Esta quarta-feira, 30 de abril, marca quatro décadas desde que o minério de ferro de Carajás foi exportado pela primeira vez. O carregamento das primeiras 31 toneladas que iriam rumo ao Japão aconteceu em 1985, e partiria do Porto do Itaqui, no Maranhão, três dias depois.
“O primeiro embarque serviu para repor a certeza nos descrentes e confirmar as esperanças daqueles que, como eu, acreditaram no Projeto Ferro Carajás,” afirmou o governador do estado, Luiz Rocha, ao Jornal O Globo, à época. Também acompanhou de perto a ocasião Eliezer Batista, que presidia a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).
Para escoar o minério de ferro de Parauapebas, no sudeste do Pará, até o porto, foi inaugurada apenas dois meses antes a Estrada de Ferro Carajás (EFC). Segundo noticiado na época, após um embarque que durou quatro dias no cargueiro da então estatal, o carregamento seguiu para o porto japonês de Oita, rumo aos fornos da Nippon Steel.
Uma aposta estratégica da agora mineradora Vale, a exportação de minério de Carajás para a Ásia se mostrou impactante não apenas para a empresa, que se consolidou globalmente, como também para o país em sua totalidade, transformando a paisagem e a economia da região explorada.