Madeireiro é flagrado com jacarés, motosserras e madeira ilegal dentro de Terra Indígena no Pará

Suspeito foi preso. Animais foram soltos na natureza e maquinários, destruídos durante operação da Polícia Federal e Ibama.
Madeireiro é flagrado com madeira ilegal, maquinários e jacarés dentro de Terra Indígena no Pará. — Foto: Reprodução / PF-PA

Continua depois da publicidade

Um caminhoneiro envolvido com extração ilegal de madeira foi preso em uma operação federal dentro da Terra Indígena (TI) do Alto Rio Guamá na terça-feira (24). Ele foi flagrado com madeira irregular, motosserra e três jacarés.

A ação envolveu agentes da Polícia Federal (PF) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), como parte da operação Amazônia Viva, na TI dos povos Awa Guajá, Ka’apor e Tembé, com área de 280 mil hectares e que abrange os municípios de Nova Esperança do Piriá, Paragominas e Santa Luzia do Pará.

O lado oeste da área indígena, próximo ao município Nova Esperança do Piriá, sofre com a exploração ilegal crônica, segundo a PF. A situação vem sendo denunciada por associação de indígenas, que acusam serrarias da região.

Jacarés encontrados com madeireiro são soltos na natureza durante operação. — Foto: Reprodução / PF-PA

Além da prisão por crime ambiental, também foram apreendidos materiais usados para derrubada de árvores na área de proteção indígena da União e maquinários foram inutilizados. As investigações continuam para identificar outros envolvidos nos crimes.

Segundo a PF, o veículo foi inutilizado pelo Ibama, conforme previsto pela lei, “uma vez que era inviável retirá-lo da área”.

Motosserra apreendida com madeireiro flagrado no Pará. — Foto: Reprodução / PF-PA

A motosserra foi apreendida; os animais, soltos na natureza; e o motorista levado para ser autuado por crime ambiental na Superintendência da Policia Federal em Belém. Ele foi liberado após pagar fiança.

A PF informou que foram mobilizados 20 policiais federais e quatro servidores do Ibama, numa ação para combater exploração irregular de madeira.

A PF disse, ainda, que possui inquéritos para investigar a situação e já havia feito operações para combater o crime.

A operação visa apoiar o trabalho do Ibama na proteção do meio ambiente indígena, instruir inquéritos em andamento e, se for o caso, abrir novos inquéritos para apurar sobre a extração ilegal de madeira.

Maquinário de madeireiro ilegal é destruído no Pará. — Foto: Reprodução / PF-PA

Fonte: G1