Governo entrega Escola Estadual Plínio Pinheiro reconstruída em Marabá

Esse é 83º estabelecimento estadual de ensino entregue durante a atual gestão do governo do Pará
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Reafirmando o compromisso com a educação pública do Estado, o Governo do Pará entregou no início da noite desta quarta-feira (8), em Marabá, sudeste paraense, a Escola Estadual de Ensino Médio Plínio Pinheiro totalmente reconstruída. As melhorias vão possibilitar aos 650 estudantes, professores e equipe técnico-pedagógica, ambientes mais confortáveis, modernos e com infraestrutura necessária para o ensino.

“É um motivo de satisfação e, principalmente, sentimento de dever cumprido com povo de Marabá. Esta escola é a primeira de ensino médio de Marabá e hoje está sendo entregue reconstruída e renovada, com qualidade e dignidade, um ambiente confortável para quem estuda, para quem trabalha, enfim, um ambiente saudável para estimular nossos estudantes a estarem aqui. Nós temos ainda diversas escolas que estão com obras em andamento em Marabá e que serão entregues em breve para reforçar a educação pública”, disse o governador do Estado, Helder Barbalho, que esteve no município para inaugurar a nova escola.

Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual conheceu as novas dependências do prédio e conversou com a comunidade escolar. Helder Barbalho também anunciou a reconstrução das escolas estaduais Gaspar Viana e Haroldo Veloso, todas no município, e destacou a Lei do abono salarial para professores que foi encaminhada à Assembleia Legislativa do Pará, com objetivo de contemplar 22.570 profissionais.

Para a estudante Murilo Oliveira, de 15 anos, a nova estrutura vai permitir que as atividades escolares sejam desenvolvidas de forma mais confortável. “Antes a escola estava com telhado ruim, quase para cair, mas agora não, está tudo lindo. Temos sala de informática, a biblioteca, e as salas tem ar condicionado. Então, estou muito ansioso para a volta das aulas, a gente estava tendo aulas online, mas presencial é muito melhor”, disse o estudante, que cursa o primeiro ano do ensino médio na escola.

A mesma opinião é compartilhada pela estudante Thaís Helena Silva, de 17 anos, que cursa o último ano do ensino médio na unidade escolar. “Dá muito gosto de ver a escola dessa maneira porque antes não era muito legal estudar, era muito calor, o sol batia dos dois lados, mas agora com as salas climatizas, vai ficar muito melhor. A quadra e os laboratórios me chamaram muito atenção, eu gosto muito de esporte e agora vai ser ótimo para desenvolver essas atividades”, disse ela.

Desde janeiro de 2019, esta é a 83ª escola entregue pelo Governo do Pará. Com a reconstrução, a partir de agora, a unidade escolar poderá dobrar sua capacidade de atendimento nas modalidades Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série) e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Infraestrutura

No total, mais de R$ 1,6 milhão, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foram investidos em toda a revitalização da unidade escolar, vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Os recursos possibilitaram a melhoria de 12 salas de aulas, laboratório de informática e multidisciplinar, sala de vídeo, sala de recursos multifuncionais, biblioteca, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, arquivo, banheiros masculino e feminino, cozinha, recreio coberto, espaços de convivência, além da aquisição de equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).

“Marabá é uma cidade muito importante para o contexto econômico do Estado, e o Governo do Pará está presente hoje entregando a escola de número 83. Uma escola que foi reconstruída e ganhou laboratórios, salas climatizadas e novos espaços. Aqui em Marabá, o Governo segue reestruturando mais três escolas que serão entregues em breve. Dessa forma, seguimos entregando espaços mais dignos para uma educação de qualidade”, frisou a Secretaria de Educação, Elieth Braga, que esteve na agenda.

Participaram da agenda em Marabá, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, prefeito de Marabá Sebastião Miranda, secretário regional de governo do sudeste, José Chamon, deputado federal José Priante, e vereadores locais.

(Agência Pará)