Governo do Pará assumirá gestão de 24 aeroportos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Os 24 aeroportos paraenses contemplados pelo Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República ficarão sob gestão do Governo do Estado.

O governador do Pará, Simão Jatene, assumiu o compromisso de entregar a gestão dos 24 aeroportos a um órgão do Estado, em decisão durante a visita técnica da SAC às regiões de Paragominas, Conceição do Araguaia e Itaituba, na última semana. A medida foi tomada por conta do não preenchimento de requisitos necessários previstos pelo Plano Geral de Outorgas por parte da maioria dos municípios, o que os torna inadequados para a gestão dos aeroportos.

A comitiva da Secretaria realizou um voo sobre as áreas de Breves, Redenção e São Félix do Xingu, com o intuito de verificar o andamento dos projetos.

Dos 24 aeroportos do Estado, 19 estão na segunda fase de Estudos Preliminares (EP) e dois já estão com anteprojetos em análise pela SAC.

O Programa foi criado em 2012 com o objetivo de conectar os Estados do País e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes dos grandes centros. A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República anunciou investimento de cerca de R$ 3,7 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional (atualmente são 255) a fim de alcançar as metas estabelecidas pelo programa. (PANROTAS)

Publicidade