (MA) pelo jogo de ida da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. A partida foi realizada na tarde deste sábado (5), no Estádio Marcos Pinheiro Neto, o Pinheirão, que fica na cidade de São Mateus, no Maranhão. 

A partida de volta entre Bragantino e Juventude-Samas está marcada para o próximo sábado (12), às 15h, no Estádio Olímpico São Benedito, o Diogão, em Bragança. Quem vencer avança, e em caso de um novo empate, a decisão da vaga para a fase de oitavas de final da competição nacional vai para os pênaltis.

O jogo: empate com direito a dois golaços!

O Bragantino marcou primeiro com o zagueiro Gabriel Gonçalves, que mandou um balaço em cobrança de falta, e acertou no ângulo, um golaço, aos oito minutos do primeiro tempo, 1 a 0. Logo em seguida, aos 11 minutos, o meia Vargas recebeu lançamento na área, matou no peito e emendou uma linda bicicleta; outro golaço no Estádio Pinheirão. O time da casa cresceu na partida e quase virou. Alemão fez grande jogada individual e tocou para Índio Potiguar, que de frente pegou mal na bola e chutou para fora.

O chamado Peixe Poraquê seguiu em cima e, no lance seguinte, Naôh recebeu pelo meio e chutou – a bola foi em cima do goleiro Axel Lopes. O Bragantino voltou a marcar: após cobrança de falta na área, a zaga do time maranhense bateu cabeça e a bola sobrou para Gabriel Gonçalves, que mandou um balaço para o fundo do barbante, mas a arbitragem anulou o gol do time de Bragança, alegando irregularidade no lance. 

O Tubarão começou a gostar do jogo. Em um lance de ataque, Canga tocou de cabeça na área, mas o goleiro Matheus apareceu bem e ficou com a bola. Bem na partida, o zagueiro Gabriel Gonçalves mandou outro chute venenoso em cobrança de falta da intermediária; a bola passou por cima da meta. Na reta final do primeiro tempo, o Juventude-Samas apertou em busca do segundo gol. 

Após boa triangulação, o atacante Naôh ficou de frente, mas acabou chutando por cima. Em uma cobrança de escanteio, o zagueiro Dedé subiu firme de cabeça e a bola foi nas mãos do goleiro Axel Lopes, que fez a defesa para o time paraense. Na etapa final, Vivico cobrou falta para a equipe maranhense, mandando a bola fora do estádio. O Tubarão do Caeté trabalhou bem a bola, até que Emerson arriscou de fora da área e o goleiro Matheus fez o abraço.

Na grande chance da etapa derradeira, Doda fez boa jogada e deixou para Vargas – o meia, de cara com o gol, chutou e o goleiro Axel Lopes fez milagre, salvando o Bragantino do segundo tento. O Peixe Poraquê queria o gol da virada. Em uma falta cobrada na área, a bola foi desviada pelo zagueiro Dedé e passou raspando contra a meta de Axel Lopes. A pressa de tentar marcar acabava atrapalhando o time da casa: Doda teve tudo para avançar com a bola dominada e resolveu chutar, isolando contra a meta paraense.

Assim como Doda, Vivico tentou surpreender arriscando de longe, mas também mandou muito alto, sem perigo contra a trave do goleiro Axel Lopes. Aos 36 minutos, o zagueiro Betão, do Juventude-Samas, cometeu uma falta mais forte, recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o cartão vermelho, sendo expulso de campo. No último lance de perigo do jogo, a equipe paraense cobrou falta na área: no bate e rebate, o goleiro Matheus afastou de soco e a bola sobrou para o chute de Gabriel Gonçalves; a zaga maranhense afastou em cima da linha. Placar final: Juventude-Samas 1 x 1 Bragantino. 

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE: Matheus; Vivico, Betão, Dedé e Chico Bala; Cleyton, Alemão e Doda ( Marciano); Vargas (Gotinha), Índio Potiguar e Naôh (Anderson Alagoano). Técnico: Leandro Campos

BRAGANTINO: Axel Lopes; Bruno Limão, Romário, Gabriel Gonçalves e Jackson; Igor João (Rone),Paulo de Tarcio, Emerson (George) e Wendel (Edicleber); Rael ( Fidelis) e Canga; Técnico: Cacaio

  • Árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ)
  • Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Gabriel Conti Viana (RJ)                                                                                                                                    
  • Cartões Amarelos: Doda e Betão ( Juventude); Rone , Jackson e Emerson ( Bragantino)
  • Cartão Vermelho: Betão (Juventude).
  • Gols: Gabriel Gonçalves, de falta, aos oito minutos do 1° tempo para o Bragantino; Vargas, de bicicleta, aos 11 minutos do 1° tempo para o Juventude-Samas
  • Local: Estádio Marcos Pinheiro Neto, o Pinheirão, em de São Mateus no Maranhão

Por Fábio Relvas