Fiscalização apreende quase 800 kg de pescado na região do Lago de Tucuruí

Ação combate comercialização de peixes no período de defeso nos municípios que compõem Unidade de Conservação.

Continua depois da publicidade

A operação de combate ao transporte e a venda irregular de pescado no período do defeso e outros crimes ambientais resultou na apreensão de quase 800 kg de peixe nos municípios que compõem a Unidade de Conservação do Mosaico Lago de Tucuruí. A ação é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IdeflorBio), Polícia Militar e secretarias municipais de meio ambiente.

A unidade de conservação é formada pelos municípios de Breu Branco, Jacundá, Tucuruí, Goianésia do Pará, Itupiranga, Nova Ipixuna e Novo Repartimento. Nos primeiros quatro dias da ação, foram apreendidos 775 kg de pescado das espécies tucunaré, piau e mapará.

Também estão entre as apreensões um veículo e um motor tipo rabeta, utilizados para a prática do crime ambiental. O pescado foi doado a comunidades situadas na área de influência direta do Lago de Tucuruí.

Apreensão de madeira

De acordo com a Semas, também foram apreendidos 59,5 metros cúbicos de madeira nativa em toras, na segunda-feira (22), sem a Guia Florestal necessária para o transporte do produto e um caminhão com dois reboques usado na atividade ilegal.

Por Dayse Gomes

(Com informações da Semas)