A corregedora-geral de Justiça de Goiás, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, anulou a decisão do juiz Jeronymo Pedro Villas Boas, da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal e de Registros Públicos de Goiânia, que, na sexta-feira passada, tornou sem efeito a escritura pública de união estável entre o jornalista Liorcino Mendes Pereira Filho e o estudante Odílio Cordeiro Torres Neto.
A desembargadora também abortou o plano de Villas Boas de tentar anular outros casamentos gays registrados em Goiânia. Ontem cedo, o juiz ignorou o fato de a corregedora ter avocado o processo para ela. Ele remeteu aos cartórios novo pedido: queria saber de outros registros de união gay para que fossem anulados posteriormente. Hoje, a corregedora-geral promete levar o assunto à Corte Especial do Tribunal de Justiça de Goiás. Ela sugere que seja aberto procedimento disciplinar contra Villas Boas, que, em sua opinião, “desprezou” sua ordem.
Ontem, a reportagem do GLOBO telefonou para a casa do magistrado e conversou com o seu filho, Pedro. Ao comentar a polêmica decisão do pai, o rapaz afirmou que foi uma atitude corajosa. Repetindo as palavras do juiz, que tem como exemplo, afirma que o pai apenas obedeceu à Constituição:
– Foi uma decisão muito corajosa, mostrou o perfil de um juiz corajoso, que, contra a pressão de uma minoria, obedeceu à Constituição. Ele mesmo estava falando que não queria dar entrevistas porque não queria se expor, que o que ele fez foi simplesmente obedecer ao que a Magna Carta manda, e que o Supremo não tem autoridade para legislar – afirmou o rapaz contando também que a família é religiosa e vai à igreja às terças-feiras e aos domingos.
O presidente da AMB, Nelson Calandra, defendeu o direito que o juiz tem de se manifestar. Segundo ele, a sentença do colega foi fundamentada e por isso não merece censura:
– O juiz não pode ter sua liberdade de decidir escravizada. Existe uma coisa que se chama independência do juiz. A desembargadora está, no meu ponto de vista, equivocada. Juiz nenhum pode ser censurado ou processado por uma deliberação fundamentada. Quem viveu em tempos de autoritarismo sabe quanto vale a liberdade. Eu atesto que não é nada bom viver em regimes autoritários – disse Calandra, que não poupou elogios ao colega: – É profissional extremamente sério, estudiosíssimo e altamente trabalhador.
Apesar de pouco conversar no TJ-GO, Villas Boas é um homem com influência entre os colegas. Além de vice-presidente Institucional da AMB desde dezembro do ano passado, ele é diretor de assuntos institucionais da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). Antes de assumir a 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Goiânia, o magistrado atuou na Vara da Família e também na Auditoria Militar. Seu irmão, Marco Anthony Steveson Villas Boas, é desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins.
Fonte: O Globo
24 comentários em “Juiz evangélico tem anulada a sua decisão sobre união gay em Goiás”
O que tem de ser repelido com veemencia é voce e sua doença chama preconceito, culpa da cultura judaica-cristã que nada mais fez do que destruir os princípios de liberdade que existiam na época pré-cristã. Saiba que o teu preconceito é como uma lepra que contamina tanto a voce quanto a outros que infelizmente pensam como a voce. Saiba seu retardado de merda, que voce nao é nada e que mais cedo ou mais tarde nós vamos matar pessoas como voces na época em que o arrabatamento tiver já acontecido. O animal ignorante fique voce sabendo que os homens tem muito mais qualidades e virtudes que as mulheres por serem mais diretos e transparentes naquilo que fazem e falam, e pra te elucidar, as mulheres nao valem quase nada. Nao é a toa que o apóstolo Paulo morreu de modo trágico depois de provocar o ódio, a intolerância por onde passava, ele teve o que mereceu e bem feito para ele. Assim tambem será com voce,a vida se encarrega de eliminar pessoas inúteis como voce.
EU FICO IMPRESSIONADO COM A FORMA INTERPRETATIVA DOS AMIGOS,NEM CATOLICOS NEM EVANGELICOS ESTÃO QUERENDO FORÇA A NIMGUEM A SER O DEIXAR DE SER HOMOSSEXUAL NÃO.QUE DISSE ISTO?O PROBLEMA É QUE QUEREM FORÇA A SOCIEDADE A ACEITAR TAIS ATOS.SE ESTAMOS EM UM ESTADO LAICO LIVRE DE DIREITO,QUE DIREITO É ESTE QUE FORÇA PESSOAS A AGIREM CONTRA SEUS PRINCIPÍOS.ISTO É DITADURA.O QUE ESTA ACONTECENDO NO BRASIL É UMA VERGONHA ONDE EXISTE UM PL DE LEI PLC 122 QUE QUE FAZER COM QUE AS PROPRIAS IGREJAS NÃO EXERÇÃO O DIREITO DE CONCORDA OU NÃO,SE ALGUEM DISSER QUE UM GORDO `GORDO NÃO TEM NADA,SE DESCORDARMOS DE UM PASTOR QUE PEDE DINHEIRO,NÃO TEM NADA,SE DISCORDARMOS DO PADRE ,DO PRESIDENTE, DO GOVERNADOR,NÃO TEM NADA,MAIS SE ALGUEM DISSER QUE NÃO CONCORDA COM A ATITUDE DOS HOMOSSEXUAIO ISTO É HOMOFOBIA,QUE GRANDE VERGONHA QUERIDOS,O JUIZ NÃO FEZ O CASAMENTO PORQUE ELE SE SENTIO NO DIREITO DE NÃO COLABORAR COM A DECISÃO INFUNDADA E SEM BASE ALGUMA NA CONTITUIÇÃO QUE O STF APROVOU.EU TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE O SR JUIZ NÃO FOI HOMOFOBICO APENAS DISSE NÃO CUMPRINDO O SEU DIREITO DE JUIZ E CIDADÃO EM OBDC A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA QUE É MAIOR QUE O STF.LEMBREM-SE DA MESMA FORMA QUE ALGUNS NÃO CONCORDAM COM A ATITUDE DO JUIZ A GRANDE MAIORIA NÃO CONCORDA EM OFICIALIZAR O QUE FOGE DOS PADRÕES DA SOCIEDADE.
Essa geração que se levanta sem nenhum tipo de vergonha e desconhece os principios morais, que nos herdamos de nossos pais, é uma geração, que entrega sua alma para o diabo brincando. são inflamadas pelo sexo de sodoma e gomorra, e a sua melhor defesa e desacreditar na biblia. Futuramente serão cooperadores do anticristo, que será um deles, e a verdadeira raçã humana criada por Deus e sem Deus, será escravizada por essa corja com o amparo da lei; o que já começou. Os salvos já não estarão mais aqui. E até lá o nosso dever é combater, Eu creio que não há salvação prá essa corja.
Bem o estado brasileiro cortou relações com a religião assim que foi plocamada a republica, creio eu que os evangelicos, catolicos, e demais religiões devem lembrar que igreja e estado são opostos e nem a igreja deve interver nas decisões do estado e nem o estado nas decisões da igreja, com todo respeito aos compenheiros que fizeram comentarios sobre a decisão do juiz acho que vocês estão confundido as coisas, nos temos uma constituição que diz: ” todos são iguais perante a lei ” isso quer dizer que seus conceitos religiosos não interferem nas decisões do estado, não quero discutir o que a biblia fala ou deixa de falar alias isso pouco me importa sou ateu assim como o companheiro Hebber Kennady, o que eu quero dizer e que em pleno seculo 21 não podemos mais aceitar que dogmas religiosos interfiram na forma de decidir se errado ou não dois homens ou duas mulheres se casarem ( no Juiz obvio ) alias deixo claro a justiça dos homens e a dos homens a de deus é a deus. vejo que não jugo ser necessario vocês estarem se mentendo em decisões da justiça vide que os homoafetivos são pessoas pagam impostos e acima de tudo são cidadões e merecem o nosso respeito acho que se formos pegar a biblia e leva-la ao pe da letra o que ela diz todos aqui neste planeta estariam condenados ao ” Inferno” se é que ela existe. acho que nosso pais em um pais que não tem guerras causadas pela religião, mais para continuarmos assim é necessario aprender-mos a conviver e respeita as diferenças que existem, indepedente de sua religião ou sexo, cor da pele etc. Não podemos permitir jamais que questões religiosas interfiram na luta por direitos igualitarios seja de qualquer grupo religioso, politico, etc assim como os evangelicos querem respeitos os homossexuais tambem o exigem.
cara esse juiz deveria se candidatar a presidente sua postura e a mais correta possivel, a familia esta em primeiro lugar.
Todo homofóbico é um gay no casulo.
Ressentido, amargo e muito,muito temeroso de revelar aqueles sonhos eróticos que o atormentam toda noite.
Como ainda tem gente burra no mundo néh? pessoas fracas que deixam suas opiniões serem formadas por lideres religiosos(leia –se PASTORES) e ainda se escondendo atrás “da palavra de deus” sendo que muitos nem sabem o que é Deus, e ainda fazem coisa muito pior comparado ao fato de pessoas do mesmo sexo casarem ou manterem relações sexuais…
Os evangélicos na sua grande parte são mesquinhos, fofoqueiros, arrogantes, pretensiosos, vivem vida de aparências e ainda pensam que são donos da verdade.
RAIMUNDO MACHO: ESTOU COM COM VOCÊ, IMAGINE UMA CRIANÇA HOMEM OU MULHER ADOTADA POR UM CASAL DE GAYS? QUAL A REFERENCIA ESTA CRIANÇA TERÁ! QUANDO NA ESCOLA HAVER UMA REUNIÃO E FOR CHAMADO O PAI E A MAE , AI APARECE LÁ DOIS HOMEM OU DUAS MULHERES. PRESTEM ATENÇAO , E RESPEITEM A MAIOR INSTITUIÇAO CRIADA POR DEUS QUE É A FAMILIA.
Ze por favor perdoe pelos erros a pressa me fez engolir algumas letras.
Ta perdoada!
Infelizmente veremos em que o Brasil irá se transformar se
realmente essas praticas abominaveis a Deus prevalecer toda a nação brasileira irá sofrer juizo em consequencia do pecado. LUCIANO quanto aos evangelicos aqueles os quais não se corrompem, são considerados por Deus como SAL da TERRRA e LUZ do MUDO voce ja imaginou o mundo sem sal e sem luz?
Se você crer na Bíblia, (palavra de DEUS), ela é a verdade, se você não crer, (alias DEUS lhe dar esse direito), de não crer, mais nem por isso ela a (Bíblia) deixará de ser a verdade, DEUS não muda Ele é imutável, e um dia vai todos inclusive os nossos magistrados que fazem as leis e interpretam de acordo com o que eles pensam
Eu não tenho nada contra de quem quer que seja, porque nem DEUS obriga o homem ser ou deixar de ser (livre arbítrio), só tem um detalhes que não podemos esquecer de tudo quanto o ser humano fizer dará conta à DEUS, o que plantar na carne vai colher o justo juízo de DEUS , porque de DEUS não se zomba, cuidado sr.Luciano (comentário 7), nós não passamos de simples mortais o Senhor DEUS um dia julgará todos inclusive aqueles que mudar aquilo que DEUS fez e naquele dia não ninguém que possa escapar das mãos de DEUS, cuidado meus irmãos esse dia está próximo.
Raimundo “Macho”
Não vou tecer comentários ofensivos em relação à sua ofensa ao me chamado de “atoa” , pois se estamos em um Estado democrático de direito tenho a liberdade de me expressar da forma respeitosa, pois defendo um Estado laico e democrático. Tenho direito de não ter manifestação religiosa, ou isto agora é obrigado também?
Na verdade, não entendo porque o Zé Dudu permitiu vosso comentário que afronta à minha honra. Uma coisa é partimos para discussão democrática do diálogo, outra coisa é a ofensa gratuita. Isto só mostra a pessoa que és. Alguém que levanta a bandeira da ditadura certamente não a vivenciou, porque seguramente quem foi torturado não a quer de volta mesmo. Se tiver algum tempo, leia mais para entender como deu o processo histórico da ditadura no Brasil, os interesses que condicionaram a existência da perseguição aos socialistas e aqueles que lutaram pela liberdade democrática e pelos direitos humanos. Tenho certeza que terás mais argumento.
Sou ateu sim, mas, respeito aqueles que acreditam em Deus. Em momento algum atentei quanto a liberdade de pensamento de quem acredita ou deixa de acreditar. Prefiro não comentar mais sobre isto. É delicado e não vem ao caso.
Em relação a ser homossexual ou não. Isto é uma condição subjetiva de caráter íntimo que só diz respeito a mim, o que torna ainda mais suas ofensas desnecessárias. E, por favor, volte para época da Idade Média, pelas suas idéias, você devia estar bem lá, deveria se sentir bem melhor do que na modernidade, ok?
isso é o cumulo… homemxhomem,
mulherxmulher
tantas coisas melhores e vão querer fazer isso…
É BOM RESSALTAR QUE AOS QUERIDOS COMENTARISTAS DO TEXTO,QUE NÃO É UMA QUESTÃO DE PRECONCEITO E SIM UMA QUESTÃO DE PRINCIPIOS MORAIS,NÃO CONDENO OS QUE QUEREM SER GAYS APENAS NUMA SOCIEDADE ONDE PRINCIPIOS DE VALORES SÃO JOGADOS NA LATA DO LIXI ,DA MESMA FORMA COM QUE NÃO PODEMOS OBRIGAR NINGUEM DEIXAR PRATICAS ABOMINAVEIS,TAMBEM NÃO PODEMOS OBRIGAR OS QUE NÃO CONCORDAM A OFICIALIZAREM UMA COISA EXDRUCHULA COMO ESTA.NÃO SOU HOMOFOBICO NUNCA OFENDIR NENHUM HOMOSSEXUAL,POREM TEMOS QUE RESPEITAR OPOSIÇÃO DE OPINIÃO.
É BOM SABER QUE AINDA EXISTE HOMENS INTEGROS QUE NÃO SE DEIXA LEVAR POR UMA MAIORIA CORRUPTA,QUE MUDA DE OPINIÃO CONFORME A PRESSÃO QUE PASSAREM.QUERO DIZER AO SR JUIZ VILAS BOAS:O SR NÃO ESTA SÓ EXISTE UMA IMENSSA MASSA NESTE PAIS QUE ABOMINA ESTE TIPO DE CONDUTA QUE O STF APROVOU,SÓ NO BRASIL UM PAIS QUE SE DIZ DEMOCRATICO É QUE A MENORIA PREVALECE SOBRE A MAIORIA ISTO É UMA VERGONHA FICA AQUI O MEU PROTESTO CONTRA ESTA NOVA DITADURA IMPOSTA PELO STF.
Está passando da hora de alguém enfiar todos estes mandamentos evangélicos no saco e mandar esta cambada de gente mal-comida ir cantar em outra freguesia. Vivemos em um país laico onde os direitos e garantias individuais devem avançar. Este bando de fundamentalistas religiosos de direita não vai transformar este país em uma teocracia. Mas não vai MESMO!!!
Respostando!
Como eu disse anteriormente, o magistrado que anulou a sentença está corretíssimo. Casamento gay e marcha da maconha é uma afronta a sociedade, tem que ser repelidas com veemência…
Lugar de maconheiro é na cadeia e de gay num hospício… Homem que deixa de agarrar uma coisinha linda como uma mulher e se esfrega em um macho, pra mim é LOUCO…
Sr. Hebber Kennady,
Com certeza és um baitola também… Não me interessa se tem 60 ou 70 mil casais de loucos (bichas) por este imenso Brasil… Deus criou o homem e a mulher, o terceiro sexo, ou seja, a bicha, foi o STF. Você como um ateu, ou atoa, vale-se de uma sentença equivocada para soltar a franga, és um enrustido. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal são nomeados pelo Poder Executivo, pelo Presidente da República, então é notório que são politiqueiros, inclusive o ex-Presidente do STF é atualmente Ministro da Defesa, é tudo política. Tenho saudade da DITADURA, queria ver estas aberrações pelas ruas…
Como já existe estas maluquices que é a passeata gay, passeata da maconha, vou sugerir outras, confira abaixo:
1) Passeata das bichas enrustidas, (teu caso);
2) Passeata do pó, (cocaina);
3) Passeata dos cornos;
4) Passeata dos endividados;
5) Passeata das lésbicas;
6) Passeata dos aleijados;
7) Passeata dos assassinos profissionais, (pistoleiros);
8) Passeata dos impotentes, (brochas);
9) Passeata dos carecas;
10) Passeata dos políticos corruptos, (não haveria espaço suficiente).
é ridiculo ver o comentário deste juizinho mediocre que se utilizou da maquina judiciária para impor seus preconceitos e ignrãncia. caso ele não saiba, um juiz não esta com sua decisão escravizada. a decisão de um juiz monocrátivo deve se ater aos ditames legais e constitucionais, inclusive acerca do sumulado pelos superiores tribunais.
é triste ver que uma religião como o cristianismo só sabe pregar o ódio e precoceito. será que vcs esqueceram o que cristo falou? amai-vos uns aos outros. se ele não fez deistinção de pessoas, tratanto todos como iguais, desde prostitutas, ladrões, mulheres menstruadas, leprosos etc. o que vcs querem fazer pregando o ódio? respeitem os outros e acima de tudo respeitem a legislação que diz que todos são iguais.
Raimundo Nonato que tem deve ir pra hospício é você que ainda está no Século XVII, sabia? não evoluiu no pensamento sobre uma sociedade equitativa. O termo “macho” que você utiliza é tão “chulo” que remete ao conceito de animal machista em que a fêmea deve ser a presa, não é? lamentável este tipo de discurso em pleno século XXI, no qual, a mulher, os negros e os homossexuais historicamente marginalizados obtém direitos anteriormente negados.
Primeiro, você não sabe diferenciar o que é um casamento de união estável. Casamento está relacionado à religião, diferentemente do que se tratou o Supremo Tribunal Federal (STF) que teceu sobre a “União Estável”. Não sabe o que significa? digita no google, lá no wikipédia. A estimativa no Brasil é que tenhamos mais de 10 milhões de homossexuais. Segundo o IBGE (2010) há 60 mil casais no Brasil. Quando um dos casais falece, infelizmente, os direitos sobre a herança do outro era dificilmente conquistado, teria que interpor uma ação judicial para que este direito fosse definitivamente contemplado.
Francisca, sou ateu convicto e, infelizmente, não vou nem comentar o que é a lei de Deus porque realmente você não vai querer ouvir. Em relação à união estável, oficializar este tipo de união é dar condições à dignidade humana.
Fiz este seguinte comentário quando saiu a decisão do STF:
Não sou advogado, sou jornalista, contudo, em um Estado democrático de direito e, sobretudo, laico, interessa-se pelo acesso a igualdade de bens de todos sem preconceito de orientação sexual e quaisquer outras formas de discriminação. Assim… nada mais digno e necessário o reconhecimento de tal finalidade que revela o reconhecimento da união estável entre os homoafetivos. Confesso, que me sinto surpreso com a votação dos ministros. O STF deve reconhecer a finalidade de tal direito, obviamente. Justo e pertinente!!!
Pensem, evoluam…
Por mais que a midia tente convencer até mesmo impor essa situação, casamento gay é estranho e vai contra os principios, contra a lei de Deus que criou homem e mulher. Mas ninguem deve interferi se alguem escolhe fazer diferente,agora exigir obrigar uma autoridade oficializar esse tipo de união é o cumulo do absurdo, fim de mundo.
Como eu disse anteriormente, o magistrado que anulou a sentença está corretíssimo. Casamento gay e marcha da maconha é uma afronta a sociedade, tem que ser repelidas com veemência…
Lugar de maconheiro é na cadeia e de gay num hospício… Homem que deixa de agarrar uma coisinha linda como uma mulher e se esfrega em um macho, pra mim é LOUCO…