Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!

Justiça eleitoral cassa o prefeito de Eldorado dos Carajás por abuso de poder econômico

GEDSC DIGITAL CAMERA           A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Eldorado dos Carajás Genival Diniz Gonçalves, do PT, eleito em 2008 com 4.550 votos, ou 59,92% dos votos válidos. Genival (foto)  e seu vice, Euclides Souza (PPS), são acusados de abuso de poder econômico.

A sentença que cassou o prefeito foi lavrada pelo juiz eleitoral da 58ª Zona Eleitoral, Dr. Claytoney Passos Ferreira. A ela cabe recurso, todavia, Genival e seu vice, devem deixar o cargo imediatamente. Assume o presidente da Câmara Municipal de Eldorado dos Carajás, Valmir Gomes Solidade, do PP.

Comentários ( 33 )

  1. A título de informação, o processo mencionado é o nº 281 /2008 onde uma coligação autora, que ficou em 3º lugar nas eleições de 2008, denunciou supostas irregularidades na prestação de contas da coligação vitoriosa do Prefeito Genival. Ocorre que a própria coligação autora pediu desistência do processo, e outra contradição decorre do fato da própria Justiça Eleitoral ter aprovado sem restrições as contas da campanha do Prefeito Genival, que vem executando um belo trabalho. Acredito que o TRE irá reverter essa decisão temerária. Saudações, Jonathan Pontes

  2. Com certeza o senhor Jonathan Pontes não é de Eldorado do Carajás, ao afirmar que o prefeito cassado senhor Genival Diniz, está executando um belo trabalho, este cidadão provavelmente é um dos corruptos que está sugando os cofres públicos. As informações desse senhor não condiz com a realidade. O povo que acreditou e votou em Genival Diniz, não esperava por tanto descaso e abandono, tudo aqui está um caos. Parabéns a Justiça Eleitoral pela sentença! todos nós verdadeiros Eldoradenses agradecemos.

  3. E a justiça foi feita. Tão difícil e atrasada neste país. Que a população de Eldorado possa, nas próximas eleições, votar mais consciente do represente do povo que, obrigatoriamente, deve zelar pelos investimentos dos recursos públicos e o respeito ao cidadão contribuinte.

  4. Olha só não conheço o Prefeito, mas sei que ele deve ter a mesma carcaça de outros que temos aqui no sul do pará, só espero que quem entre tenha forças para conseguir corrigir a vergonha que é um trecho de meio km que temos que passar par irmos a Marabá, da vontade de sair e colocar o carro nas costas, que vergonha!

  5. Caro Zé Dudu!
    O prefeito de Canaã dos Carajás, Anuar Alves da Silva (PDT) é a bola da vez. Esta pronto para ir ao pleno do TRE o processo (RECED 047) contra o prefeito e vice, a qualquer momoneto o Sô pode sair da prefeitura de Canaã.

  6. A justiça só não olha para Canaã dos Carajás, lá sim o roubo chega ao absurdo. 30 meses do Atual governo e a cidade ta la, largadas as cobras e ratos. Quem duvida vai la pra ver como ta ” Uma Beleza ” . Mas acredito que a vez de Anuar Alves ( Prefeito de Canaã dos Carajás ) vai chegar, e quando isso realmente acontecer será festa o resto do mês, a População não ver a hora disso acontecer.

  7. Ze Dudu, Eldorado dos Carajas esta mesmo sem sorte, quando finalmente o povo acerta no governo, vem esta fatalidade, pois já aconteceram abusos muito piores em outros governos e ninguem nunca foi punido, por isso é injusto com a população, q se mostra contente com o seu governo.

  8. Saudações.

    Algumas considerações devem ser feitas, tendo como base o comentário do Sr. “Jonathan Pontes”, sebre a referida matéria:

    1ª: A expressão “belo trabalho”, a meu ver, não pode e nem poderia ser aplicada à atual gestão de Eldorado do Carajás, uma vez que a cidade padece de necessidades das mais simples e básicas, enquanto o prefeito se cerca de uma “fortificação de excelência”, deixando a população em um clima de “desgoverno”, que é a palavra mais certa à ser expressa aqui.

    2ª: Os últimos meses mostraram que a falta do que eu chamo de “fibra moral” por parte do prefeito Genival deixaram a administração em uma cena extremamente desorientada, o que se refletiu em uma perda gradativa de prestígio político, efeito que agora, acentuado por mais este “golpe” em sua imagem como gestor e como político, torna o quadro mais “previsível”, por assim dizer.

    3ª: A manifestação do vice prefeito, Euclides, que tenta agora, sutilmente em alguns momentos, escrachadamente em outros, desvincular sua imagem política e pessoal da decadente e moralmente afetada do prefeito Genival é um reflexo natural de quem possui necessidades e objetivos políticos de galgar mais um degrau no executivo municipal. Entretanto, há de se ressaltar que, a figura pública do vice prefeito também é decadente desde que foi associada ao prefeito, algoz desse efeito.

    4ª: Com base em uma economia instável, o município e sua população ainda se apoiam muito nas benesses promovidas pelo executivo municipal. Considerando-se a inoperancia de tal, o efeito tende à ser desastroso, e de acordo com os comentários colhidos in loco, a popularidade da gestão atual cai segundo a segundo nos índices mais populares.

    Sendo assim, nobre Jonathan, em seu lugar, eu mediria mais as minhas palavras antes de defender e/ou caracterizar como sendo um “bom trabalho” o que tem sido apresentado na atual gestão. FIK DIK.

    Atenciosamente:
    Sapiens

  9. Zé Dudu, que bom poder ter este meio de comunicaçao saudável. Concordo Sapiens em tudo escrito por vc, principalmente quando fala do imbecil vice prefeito Euclides, querendo enganar outra vez a populaçao de Eldorado para possiveis interesse politico. Essa dupla (Genival & Euclides) é cria do laboratório João da Madecastro, nao poderia ser memso grandes coisas. É….sr. ex-prefeito Genival, ainda bem que seu cargo de sem terra voce nao perdeu.
    Que justiça enrolada essa nossa…. é uma vergonhaaaa tanta demora.
    Atenciosamente
    Núbia

  10. Maria dos Reis deve ser uma das que ganha carro do sr. prefeito para falar como fala de um grande prefeito.
    Acorda minha filha, o buraco que voce nao vê!! muitos inteligentes veem. Quando saimos de Parauapebas rumo a Marabá ficamos imaginando passar meu carro naquela favela?..Para….pensa…..Sra Maria,como é sua vida financeira? uns trocadinhos ja te contenta? Vamos trabalhar ganhar fora de politica!!!!
    Só para desperta..
    Nubia


  11. Nome (obrigatório):

    Maria dos Reis deve ser uma das que ganha carro do sr. prefeito para falar como fala de um grande prefeito.Acorda minha filha, o buraco que voce nao vê!! muitos inteligentes veem. Quando saimos de Parauapebas rumo a Marabá ficamos imaginando passar meu carro naquela favela?..Para….pensa…..Sra Maria,como é sua vida financeira? uns trocadinhos ja te contenta? Vamos trabalhar ganhar fora de politica!!!!Só para desperta..Nubia

  12. jair da campo com suas corjas roubaram tanto o dudu nem se fala o joão do cão até hoje não sabe onde por seu dinheiro agora fica essa perseguição com o genival vão trabalhar vcs tão é com inveja

  13. Parabens ao blogger por divulgar todos os comentários. Ao contrários dos covardes, anônimos e de nomes fictícios, escrevi neste respeitável espaço para tecer comentários acerca do processo e da notícia do momento aqui na região do futuro Estado do Carajás. Sou professor, advogado e jornalista e tive acesso aos documentos que envolvem o processo 281 /2008, (documentos públicos inclusive). Devo esclarecer alguns pontos:
    Não houve qualquer decretação de inelegibilidade;
    As contas de campanha do prefeito e de seu vice foram declaradas regulares e aprovadas;
    Foram cassados os diplomas de ambos com base em irregularidades na campanha de 2008, carros de som não declarados por exemplo.
    Além de não ter sido cassado sequer em 2º grau de jurisdição, não houve qualquer denúncia referente à administração do prefeito Genival, razão pela qual seus advogados acreditam em um breve retorno.
    Por fim, em resposta à mal-educada comentarista denominada Maria Eduarda, sugiro que a malfadada nacional lance uma candidatura a cargo eletivo e teste sua capacidade.

  14. Saudações, humanóides:

    Minhas considerações a respeito do nobre comentário do colega “Jonathan” são tão simples que podem, perfeitamente, serem parafraseadas e reproduzidas:

    Em um município já castigado pela inoperância do poder público em maioria (senão em todas) as esferas consideráveis, a população vem observando a devastação de seu patrimônio social sob a imagem de uma administração extremamente ausente.
    Dizer que o prefeito Genival Diniz produziu algo, forneceu algo ou administrou algo que tenha sido benéfico para a população de forma mais pungente, no mínimo é um equívoco ou um mau uso de semântica básica, nobre colega e “professor Jonathan”.
    Utilizando sim, de bom senso e crítica despretensiosa, meu comentário é a respeito do que seria considerado “bom” ou “mau” trabalho no tocante à administração desse município, castigado por episódios de corrupção, descaso e irresponsabilidade.
    Como candidato, se suas contas foram ou não aprovadas, não é mais o problema principal nessa discussão desde que a expressão “belo trabalho” foi utilizada. Caso não seja de seu conhecimento, maior parte dos moradores que ali vivem, até a presente data ainda não têm como receber tratamento médico de qualidade, porq

  15. Saudações, humanóides:

    Minhas considerações a respeito do nobre comentário do colega “Jonathan” são tão simples que podem, perfeitamente, serem parafraseadas e reproduzidas:

    Em um município já castigado pela inoperância do poder público em maioria (senão em todas) as esferas consideráveis, a população vem observando a devastação de seu patrimônio social sob a imagem de uma administração extremamente ausente.
    Dizer que o prefeito Genival Diniz produziu algo, forneceu algo ou administrou algo que tenha sido benéfico para a população de forma mais pungente, no mínimo é um equívoco ou um mau uso de semântica básica, nobre colega e “professor Jonathan”.
    Utilizando sim, de bom senso e crítica despretensiosa, meu comentário é a respeito do que seria considerado “bom” ou “mau” trabalho no tocante à administração desse município, castigado por episódios de corrupção, descaso e irresponsabilidade.
    Como candidato, se suas contas foram ou não aprovadas, não é mais o problema principal nessa discussão desde que a expressão “belo trabalho” foi utilizada. Caso não seja de seu conhecimento, maior parte dos moradores que ali vivem, até a presente data ainda não têm como receber tratamento médico de qualidade, porque não há médicos.
    Eu presenciei, in loco, filas extensas contendo pessoas que viajavam dezenas de quilômetros para se tratarem no hospítal municipal e encontrarem consultórios vazios, sendo amparadas apenas pela boa vontade de técnicos em enfermagem, farmacêuticos que, mesmo correndo o risco de estarem à margem da lei, fizeram o pouco que puderam perante o quadro. Estou falando de FATOS ocorridos nos últimos 6 meses e não de um “belo trabalho”, como o nobre colega citou brilhantemente em seu coment.
    Sendo assim, no que diz respeito à imagem, fibra moral e confiabilidade, Genival perde todos os dias o que poderia ser sua “reserva de força política”, já que o mesmo já manifestou desejo de um segundo mandato.
    Concluindo, em minha modesta análise, se o prefeito tem ou não problemas com suas contas de campanha, a justiça decidirá, mas sua imagem não pode, definitivamente, ser associada à um bom trabalho, nem em Eldorado, nem em qualquer lugar, o que refuta o comentário do colega Jonathan Pontes, em sua torpe tentativa de defesa de uma causa duvidosa.

    Namastê.

  16. Muito bem colocado pelo Jhonata: Covardes, anônimos e ficticios nomes, sao os incopetentes como tal. Apareça e falam a verdade usando de autenticidade. Seu senhora anônima, nao moro ai mesmo nesta favela, mas pelo menos passo sempre para ir a Marabá, Belem etc…o trecho cada preito vai piorando mais e mais. A progandas feita deste seu prefeito é a cara dele nas ruas nao precisa justificar nada basta dar uma passadinha ai em sua cidade.
    Pelo que sei do processo de seu prefeito ele nao volta mais, fez uma grande besteira no sabado ai em Eldorado em cima de um palangue: Falara mau do Governador sendo bom ou ruim ele está no poder. Essa foi a maior questao de seu processo ter vindo atona.
    Carinhosamente
    Nubia

  17. Nubia, esclareça uma dúvida. Vc confirma que o Governador Simão Jatene, mandou o Juiz cassar o mandato do Prefeito ou o Juiz cassou o mandato do Prefeito por que gosta do Jatene e quiz fazer um agradado para o Governador?Você fala do Processo como se tivesse amplo conhecimento, quem é vc? o Povo de Eldorado precisa entender se o Prefeito foi cassado por que cometeu um crime eleitoral ou se existe outro motivo. gostariamos que você reunisse com a população para esclarecer esta duvida, seria possivel? marque data e a hora que a gente mobiliza o povo para te ouvir ok? A rodovia que vc tanto fala é de responsabilidade do Governo estadual, ao Prefeito cabe cuidar das ruas do municipio que neste Governo já recuperou 10 km de ruas pavimentadas com bloquetes e asfalto, Eldorado não é uma Favela, é uma cidade com quase 30 mil habitantes, 3mil km de estradas vicinais, a população apesar de carente é feita de Povo muito trabalhador. Bom a minha opinião pessoal é que quem mora , ou vem de vez em quando nesta região e não gosta de estrada ruím tem que viajar de avião, pois até chegar em Belém passa por vários buracos e trechos ruins, vc com certeza sabe disso. aguardo sua resposta o mais breve possivel.

  18. Eu sou da paz, da busca de hrmonia

    Parabens dudu pelo seu blog , é importantíssimo esse meio de comunicação, estamos num País livre, mas devemos ter cuidado em publicar fatos ou acusações sem provas, eu particularmente fico neutro nessas questão, só continuo lutando para um Eldorado do agronegócio, que gera emprego e progresso para todos nos, uma cidade limpa, com um melhor saneamento básico, um hospital dentro do padrão universal, uma cidade, portal do Carajás, com uma entrada bonita, simpobilizando todo esse progresso que estamos vivendo nessa região, mesmo fora desse Governo, não podendo ajudar, apesar de há 19 anos contribuindo com a administração municipa,l fico neutro, vamos aguardar a decisão da justiça,, e esperar para ver se as coisas melhoram, com ou sem o Genivaldo, So que devemos ter mais cudiado no exercio do voto. para depois, nos eldoradenses, ficarmos decpecionados ou prejudicados,
    quw não é o meu caso, ainda tenho esperanças que o nosso Município vai melhor. estamos lutando para que isso aconteça,

  19. Jonathan Pontes, Só uma correção: quem entrou com o processo nº 281 /2008 foi a coligação que ficou em 2º lugar nas eleições de 2008, e não em terceiro como você mencionou. Eldorado só teve dois candidatos à eleição e não três, pois o senhor Jair da Campo não era candidato desde o primeiro momento. Pois sua candidatura foi impugnada ok. E você como advogado deveria saber disso.
    Não são supostas irregularidades, são concretas, com provas concretas. Tão concretas e ele está cassado e não é porque o Juiz quis fazer um agradinho ao Jatene como mencionou a Lu, mas porque ficou confirmado compra de votos, abuso de poder econômico com a ajuda da prefeitura que na época era o João prefeito. Tudo isso ta provado no processo que o dr. Jonas menciona logo acima. Quem quiser mais detalhes é só ir ao fórum e solicitar uma cópia do processo e não ficar se fazendo de desentendido e falando que é perseguição política.

  20. Caros amigos internaltas, principalmente aqueles que não vivem em Eldorado do Carajás e se acham no direito de faze comentários, esse por sua vez vazios e sem conhecimento de causa, fico triste por saber que por força política do governo atual do estado do Pará o senhor juiz tenha causado para nosso município o maior prejuiso de sua historia, ora caçar o mandato de um prefeito 3 anos apos sua eleição, os unicos prejudicados somos nos a populção que perdemos tudo o que foi contruido nesse governo, que pelo que se comenta na cidade foi o melhor que já passou em nossa prefeitura, são só comentários mas sei que há em outra instância um juiz que não se corrompera para um governador de estado e nem para seus correligionários locais derrotado e sem apoio popular.

  21. Alessandro, os juízes se corrompiam na época da ANA JULIA governadora, que se não fosse por ela que não deixava parar juíz em Curionópolis esse prefeito ja teria sido afastado a muito tempo. Concordo com você, realmente é uma pena que só agora isso tenha ocorrído. Mas como colocou Carolina “a justiça tarda mas não falha!” Se o Genival foi o melhor prefeito, foi para o bando do MST da 17 de abril que são funcionários fantasmas e não fazem nada, apenas recebem o salário no fim do mês. Isso é vergonhoso para alguém que criticava essas falcatruas na época do Dudu admitir tanto funcionário fantasma na prefeitura, começando pelos professores que só tem seu nome na folha de pagamento e nunca apareceram nas escolas do munícipio para dar aulas.
    Acorda povão.

  22. QUEM MANDA NO JUDICICIÁRIO É O GOVERNO, O GOVERNO TEM AUTORIDADE PARA TROCAR JUIZ? EU VÍ O PROCESSO ACUSAÇÃO: PINTURA DE MURO, SEM PRESTAÇÃO DE CONTAS, SERÁ QUE ISSO É O BASTANTE PARA CASSAR UM PREFEITO? VC TEM ACESSO A FOLHA DE PAGAMENTO DO MUNICIPIO? PORQUE VCS NÃO FALAM DAQUILO QUE É VISIVEL, TAL COMO: RUAS PAVIMENTADAS, CONTAINER PARA TORNAR A CIDADE MAIS LIMPA, PAGAMENTO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS EM DIA, COMO É VISTO A ENORME FILA DE FUNCIONÁRIOS RECEBENDO NO BANPARA E BASA, E SE É PROIBIDO PAGAR SEM TRABALHAR É MELHOR O GOVERNO FEDERAL CORTAR AS BOLSAS FAMILIAS QUE EXISTEM POR AÍ VCS, NÃO ACHAM? OU ALGUÉM QUE COMENTA FAZ PARTE DESTE PROGRAMA?GERALMENTE QUEM FALA É PORQUE ESTÁ DOIDO PARA ENTRAR E AINDA NÃO TEVE CHANCE. HÁ NÃO VOU RELATAR MAIS SOBRE AS OBRAS DO PREFEITO, POIS SE ALGUÉM QUE COMENTA NESTE BLOG É MORADOR DE ELDORADO E NÃO ESTÁ CONSEGUINDO VISUALIZAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNICIPIO É PORQUE É CEGO OU ESTAR EM CONSTANTE DOR DE COTOVELO.

  23. Valeu,
    Genival agora vai comprar Hilux pra passear com as garotinhas como? ainda tem guardado? Acho pouco o que aconteceu. Vc era de uma total arrogancia que acabou te levando ao que merece!!!! Adorei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    De todos os comentários que já li acima, falarei para os medrosinhos que também metia a mão no dinehiro publico, CUIDEM-SE E VAAAAAAAAAAAAAAZEM DE ”Eldorado dos Carajás!!!!

  24. Dr Jonathan, não o conheço mas com certeza o senhor deve estar ganhando muito bem para defender este que se diz prefeito portanto nao faz mais do que sua obrigação em realizar o seu trabalho…quanto a mal-educada creio q o senhor não deve conhecer o direito que todo cidadão brasileiro tem de expressar seu livre pensamento e se nao me engano é o art quinto da constituição federal, vivemos numa democracia, e ao que tange me candidatar a algum cargo publico para mostar minha competencia de administar um municipio tao pequeno como o nosso, passo essa bola adiante pois não quero carregar o nome de ladra de cofres publicos, assim como todos os nossos parlamentares do Brasil. certo??? Dr

  25. É preciso acordar, é preciso que o povo de Eldorado, o povo que realmente deseja ver este municipio melhorar acorde para o que está acontecendo neste lugar. O descaso público em relação à saúde, educação, as ruas cheias de buracos, construção em local publico, pois é, aquele posto que está sendo construido ali na praça do km-2 não deveria estar ali pois ali é area publica e só poderia ser construido uma praça, no entanto haverá um posto enfeiando o local….de quem será aquela obra?? Alguem pode advinhar??? Leitores e eleitores que votam e residem em Eldorado do Carajás tomem consciencia de que QUEM TEM O PODER NAS MÃOS SOMOS NÓS ELEITORES e assim como fomos nós que colocamos esse prefeito ai, nós tb podemos tira-lo, as eleições estão proximas, pensem muto bem na hora de votar, não vamos mais nos deixar enganar com falsas promessas, falsos apertos de mãos. Somos um povo sofrido e abandonado e precisamos mudar a imagem desse municipio.

Deixe uma resposta