Empreendedores de Canaã dos Carajás participam de capacitação para fornecedores

Projeto realizado pela Associação Comercial de Canaã em parceria com a empresa Construtora Barbosa Mello reúne 50 empresas locais.

Continua depois da publicidade

Com objetivo de preparar empreendimentos locais para fornecer seus produtos e serviços às empresas de grande porte, a Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (ACIACCA) em parceria com a Construtora Barbosa Mello, realiza o evento ‘Capacitação de Fornecedores 2023’. A ação conta com o apoio da Vale, por meio do Programa Partilhar, que tem como objetivo incentivar a cadeia de fornecedores para fomentar compras locais e gerar novos negócios.

Cerca de 50 empresas de Canaã se inscreveram para participar do projeto que iniciou na semana passada com a realização de um treinamento de marketing, onde os empreendedores locais conheceram técnicas para criar e gerar valor da sua marca e atender as necessidades do mercado nacional.

Esta semana, foram realizadas palestras que oportunizaram aos empresários locais aprimorar suas habilidades em diversas áreas como apresentação, marketing, oratória, atendimento, vendas, precificação, portfólio. No total, 14 palestrantes trouxeram informações para auxiliar o empresário na hora de fechar negócios.

A advogada, pós-graduada em Direito Empresarial, Thais Albuquerque, foi uma das palestrantes do evento. Há 5 anos atuando em desenvolvimento humano, treinamento de equipes e liderança, ela falou sobre o tema: Excelência em Atendimento. ” Essa semana foi muito importante porque nós tivemos palestras que ajudaram a desenvolver ainda mais o empresário naquelas habilidades e competências necessárias para eles participarem do cadastro de fornecedor, apresentar bem a sua empresa, seu portfólio, seus serviços e produtos. Fazer ajustes para entender melhor sua precificação e saber se eles vão conseguir fornecer com lucratividade, se haverá retorno. Quais os investimentos que eles precisam fazer no negócio dele para se capacitar e atender uma empresa do porte da Construtora Barbosa”, destacou Thais.

A empresária Rafaela Martins da empresa Bravo Comunicação e Gráfica participou das palestras e parabenizou a iniciativa da ACIACCA e da Construtora Barbosa em criar condições para que as empresas de Canaã tenham as mesmas oportunidades que as empresas de grandes centros. “Essa iniciativa é uma forma de impulsionar o crescimento das empresas locais e fortalecer a economia da região, possibilitando um comércio mais justo e equilibrado entre empresas de diferentes tamanhos. O programa de treinamento é um investimento a longo prazo que trará benefícios tanto para as empresas locais quanto para as empresas nacionais envolvidas. É uma oportunidade única para o desenvolvimento do empreendedorismo local e a conexão com o mercado nacional”.

Para o presidente interino da ACIACCA, Adenelson Botelho, criar um ambiente de negócios é fundamental para que os empreendedores entendam onde seus negócios estão inseridos, ajudando na tomada de decisões e na maneira como vão guiar os passos da empresa. “A ACIACCA vem se destacando a cada dia na ampliação de treinamentos e rodada de negócios e com estas ações, estreitando laços entre o fornecedor e consumidor. Hoje, o mercado muda constantemente e é preciso acompanhar as novas tecnologias, novas formas de consumo e tipos de mercado. Lojas que não vendem online estão perdendo clientes, serviços estão sendo substituídos por robôs e máquinas. Quem não acompanhar a mudança, pode perder o negócio”, pontuou Adenelson.  

A Construtora Barbosa Mello (CBM) começou em 1958, em Belo Horizonte (MG) e hoje realiza obras de norte a sul do Brasil. O gerente de contratos da CBM, Rodrigo Vilela, falou sobre a iniciativa em fomentar o empreendedorismo local. “O objetivo da Construtora Barbosa Mello é fortalecer o empreendedorismo, que é fundamental para o desenvolvimento econômico de qualquer região. Por isso, a parceria com a Aciacca além de contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade, garantindo a capacitação de empreendedores locais, pode gerar benefícios sociais, como a criação de empregos e abertura de pequenas empresas. A CBM entende que, ao fomentar novos negócios em Canaã dos Carajás, a comunidade ganha estímulos para se tornar mais autossuficiente, assegurando o desenvolvimento sustentável de sua economia”, enfatizou Vilela.

O evento encerra nesta sexta-feira (28) com a Palestra ‘Controladoria Barbosa’ e a Rodada de Negócios, no auditório da ACIACCA. Após as palestras, as empresas participantes continuarão recebendo um trabalho de assessoria desenvolvido pela associação comercial, até a entrega do portfólio.