Em Belém e Ananindeua, já são mais de 400 agendamentos para a instalação da nova parabólica digital

Siga Antenado segue com as instalações na capital, mas prevê a abertura para novas cidades da Região Metropolitana

Continua depois da publicidade

Desde agosto deste ano, as cidades de Belém e Ananindeua vêm realizando a migração e modernização das suas antenas parabólicas tradicionais para o modelo digital. Cerca de 409 moradores já agendaram seu atendimento, com uma expectativa de que 2 mil famílias sejam beneficiadas com o kit de instalação da nova parabólica apenas na capital. A troca é feita de forma gratuita.

Criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Entidade Administradora da Faixa (EAF), ou Siga Antenado, como é popularmente conhecida, está à frente do processo. Formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, é de sua responsabilidade apoiar a população durante a substituição do sinal utilizado tradicionalmente para o das parabólicas digitais.

A aposentada Maria de Nazaré Souza, 70 anos, residente de Ananindeua, foi uma das contempladas com a instalação gratuita da parabólica digital. Ela conta que, assim que soube do processo de mudança, resolveu fazer seu agendamento, porque queria ser uma das primeiras beneficiárias a ter seu equipamento trocado e, principalmente, porque sua televisão não funcionava muito bem em todos os canais. “Tinha canais que só era chiado, não dava pra ver a imagem direito, nem ouvir absolutamente nada. Com esse novo kit que recebi, todos os canais estão pegando perfeitamente”, afirmou Dona Maria, elogiando sua nova antena.

O benefício está direcionado para aqueles inscritos em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), devendo ter em sua residência uma parabólica tradicional, instalada e funcionando. É necessário, no entanto, estar atento ao modelo da antena. As antenas digitais internas – aquelas instaladas ao lado da TV – ou as externas, instaladas no telhado, que já tenham acesso à TV Digital ou TV por assinatura, não precisarão ser trocadas.

“A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi,” explica o presidente da entidade, Leandro Guerra. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.

Mais informações, assim como a realização do agendamento, estão disponíveis pelo número 0800 729 2404, ou acessando o site da Siga Antenado.

Limpeza de faixa e sinal interrompido

Além das trocas de aparelhos em localidades próximas da capital do estado, e com a aceleração da implantação da internet 5G, a previsão é de que logo as regiões metropolitanas de Belém também estejam na fila para dar início ao processo da limpeza de faixa – uma mudança de frequência necessária para evitar interferências.

A substituição é necessária também porque, em breve, o sinal das parabólicas tradicionais será interrompido para dar lugar ao sinal 5G, que irá operar na mesma frequência (Banda C). Assim, quem utiliza o serviço de TV deve fazer a mudança para continuar recebendo o sinal de TV aberta, com qualidade de imagem e som, sem interferências.