Estrutura da unidade do INSS em Parauapebas não comporta demanda

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Por Lícia Santos

Implantada há 11 em Parauapebas, a estrutura física do INSS em Parauapebas não tem acompanhado o acelerado crescimento da demanda no município, que atende também os municípios do entorno do Projeto Carajás, incluindo Canaã dos Carajás e Eldorado. É o que informa Ana Leandro, gerente de Agência da Previdência Social local, afirmando que apesar do esforço para que o atendimento seja realizado de maneira eficaz, a pequena quantidade de profissionais e o grande fluxo de pensionistas agravam a demora na prestação do serviço.

INSS

Atualmente o corpo de funcionários da instituição conta com apenas quatro servidores administrativos, dois assistentes sociais e cinco médicos peritos, muito pequeno para tamanha demanda. Segundo Ana, é necessário que aumente, o mais breve possível, o número de servidores da agência: “em uma cidade que cresce todos os dias como Parauapebas é comum ter tanta gente procurando os serviços do INSS. Então precisamos de mais pessoal pra atender todo esse povo que vem aqui”, comentou a gerente da agência, que realiza diariamente cerca de 150 atendimentos para os mais diversos serviços.

Ana Leandro comenta que existem vários procedimentos que podem ser feitos pelo número 135 (chamada gratuita) ou mesmo pelo site do INSS, entre eles o agendamento de perícia médica, entrada na aposentadoria por idade, por tempo de serviço, licença maternidade. Ainda segundo Ana, o uso destes meios facilitaria o atendimento, já que não mais seria necessária a busca pelos primeiros serviços.

Uma nova sede da agência esta sendo construída na avenida Canadá, no bairro Beira Rio, para que melhore o exercício das funções da instituição junto à população. A data de inauguração do novo espaço esta prevista para o mês de abril de 2014. Ana acredita que após a mudança de sede os atendimentos melhorarão bastante: “depois que o novo espaço estiver pronto tenho certeza tudo vai melhorar, assim vai ser possível aumentar o quadro de servidores”, finalizou Ana Leandro.

%d blogueiros gostam disto: