Estado e prefeitura assinam OS para construção do campus da Uepa em Parauapebas

O campus vai oferecer graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática, Engenharia de Software e Licenciatura Intercultural Indígena
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Durante videoconferência com a participação do governador Helder Barbalho (MDB), do prefeito Darci Lermen (MDB) e de representantes da mineradora Vale, aconteceu ontem, segunda-feira (12), a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras da construção do campus da Universidade Estadual do Pará (Uepa) em Parauapebas.

O prédio de dois pavimentos será construído em uma área de 4.554,57 metros quadrados, na Rodovia PA-275, com sala de aula e de tutorial biblioteca, laboratórios, lanchonetes, blocos de banheiros, administrativo, coordenação e salas de armazenamento e tecnologia da informação (TI).

A obra está prevista para ser entregue em 12 meses. Quando estiver pronto, o campus vai oferecer cursos de graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática, Engenharia de Software e Licenciatura Intercultural Indígena. A Uepa ofertará ainda dois mestrados: Ciências Ambientais e Ensino de Matemática.

A instituição já possui convênio com a prefeitura e oferta cursos de graduação e pós-graduação, por meio de Educação a Distância (EAD), e especializações em Gestão Pública, Saúde Coletiva e Teorias e Metodologias em Educação Básica.

“É uma luta de muitos anos. Pra nós, é fundamental a presença da Universidade Estadual do Pará aqui, pelo volume de conhecimento que vai trazer para a nossa juventude. Nosso município merece por tudo aquilo que representa para o Estado”, comemorou Darci Lermen.

Luiz Santiago, diretor de Relações Governamentais da Vale, disse que é uma satisfação integrar mais essa parceria com o governo do Estado e a Prefeitura de Parauapebas, compartilhando do “objetivo comum de atuar pelo avanço da educação e por contribuir para assegurar mais uma oportunidade de carreira universitária” para a população do sudeste do Pará.

O govenador Helder Barbalho destacou que não apenas Parauapebas vai ganhar com o campus: “A qualidade e a expertise que a Uepa traz, certamente, irá agregar valor à cidade, sendo mais uma oportunidade de ensino superior público, não só de Parauapebas, mas de Eldorado do Carajás, Curionópolis, Canaã dos Carajás e toda a região sudeste do Pará”.

(Fonte: Ascom PMP)