Em Canaã, pais e alunos recebem orientação de acesso à plataforma digital de estudo

Mas a Prefeitura ainda não tem dados de quantos, dos quase 12 mil alunos, têm acesso à internet

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Educação de Canaã dos Carajás realiza nesta sexta-feira, 24, o “Plantão Pedagógico” em todas as escolas do município para auxiliar os pais e alunos sobre o acesso à nova plataforma de estudo. A prefeitura adquiriu o G-Suíte, do Google for Education, para as atividades realizadas em casa, por meio remoto.

Segundo a Secretaria, os pais e responsáveis já receberam o material com orientações, login e senha para acesso ao serviço, mas para tirar as dúvidas, foram montadas equipes que estarão de plantão nas escolas até o dia 31 de julho.

A rede municipal de ensino tem quase 12 mil alunos matriculados na zona urbana e rural. Apesar de adquirir a ferramenta recentemente, a prefeitura informou que ainda não tem os dados de quantas famílias têm acesso à internet para utilizar a plataforma digital.

A realidade de muitos pais é que o acesso à internet se limita a pacote de dados móveis de celulares. Embora, a prefeitura tenha informado que o conteúdo da plataforma exige o consumo baixo, muitos pais de famílias não têm condições de pagar pela internet caso o consumo exceda o limite. O Blog do Zé Dudu questionou se haveria alguma ajuda de custo aos alunos, mas a prefeitura informou que “estão em conversa com algumas operadoras de telefonia pra liberar o sinal para as atividades mas, nada certo ainda”.

De acordo com a Secretaria de Educação, os alunos que não têm acesso à internet, continuarão buscando as atividades impressas nas escolas. As turmas também recebem o conteúdo para os estudos, através do Whatsapp, com apoio de um professor tutor para direcionamentos e contato com a família. As atividades são passadas semanalmente e os coordenadores técnicos conduzem os trabalhos com os coordenadores pedagógicos.

A prefeitura informou que após a retomada das aulas presenciais, a plataforma do Google continuará sendo utilizada como parte do Programa Municipal Escola Interativa, previsto no Plano Municipal de Educação.