IV Fepacti entregou cerca de R$ 500 mil em prêmios no encerramento

A Feira de Parauapebas de Ciências, Tecnologia e Inovação de 2019 aconteceu de 11 a 14 últimos e foi promovida pela Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

A premiação da Feira de Parauapebas de Ciências, Tecnologia e Inovação (Fepacti) 2019 aconteceu na sexta-feira (5), no Auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, durante evento recheado de atrações culturais, entre elas a apresentação da Banda Carajás e várias danças paraguaias.

Na ocasião foram entregues cerca de R$ 500 mil em premiações, recurso advindo da iniciativa privada, por meio de parceria com a Semect (Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia), responsável pela realização do evento ocorrido de 11 a 14 últimos, período em que se estima tenha recebido 40 mil visitantes.

Os prêmios não foram em dinheiro, mas em bolsas de estudos para cursos de níveis técnico e superior, além de viagens para intercâmbio para diversos países. “A feira foi realizada com o principal propósito de desenvolver metodologias científicas nas escolas municipais, técnicas e universidades, onde já se notam grandes talentos”, explicou Fábio Veras, gestor da Semect.

Ele lembra que a IV Fepacti teve período de preparação para alcançar o sucesso conquistado pela participação de diversos estudantes do município estimulado por professores que participaram de Curso de Iniciação Científica, promovido pelo governo municipal, e multiplicaram isso nas escolas desenvolvendo o trabalho.

Ainda de acordo com o secretário, além da feira internacional que ocorre todo mês de novembro, há um projeto de promover, a partir de janeiro, feiras itinerantes nas escolas, além da Feira Municipal, cujo objetivo será credenciar os projetos para participar da Fepacti, tendo, segundo o secretário, o propósito de desenvolver metodologias científicas nas escolas municipais, técnicas e universidades.

A IV Feira de Parauapebas de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fepacti), que este ano trouxe o tema “Tecnologia na mineração”, reuniu alunos do Ensino Médio, técnico e superior de diversos municípios paraenses, além de vários Estados brasileiros e também de países da América Latina, que inscreveram cerca de 100 projetos participantes.

Na opinião do prefeito Darci Lermen, esses talentos precisam desse palco que é a feira para mostrar seus experimentos e invenções. “Com esse trabalho temos obtido grandes resultados graças a parcerias com grandes empresas que hoje olham para a área tecnológica de forma diferente com possibilidades futuras de sermos uma das cidades tecnológicas deste país”, avaliou o gestor municipal.

Relacionados