Parauapebas

Infrações de trânsito caem em Parauapebas, mas índices ainda são altos

Por W. Costa – Da Redação A cidade de Parauapebas sempre foi conhecida pelos autos índices de acidentes de trânsito, pela quantidade exagerada de infrações e número altíssimo de mortes …

Por W. Costa – Da Redação

A cidade de Parauapebas sempre foi conhecida pelos autos índices de acidentes de trânsito, pela quantidade exagerada de infrações e número altíssimo de mortes no trânsito,  se comparados com outros municípios da região. Os campeões desse índice triste são as vítimas de acidentes envolvendo condutores de motocicletas, segundo dados dos setores de segurança pública e saúde.

transitoRecentemente a Prefeitura Municipal fez um investimento em aparelhos de monitoramento e radares, a fim de diminuir esses índices, já que o excesso de velocidade sempre foi grande contribuinte para essa triste realidade. Os resultados deste investimento já começam a surgir e os índices, depois de muitos anos, começam a diminui. Com relação ao ano passado, a redução no número de infrações de modo geral é bem menor e os resultados são animadores.

De janeiro a setembro de 2014 foram registrados um total de 21.900 (vinte e uma mil e novecentas) infrações pelo DMTT – Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas – enquanto que no mesmo período de 2015 foram registradas 16.270 (dezesseis mil duzentas e setenta) ocorrências.

O sistema de monitoramento eletrônico, que começou a funcionar no início deste ano, já registrou um total de 53.190 (cinquenta e três mil cento e noventa) infrações. Esse número vem diminuindo com o passar dos meses de funcionamento. Em março de 2015 o total de infrações registradas foi de 6.855 (seis mil oitocentos e cinquenta e cinco), já em setembro último foram 2.008 (dois mil e oito), registros, segundo relatório da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, que coordena o Departamento Municipal de Trânsito.

Esse total de infrações está distribuído em diversas ações por parte dos condutores. As campeãs de ocorrências são a condução de motocicleta, motoneta e ciclomotor com condutores ou passageiros sem capacete, item fundamental de segurança, seguido dos motoristas que não usam o cinto de segurança.

As ações de fiscalização dos órgãos de trânsito, aliadas ao auxílio dos novos equipamentos, já diminuíram os índices alarmantes de infração e acidentes nas ruas de Parauapebas. Contudo, a realidade ainda é preocupante. Nos pontos da cidade onde estão instalados os radares e as câmeras de vídeo-monitoramento, o número de ocorrências reduziu significativamente, enquanto que nos demais setores os problemas persistem e ainda são motivos de preocupação, tanto para os setores de segurança, quanto pra rede pública de saúde, que diariamente recebe as vítimas de acidentes que tão comuns nas ruas da cidade.

2 comentários em “Infrações de trânsito caem em Parauapebas, mas índices ainda são altos

  1. Ener Responder

    Parabéns pela atuação Dmtt, em um só dia recebi 4 multas…Sendo que o mesmo decorreu por questões pessoais de um agente contra minha pessoa.
    A atuação não é para orientar o trânsito e sim para coagir os condutores com aplicação de multas… não quero generalizar mas o prazer de muitos e aplicar multas, é a resposta que merecemos?!.

  2. Ener Responder

    Parabéns pela atuação Dmtt, em um só dia recebi 4 multas…Sendo que o mesmo decorreu por questões pessoais de um agente contra minha pessoa.

    A atuação não é para orientar o trânsito e sim para coagir os condutores com aplicação de multas… não quero generalizar mas o prazer de muitos e aplicar multas, é a resposta que merecemos?!.

Deixe seu comentário