Estado do Carajás poderá vir a ter 53 municípios

Continua depois da publicidade

O Brasil pode ganhar mais 619 novos municípios se o Congresso aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2003, que devolve aos estados a competência para legislar sobre a criação e emancipação de municípios. O cálculo é do portal G1, que, com base em consultas as assembleias legislativas estaduais, identificou mais de 600 projetos de emancipação. Atualmente, o Brasil tem 5.565 cidades. Só no Estado do Pará são 26 projetos de emancipação.

O projeto de criação do Estado do Carajás prevê que o novo estado, caso seja aprovada a criação, será formado por 39 municípios, a saber:

Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Anapú, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás Conceição do Araguaia, Cumarú do Norte, Curionópolis, Dom Elizeu, Eldorado do Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Pacajá, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Tucuruí e Xinguara.

O novo Estado poderá ainda, caso seja aprovado os desmembramentos que estão em trâmite, receber mais 14 novos municípios, são eles:

Vila Mandi, que pretende se emancipar de Santana do Araguaia; Distrito de Bela Vista do Pará, que pretende se emancipar de D. Elizeu; Vila Cajazeiras e Vila Cruzeiro do Sul, que pretendem se emancipar de  Itupiranga; Distritos de Morada do Sol e Sudoeste, que pretendem se emancipar de  S. Félix do Xingu; Vila Brejo do Meio, Vila Paraguatins e Distrito de Santa Fé, que pretendem se emancipar de Marabá; Vila Nova Canadá, que pretende se emancipar de Água Azul do Norte; Distrito de Rio Vermelho e Vila São José do Araguaia, que pretendem se emancipar de Xinguara; Vila Bela Vista, que pretende se emancipar de Floresta do Araguaia; e, finalmente a Vila Novo Paraíso, que pretende se emancipar do município de São Geraldo do Araguaia  e levaria o Estado do Carajás a contar com 53 municípios.

13 comentários em “Estado do Carajás poderá vir a ter 53 municípios

  1. BENEDITO PESSOA Responder

    Os Estados que estão servindo como espelhos, que criação de estados gera desenvolvimento, tiveram emancipação de vilas e comunidades para municipios, é só ver o Tocantins com uma dimensão territorial e populacional de 1/5 do Estado do Pará, tem 139 municipios, o Pará 144, o avanço está ai,visivel. razão pela qual é só emancipar o grande numeros de vilas e distritos que estão a espera de emancipação.

  2. REVI Responder

    Eu quero que o estado de carajas seja emancipado e que a vila taboca (São Felix Do Xingu) tbm seja emancipado pois o estado de carajas e um estado rico em minerio ea nossa capital esta vivendo de nossa riquesa do sul do para e não fazem nada pra gnt aki do sul do pará o sul do pará e um dos maiores produtores de minerio,cacau,criação bovina e outros!
    Nois temos que ser independente..

  3. IVAN ANTUNES CALDEIRA Responder

    minha familia fala a lingua da P0lulaçao de Novo repartimento, ou seja, apoia a divisao do estado do pará, só assim muitos municipios como o nosso por exemplo vai sair do isolamento, analfabetismo, da falta de infra-estrutura e abrirá caminhos para a produçao e desemvolvimento… mas eu gostaria de saber: porque nao foi citado a VILA MARACAJÁ NEM A VILA BELO MONTE COMO CANDIDATAS A CIDADES?

  4. IVAN ANTUNES CALDEIRA Responder


    Nome (obrigatório):

    minha familia fala a lingua da P0lulaçao de Novo repartimento, ou seja, apoia a divisao do estado do pará, só assim muitos municipios como o nosso por exemplo vai sair do isolamento, analfabetismo, da falta de infra-estrutura e abrirá caminhos para a produçao e desemvolvimento… mas eu gostaria de saber: porque nao foi citado a VILA MARACAJÁ NEM A VILA BELO MONTE COMO CANDIDATAS A CIDADES?

  5. Vandemberg Ribeiro de Assis Responder

    ei vcs ai do Para me respondam uma coisa este Deputado estadual Celso sabino e o senador Flexa Ribeiro eles são da Capital Belem? se forem está explicado o porque um entrou no supremo contra e o outro com uma emenda na constituição, eu só bediria a vcs que moram no futuro estado que fiquem bem lembrado os nomes destes dois parlamentares. o nome é Celso Sabino e Flexa Ribeiro.

  6. Jair Responder

    Nós que moramos do lado direito do rio tocantins e fazemos parte ainda do municipio de Marabá,esperamos nos tornar em um municipio independente(Paraguatins),pois se isso não vier a acontecer;Tendemos a nos tornar nos próximos 10 anos em uma favela com entorno de 100 mil habitantes,devemos tudo isso aos prefeitos, vereadores e deputados que tem representado parte do municipio de marabá, pois os mesmos não conseguem enxergar as nescessidades do povo do lado direito do rio tocantins.por isso sonhamos com acriação de paraguatins.

  7. Vandemberg Ribeiro de Assis Responder

    Estou ansioso para que seja aprovado logo o Plebiscito para a criação do Estado do carajás, como tambem o Estado do tapajos, isso seria para nos aqui um desenvolvimento muito grande para essa região que muito esquecida pelas autoridades competentes do Pais.

  8. Jose Batista Responder

    A criação do novo Estado é importante para acelerar o desenvolvimento de toda a área do sul e sudeste do pará e principalmente das pessoas desta rica região, porém, deverá haver uma efetiva fiscalização do dinheiro publico através dos cidadãos, ministério público e dos tais tribunais: de contas do município e do estado. E que seja feita uma eleição direta para definir os representantes destes tribunais, uma vez que atualmente esses tribunais são completamente formados por políticos aposentados, POR ISSO CABE ESSAS MEDIDAS PARA QUE OS RECURSOS PÚBLICOS NÃO SEJAS JOGADOS NO RALO.

  9. Companheiro Responder

    Caro Ze Dudu, pra contribuir e colocar dois municípios nesta lista que já apresentam uma grande expextativa de emancipação dentro dos seus respectivos municípios são: Vila Taboca que devera ser emancipada do município de São Felix do Xingu e a Casa de Tabua (que por sinal é bem mais desenvolvida do que a própria sede do município) que devera ser emancipada do município de Santa Maria das Barreiras.

  10. Nome (obrigatório) Responder

    O Pará é lindo, grande, rico e importante para a economia brasileira, todavia, necessitamos com urgência de uma redivisão territorial, pois um estado da grandeza do nosso é quase impossível sua administração, portanto, temos que continuar acreditando nas autoridades que tratam da questão em pauta, só assim haverá desenvolvimento para a nossa região e uma explosão demográfica. sou a favor da redivisão. Pb.lc@hotmail.com

  11. Val-André Mutran Responder

    No Pará, pelo menos 80 novos municípios, distribuiriam com alguma sensatez, os recursos necessários para um avanço – inicial – do estado falimentar que o Estado Mãe, caminha a passo largos.
    Se Jatene, pelo menos der conta de fechar o custeio, seu governo não sairá esculachado.
    Mas, como sabemos, Economia é uma ciência exata, e milagres, ultimamente não são uma recorrência no Estado do Pará.
    Portanto, a saída, é a criação do Carajás e mais 80 Municípios.
    Quem viver, verá.

Deixe seu comentário

Posts relacionados