Funcionários do Grupo Mateus fazem protesto em Marabá

Continua depois da publicidade

Por Paulo Costa – de Marabá

Com menos de três meses de inaugurado, o Mix Mateus, maior supermercado de Marabá, já sofre a primeira manifestação de seus funcionários, que reclamam, entre outras coisas, da longa jornada de trabalho aos domingos, que é de 7 horas.

A manifestação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15, quando um grupo de cerca de 60 colaboradores fechou os portões de entrada do Mix para que os colegas não entrassem, proibindo também a chegada de clientes. Eles foram apoiados pelo Sindecomar (Sindicato dos Comerciários de Marabá), que entende que a empresa precisa se adequar às regras de um acordo do comércio sobre o horário de trabalho aos sábados e domingos.

Uma das faixas afixadas na frente do Mix dizia: “Domingo: quatro horas trabalhadas”; outra apregoava Mixaria não: exploração só no Maranhão”, uma referência à origem do Grupo Mateus; outra faixa pede aumento salarial de 25% já.

Carlos André Souza, um dos colaboradores do Mix Mateus, disse que o Mateus é o único supermercado de Marabá em que os empregados são obrigados a trabalhar até as 14 horas. “Nós reivindicamos o justo, trabalhar até meio dia, e caso a gente queira trabalhar mais, que seja com pagamento de hora extra”, sustentou.

João Barnabé, membro da diretoria do Sindecomar, explica que o Grupo Mateus não participa efetivamente das negociações relativas ao reajuste salarial e, quando provocada pelo sindicato, enviou uma advogada de São Luís-MA, mas tudo que foi acordado não foi cumprido. Não houve reajuste salarial, o banco de horas continua sendo cumulado da mesma forma de antes do acordo; e carga horária de apenas quatro horas aos domingos.

“Nossa data base é maio, e até agora não houve reajuste. Estamos com dois meses de defasagem salarial”, criticou.

A reportagem do blog tentou conversar com a direção do Mix Mateus em Marabá, mas ninguém quis se pronunciar. Um funcionário que representaria a gerência, e que não revelou seu nome, disse apenas que a empresa publicaria uma nota esclarecendo o ocorrido.

Mateus
Com 7 mil metros quadrados, o maior Mix Mateus já construído pelo grupo, a loja de Marabá, tem 35 check-outs e 473 vagas para estacionamento e setores Hortifrútis, Frios, Congelados, Açougue, Padaria e ainda uma Lanchonete, que conta com o selo de qualidade da marca própria do Grupo Mateus de pães, doces e salgados, a Bumba Meu Pão. O empreendimento, localizado na Rodovia Transamazônica, gera para a região 560 empregos diretos.