Faro é primeiro município paraense a concluir censo

Entre mais populosos do estado, Parauapebas e Marabá estão com coleta de dados atrasada e no final da fila. Em Abaetetuba e Marituba, população contada já passa de 100 mil moradores

Continua depois da publicidade

É do oeste do Pará o campeão em agilidade na coleta de dados para o censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município de Faro, no Baixo Amazonas, foi o primeiro a recensear toda a população estimada no ano passado em cerca de 7 mil moradores. A informação foi levantada pelo Blog do Zé Dudu.

Ainda não se sabe ao certo qual a população oficial de Faro, uma vez que o IBGE não divulgou o dado e utiliza como parâmetro a população estimada em 2021. Mas a julgar pelo número de eleitores biometrizados e o total de alunos matriculados na educação básica, é possível afirmar que o total de moradores gire em torno de 8,8 mil, o que seria 27% acima da previsão inicial — a conferir esse “chute” do Blog do Zé Dudu após divulgação oficial do IBGE.

Além de Faro, estão com coleta de dados em finalização os municípios de Mocajuba, Limoeiro do Ajuru, Curuá, Palestina do Pará, Afuá, São João da Ponta, Aveiro, São Domingos do Araguaia e Pau D’Arco, todos os quais com avanço superior a 90% de contagem da população estimada. Por outro lado, Redenção, principal município do sul do Pará, é onde a coleta está mais atrasada, mesmo faltando poucos dias para o encerramento do censo.

Lá, de acordo com o mapa de coleta do IBGE, apenas 19,1% da população foi recenseada até o momento. Nas contas do instituto, é para achar em Redenção ao menos 86,3 mil habitantes. Os dados de eleitorado biometrizado somado ao de alunos matriculados na educação básica revelam 77,5 mil, número que não considera, evidentemente, crianças fora da faixa etária escolar e adultos que, embora residam em Redenção, não tenham título de eleitor local.

Na mesma situação de coleta atrasada estão os municípios de Curralinho, Novo Progresso, Melgaço, Novo Repartimento, Canaã dos Carajás, Santa Cruz do Arari, Itaituba, Santa Maria do Pará e Senador José Porfírio, todos com menos de 40% da população recenseada.

Municípios mais populosos

A maior parte dos municípios mais populosos do Pará, aqueles com mais de 100 mil habitantes, está com a coleta atrasada. O mais adiantado do grupo é Abaetetuba, onde 88,2% dos moradores já foram recenseados, o que dá aproximadamente 141 mil habitantes até o momento. Os dados de eleitorado biometrizado e matrículas levantados pelo Blog do Zé Dudu apontam uma população de, ao menos, 152 mil habitantes em Abaeté.

Outro que também está com a coleta entrando para a reta final é Marituba, onde 75,8% dos moradores já foram identificados pelos recenseadores. Já em Bragança a taxa é de 72,1% e em Barcarena, 70,4%. Tecnicamente, Marituba já passou dos 100 mil habitantes contados, enquanto Bragança e Barcarena estão quase lá.

Parauapebas, com 45,5% da população oficialmente contada, e Marabá, com 44%, estão entre os municípios onde a coleta está mais atrasada, tanto no grupo dos mais populosos quanto em nível de estado. No Pará, 60,7% da população já foi recenseada. No Brasil, até esta sexta-feira (18), 71,25% dos habitantes haviam sido oficialmente contados.