Entrevista com o vereador Adelson Fernandes (PDT)

Continua depois da publicidade

O vereador Adelson Fernandes, do PDT parauapebense, já lançou sua candidatura a pré-candidato do partido à prefeito de Parauapebas. O Blogger pretende postar, no futuro, entrevistas com todos os pré-candidatos em Parauapebas para que o leitor os conheça melhor e possa saber quem são. Acompanhe a entrevista do vereador concedida a Revista Olhares que está nas bancas:

Adelson Fernandes Em 2012 finaliza seu segundo mandato como vereador em Parauapebas. O Adelson Fernandes de hoje está melhor do que o jovem Adelson de 2004 em quais sentidos?

Em muitos sentidos, na questão da maturidade e experiência. Hoje sem dúvida, estou muito mais preparado e equilibrado do que quando comecei. Ao longo do tempo tenho aprendido muito e com certeza hoje, pelo que eu adquiri e absorvi, me coloco em uma posição de destaque dentro do cenário político. Agora sou um político que tem conhecimento de causa, experiência, e com isso o desenvolvimento do mandato e da campanha fica mais fácil.

Então você se considera um político mais maduro e pronto para qualquer batalha?

Prontíssimo. Estou pronto para qualquer batalha na questão eleitoral. Hoje tenho vários fatores que me favorecem em uma campanha. Um deles é o fato de ser conhecido, de as pessoas saberem quem é o Adelson e conhecerem o meu perfil, do que o Adelson é capaz e do que ele não é capaz. Esse conhecimento, essa intimidade que o povo tem com a minha pessoa vai facilitar bastante a minha campanha. Moro neste município há 27 anos. Aqui está a minha história, minha família e tudo o que eu tenho. Nesses mandatos eu mostrei com clareza qual o meu perfil de trabalho, a forma de atender as demandas da população e do município com seriedade, comprometimento e respeito, e isso eu tenho feito com muita determinação.

Qual foi a maior lição que você aprendeu em todo esse tempo?

Isso aqui foi uma escola muito grande, eu tive inúmeras experiências que eu não teria tido em nenhum outro lugar na minha vida. E uma lição grandiosa que eu tiro é que independente do local onde uma pessoa esteja dificilmente ela vai atingir a totalidade daquilo que planejava, mas quando você consegue fazer algo por esse ideal, mesmo que não seja tudo aquilo que você queria fazer, já é alguma coisa. Então, hoje eu tenho a convicção de que eu não consegui fazer tudo o que eu havia idealizado, tudo o que eu tinha pensado, mas eu consegui fazer alguma coisa em prol deste ideal. E essa alguma coisa com certeza foi significante, foi importante e a partir de agora isso que foi realizado vai continuar sendo executado, sendo feito ou por mim ou por outras pessoas que virão ocupar o meu lugar.

Dentre as suas ações qual ou quais que na sua avaliação poderia ter sido feita ou saído melhor?

Uma das coisas que eu lutei muito e defendi com muita convicção foi a qualificação profissional. Essa qualificação é extremamente importante para o nosso município e nós temos essa carência. A Vale e outras empresas precisam de profissionais qualificados e elas têm dificuldade para localizar essa mão de obra. Desde que eu entrei na Câmara eu levantei com muita veemência a bandeira da escola técnica profissionalizante, de dar oportunidade pro cidadão, pro jovem, pro trabalhador, para poder ter mais facilidade de entrar no mercado de trabalho. Essa foi uma batalha que eu tive alguns sucessos, mas não foi exatamente o que eu gostaria. Trouxe uma proposta interessante que é a da Escola Técnica Municipal, que inclusive existe em algumas cidades do Brasil como é o caso de Sete Lagoas. Eu fui conhecer pessoalmente essa escola e ela tem um conceito “A” pelo MEC, oferece mais de 30 cursos profissionalizantes e atende a demanda da cidade e da região. E essa seria uma alternativa para o nosso município. Como presidente da Câmara pude implementar diversos programas que mudaram de forma substancial aquela instituição, aproximando o povo daquele Poder. Mas sem dúvidas a obra do novo prédio do Legislativo foi a mais expressiva.

Como você avalia o atual governo de Parauapebas? Você se mantém como oposição?

O governo atual é um governo que empacou e que está parado. Ele não tem atendido de verdade o anseio da população, o governo que inverteu as prioridades, decidiu atender os compromissos dos financiadores de campanha, dos empresários em detrimento de uma grande maioria que é a população e com isso nós estamos sofrendo e pagando um preço muito alto. Você vê aí esses últimos quatro anos de governo, não se vê obras substanciais, não se vê um trabalho por parte do Executivo, do prefeito que possa ter a notoriedade que deveria ter, pela arrecadação que o município tem. Ano passado tivemos uma média de arrecadação de 65 milhões por mês e isso não foi traduzido em benefícios, não foi traduzido em obras e qualidade de vida para a população. Nossa cidade atrasou e está caminhado para o atraso. É essa a realidade, eu gostaria muito que esse governo tivesse dado certo, tivesse acontecendo de fato aquilo que o povo esperava que acontecesse, com isso seria bom pra mim, pro governo, pro povo.

Você se considera um nome forte para concorrer a Prefeitura de Parauapebas?

Sou oposição. O meu partido foi o único na história de Parauapebas que foi lá e entregou uma secretaria, entregou os espaços, entregou todas as nomeações que foram dadas pelo governo por acordo político. Nós fomos lá e entregamos porque não concordávamos com a forma que o município estava sendo administrado. Nós não concordávamos com o desmando por parte do governo e de alguns secretários, além da falta de compromisso com o povo. Então por isso o partido entregou e por diversas vezes já nos ofertaram esses espaços, mas em nenhum momento houve a possibilidade de retornar. Então vamos continuar fazendo oposição, apresentando para a população uma nova proposta, um novo projeto para que assim o povo tenha aí alternativas de escolha.

Quem será ou serão seus principais adversários nesse pleito?

Os partidos estão se mobilizando e articulando para apresentar os seus nomes. Aparece uma lista de cerca de 10 candidatos a prefeito e na verdade eu não tenho nenhuma preocupação. Esta é uma oportunidade para o povo escolher, comparando a pessoa do Adelson, a história, a família, enfim, comparar em todos os sentidos com os demais candidatos. Eu não estou preocupado com os meus adversários. Eu terei uma campanha extremamente diferenciada. Em algumas campanhas o dinheiro estará muito presente, a minha campanha não será assim. Pretendo fazer uma campanha pé no chão, olho no olho, caminhado pelas ruas e me comprometendo em ser o prefeito de Parauapebas e fazer as mudanças que a cidade precisa. Não vou comprar voto de ninguém, como nunca fiz. Não vou fazer aliança com o diabo, como fazem alguns políticos para poderem ganhar uma eleição, endividando por completo o nosso município e depois não poder governar. Essa realidade acontece em nosso município e no Brasil como um todo. O prefeito vai para candidatura e por trás ele tem os financiadores de campanha e esses financiadores têm uma ganância sem limites e vão querer tirar tudo e mais um pouco do município, o que sobrar fica para o povo. Essa figura do financiador eu não vou colocar na minha campanha. Vai ser uma campanha modesta, mas arrojada. Vamos ter disposição, otimismo para trabalhar, nos empenhar, caminhar nas ruas, nas praças, nas feiras e na zona rural de peito aberto, de cara limpa e nos comprometendo com o cidadão.

29 comentários em “Entrevista com o vereador Adelson Fernandes (PDT)

  1. Nome (obrigatório) Responder

    Parauapebas, como qualquer outra cidade, precisa de homens sérios e comprometido com a população. Como antigo petista, que ajudei construir esse partido no nosso Município, na esperança de colocar em prática, um governo sério, alicerçado de honestidade e comprometimento com a população, hoje me entristece, em ver, uma administração banhada de mercenários do poder público, e que tem como lógica, só e sometne só, a farra com o dinheiro público, em detrimento do desenvolvimento do nosso querido Parauapebas.
    Você, companheiro Adelsom, é a esperança de dias melhores para o nosso povo. Se mantenha sobre a base da seriedade e honestidade que lhe é peculiar, que com certeza, a sua vitória nas eleições que virão, será a oportunidade para resgatarmos os valores de uma administração séria e competente para o nosso Município.

  2. vitória Responder

    “E ISSO AÍ ADELSON EM 2012 VAMOS JUNTOS COMEMORAR UMA GRANDE VITÓRIA.NÃO CONHEÇO VC PESSOALMENTE MAIS PELO SEU TALENTO VOU APOIAR VC.CONTE COMIGO O MEU NOME TEM UM SIGNIFICADO POSITIVO ACREDITE.

  3. Kátia Responder

    Você é joven tem todo talento para administrar essa cidade que está jogada p cobras.Adelson confie na sua vitória e com todo apoio da minha família e os demais……..

  4. carlas henriq Responder

    ADELSON TEM HISTORIA NESTA CIDADE A FAMILIA DE MORA AQUI E CONHECO TODOS E DIFERENTE DE OUTROS QUE AGENTE NAO CONHECE NAO SABE DE ONDE VEIO ESTOU COM VOCE ADELSON

  5. pastor valdenir Responder

    ADELSON conheco desde quando foi o fucionario mais novo da CVRD com 12 anos de idade tambem o vereador mas novo e mas votado adelson que deus te aconpanhe boa sorte

  6. Simone Castro Responder

    Deus está sempre do lado dos justos sem dúvidas caminha junto com você.Lute sempre pelos seus objetivos por que com certeza eles serão alcançados.Parabéns Adelson

  7. Benedito Faustino Responder

    Conheço ADELSON desde 1996, dispensa comentário, sua vida profissional e familiar, pois uma pessoa que trabalha desde criança, teve sua carteira de trabalho assinada aos doze anos de idade, já diz tudo. Na política foi eleito vereador por 2 vezes, como um dos mais votados da região, é dedicadíssimo na pratica e no aprendizedo da política, hoje em Parauapebas, ninguem entente mais de política do que ADELSON, ninguem conhece mais as necessidades da população o que ADELSON, como presidnte da câmrara, revolucionou, reservou recursos para a construção do prédio do Legislativo, atualizou os salários dos servidores, que havia mais de 5 anos sem a devida atualização, realisou concurso público, diponibizou plano de saúde, vale transporte e outros serviços essenciais, para os servidores. ADELSON está realmente preparado para ADMINISTRAR Parauapeba, tem visão de futuo, é determinado, jovem com conhecimeno de causa. VAMOS LÁ ADELSON. A POPULAÇÃO PRECISA DE GENTE COMO VOCÊ.

  8. Didi Responder

    Para Parauapebas Adelson é a melhor opção, basta compararmos com os outros candidatos, ele tem história no município, família pioneira e sempre esteve ao lado do povo quando ele mais precisou.

    Eu e minha família estamos com você nesta luta, conte conosco, você chegará a vitória e será o futuro prefeito de Paraupebas!

  9. Didi Responder

    Para Parauapebas Adelson é a melhor opção, basta compararmos com os outros candidatos. Pois Adelson tem história, família pioneira na cidade, sempre esteve presente no município ao lado da população.

    Jovem de garra e de luta, é o que a cidade precisa.
    Adelson, eu e minha família estamos com você nessa luta, conte conosco porque concerteza você chegará a vitória e será o futuro prefeito de Parauapebas.

  10. Servidora HMP Responder

    Caro Ze Dudu!
    Conheço o vereador Adelson, há 15 anos, acredito que é o melhor candidato para nossa cidade pelo seguinte:
    Melhor trajetória política, o que lhe habilita em conhecimento da Administração Pública;
    É cidadão parauapebense, jovem, inteligente, criativo e têm HUMILDADE ;
    Jovem de família integra e honesta, trabalhadora e temente a DEUS;
    Merece um voto de confiança em 2012.
    Quanto ao anônimo 1, vai algumas informações para que o mesmo possa avaliar.
    Enquanto o Evaldo-PDT, esteve a frente da SEMSA, o custeio do hospital municipal nos 06 anos nunca passou de 5.000.000 ( ano), a “ gestão inovadora” repassou para o mesmo HMP, 26.000.000 ( Abril-Dezembro) através da OSCIP “BEM DE VIDA” , aos resultados:
    Em 2010 a taxa de mortalidade hospitalar na clínica médica era de 1,38% em 2011 – 1,83%; Clínica Médica 2010 – 5,19% em 2011-7,35%; Pediatria 2010-1,67% em 2011 – 2,89%;
    A média de permanência em 2010- 4,4 dias em 2011-4,6 dias , em 2010 foram 84 óbitos em 2011 118 óbitos . Fonte da Informação: datasus- SIH – Sistema de Internação Hospitalar;
    A gestão inovadora já pagou 19.000.000 dos equipamentos do novo elefante branco da cidade, e não têm 2.000.000 para equipar as unidades que o Evaldo-PDT, deixou pronta a do Jardim Canadá e bem encaminhadas a do Liberdade II e Bairro da Paz.
    Os funcionários são tratados com desrespeito e humilhação, a ultima da atual gestão foi mandar punir os ACS- Agente comunitário de saúde porque os mesmo não quiseram participar de um MEGA BADALADO EVENTO, organizada pela comunicação, com ações que pouco impactarão na diminuição da DENGUE no município!
    Só pra lembrar: morte materna, descanso com pacientes no HMP e uma desmotivação em massa dos servidores.
    É por estas e outras que CLAMO: Ai QUE SAUDADES DOS INCOPETENTES DO PDT!.

  11. José de Castro Responder

    Sobre o primeiro comentário: Secretaria da Saude pior secretaria do governo. ´´É obvio que melhorias depende de orçamento”. O Sampaio Correia não é campeão é por que não tem verba – se tivesse estaria com Messi, Ronaldinho, Neimar… enfim as secretarias dos partidos de apoio ao governo esbanjavam orçamento . Veja só: As secretarias do PT Agricultura elegeu Zé Alves e Miquinhas; a Adninistração o Raimundo Vasconcelos, Obras o Woner – tirando o Wonner – pessoa ungida e boa pela própria natureza os demais (dendáguas) foram a reboque dos volumosos orçamentos das secretarias que os apoiaram. Olha a Secretaria de obras tem o luxo de fazer a mesma ponte (Av. Liberdade) várias vezes. O novo prédio do hospital com planta errada e depois do esqueleto no quarto pavimento o prefeito assumir que a planta não era de um hospital (planta errada); Fazer uma quadra de esporte no local onde qualquer hora vai ter que passar uma avenida (entre chacara do sol e rua São Paulo) para desafogar a cidade nova. A Secretaria de Obra Goza de um orçamento de da o luxo de fazer a maior obra de saniamento básico do sul do Pará – mais de 30 milhões – no inverno …isto mesmo – no inverno – no inverno – no inverno – que tem historico de cheias e alto indice pluviometrico – nenhum cidadão que tem que trabalhar para poder construir sua propria casa não arrisca deixar as aguas carregarem a medade do cimento e arreia e esperam o verão. “como diz o sabio um ceramista amigo meu – para este secretário se fizer dinheiro de barro não dá tempo prá secar. -Ah bom – este secretário do prédio do hospital, da quadra, das pontes do saneamento sobre a época de chuva é o menos ruim candidato que concorrerá a Prefeitura, apoiado pelo atual prefeito – “Nem fazendo dinheiro de barro”

  12. Alguem desmotivado, Responder

    Continuar com o atual governo nao dá. Voltar para o grupo da BEL nao resolve. Esse VALMIR, velho mentiroso, aliado do Governador Jatene, nem pensar. É voce mesmo ADELSON.
    Eu também, estava pensando em nao votar nessa eleiçao. Voce ganhando vai ter a oportunidade que o DARCI teve e nao consegui levar em frente. Montar um governo sem rabo preso.

  13. ROMERO REIS Responder

    Veradadeimente eu como eleitor de parauapebas analisando todos os pré-canditados, o Vereador Adelson é o mais preparado para administrar essa cidade,por quais razões?e jovem,tem coragem,existir verdade nas suas palavras,e transparente,determinado no que busca,tem visao do futuro,nao e uma pessoa de momento,e ja demonstrou ter experiência politica,sâo requisitos primordiais para um bom admistrador,entao populaçâo de parauapebas vamos dar oportunidades para o novo,vamos renovar,mudanças,o pt,bel mesquita,ja mostraram o que são capazes de fazer como prefeitos,nâo vamos continuar na mesmice política, esse é o ano da renovação;Esse Ano e de 2012 é 12,é PDT é Adelson como Prefeito de Parauabebas.

  14. Simone Castro Responder

    Adelson Parauapebas esta precisando de Politicos igual a voce, sem duvidas vc é a pessoa mais indicada para administrar essa cidade. Parabéns pelo seu trabalho em prol da população Parauapebenses.

  15. Adão Responder

    Muitas coisas torna o Adelson como o melhor candidato para Parauapebas. O mesmo teve a iniciativa em grandes obras, como a nova Câmara Municipal, um projeto grandioso e vai poder fazer muito mais por Parauapebas transformando em um canteiro de obras.
    Sempre esteve ao lado do povo, lutando pelos seus direitos e descasos da administração.

    Por essas e muito mais razões que Adelson é o melhor para Paraupebas!

  16. jose alves mendes Responder

    O Adelson é gente da gente e dentre os propensos pré-candidatos, se mostra o mais bem preparado, é só compararmos pra ver. O Valmir se aliou com o governador Simão Jatene, o carrasco da criação dos novos estados de Carajás e Tapajós, sendo contrário a divisão. O Coutinho representa a continuação de um governo que não deu certo e que queremos mudar. A Bel não acompanhou de perto nem lutou por mudanças no município nos últimos anos, “caindo de paraquedas” em um cenário eleitoral.

    Muitas coisas torna o Adelson como o melhor candidato para Parauapebas. O mesmo teve a iniciativa em grandes obras, como a nova Câmara Municipal, um projeto grandioso e vai poder fazer muito mais por Parauapebas transformando em um canteiro de obras.
    Sempre esteve ao lado do povo, lutando pelos seus direitos e descasos da administração.

    Por essas e muito mais razões que Adelson é o melhor para Paraupebas!

  17. Nome (obrigatório) Responder

    VAI EM FRENTE ADELSON PARAUAPEBAS PRECISA TER UM PREFEITO JOVEM DE GARRA E COMPETENTE E QUE REALMENTE TENHA AMOR POR ELA, NINGUEM TEM DUVIDAS QUE MAIS DIAS OU MENOS DIAS VC SERÁ O PREFEITO DESTA TÃO PENALIZADA CIDADE.

  18. Augusto Responder

    Trabalhei com Adelson por muito tempo, ele sempre foi um amigo cordial e muito comprometido.
    O vêjo como um bom vereador e acredito que séra um grande prefeito.

  19. Nome (obrigatório) Responder

    Conheço Adelson á 15 anos e acompanhei de perto sua evolução na política de Parauapebas; Convidado pelo então presidente do PDT Evaldo Benevides e o Dep. Federal Geovanni Queiroz se filiou ao PDT em 1998, logo assumiu a presidência da JS-PDT (Juventude Socialista do PDT), com apenas 22 anos saiu candidato a vereador em 2000 com 326 votos sendo suplente do vereador Altair (PDT).
    Participou como coordenador de campanha em 2002 da candidatura a Dep. Federal do Evaldo em 2002.
    Em 2004 candidatou-se mais uma vez a vereador, sendo eleito e mais votado no sul e sudeste do Pará com 2.489 votos e o vereador mais jovem de Parauapebas .
    O vereador em 2008 já era respeitado e reconhecido por todos os partidos e conhecedores de política da cidade. Mostrando na campanha o seu trabalho feito em seu mandato e foi reeleito com 2.262 votos (3,32%).
    Eu conheço a sua história, pois estar aqui a 27 anos, não e preciso ir lá no Rio Grande do Sul para conhecer sua vida é só perguntar a quem estar aqui a mais tempo.
    Adelson você sempre demonstrou respeito, companheirismo, comprometimento e acima de tudo fidelidade com PDT, amigos e com o povo de Parauapebas.
    Adelson conte comigo, estaremos juntos nessa batalha em busca de uma Parauapebas melhor para todos
    Jales Pereira.

  20. anonimo Responder

    Eu tenho umas perguntas pro nosso candidato.
    1- Sr. Adelson o PDT ficou a frente da secretaria de saude durante 6 anos e foi notorio que a saude foi uma das piores secretarias durante o tao ruim mandato do Darci. O sr se for prefeito vai deixar no mesmo nivel de antes e ate mesmo quem sabe voltar com EVALDO?
    2- O sr vai vir mesmo como prefeito ou vai fazer uma marolinha como seu irmao (JB) fez na eleição passada pra tentar receber uma graninha dos outros canditatos?

Deixe seu comentário

Posts relacionados