Hemopa realiza campanha de coleta de sangue em São João do Araguaia

A ação será neste sábado (9), a partir das 8h, no Hospital Municipal Mário Martins, que fica na Rodovia Pedro Carneiro
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Neste sábado (9), a Fundação Hemopa realiza campanha de coleta de sangue no município de São João do Araguaia, no sudeste do Pará. O atendimento será no Hospital Municipal Mário Martins, que fica na Rodovia Pedro Carneiro, das 8h às 17h.

A campanha externa, que será realizada pela equipe do Hemopa de Marabá, na mesma região, faz parte da estratégia da Fundação Hemopa em disseminar a cultura da prática da doação de sangue como ato de responsabilidade social e ainda abastecer os estoques para atender a demanda hospitalar. A ação conta com a parceria da prefeitura de São João do Araguaia.

Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; e estar em boas condições de saúde. No momento do cadastro, é obrigatório apresentar documento de identificação original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, mas precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina CoronaVac/Sinovac são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já quem tomou as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

Para estimula ainda mais a doação, o Hemopa lembra que, devido ao feriado nacional do dia 12 de Outubro, terça-feira, o governo do estado decretou ponto facultativo nas repartições públicas na segunda-feira (11), o que pode ser uma boa oportunidade para os servidores públicos também doarem sangue. As unidades do órgão estarão abertas normalmente.

Em Belém, o funcionamento na sede Batista Camps e na unidade Castanheira, será das 7h30 às 18h. Nos municípios de Altamira, Santarém, Marabá, Tucuruí e Abaetetuba, o atendimento ao público será de 7h30 às 13h.

Tina DeBord- com informações do Hemopa