Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esportes

Dupla de Parauapebas dá o troco e vence torneio na Praia de Marabá

Fernando Lira e Everton venceram Gordinho e Karen na final de futevôlei em jogo marcado por muita técnica, estratégia, cansaço e câimbras
Continua depois da publicidade

O sol em Marabá brilhou mais forte neste domingo, 22, para a dupla de Parauapebas Fernando Lira e Everton Tenório, que venceu o mais disputado torneio de futevôlei na Praia do Tucunaré até hoje. Foram 32 duplas inscritas em duas categorias e, na principal, Fernando Lira e Everton derrotaram os marabaenses Klevisson Renan Paixão (Gordinho) e Karen Alencar num jogo marcado por muita técnica, mas também por cansaço, câimbras e lesão.

Em 2016, conforme Fernando Lira relembra, Karen e Gordinho foram a Parauapebas e venceram a dupla da casa em um torneio comemorativo. “Agora a gente fez o mesmo aqui”, destacou ele, que elogiou Karen e até fez um gesto de homenagem a ela ao final da partida, ajoelhando-se e reverenciando a atleta adversária.

Após várias partidas eliminatórias atropelando os oponentes no sábado e domingo, os finalistas fizeram o confronto por volta de 16h30. Eles brindaram a expressiva torcida que compareceu às arquibancadas cobertas com uma aula de bom futevôlei. A velocidade do jovem Everton combinava com a experiência e equilíbrio de seu parceiro Fernando Lira, de 45 anos de idade. Do outro lado da rede, Karen e Gordinho também tinham suas armas. A força e altura do rapaz combinavam perfeitamente com a leveza, sutileza e toque de bola refinado da única mulher na competição.

O jogo, como era de se esperar, foi equilibrado do começo ao fim, com as duas duplas se revezando à frente do placar. Na reta final, porém, depois de sucumbir duas vezes – uma para atendimento de Karen, que jogou com o joelho lesionado e depois com duas câimbras nas panturrilhas de Gordinho – Fernando Lira e Everton administraram o jogo e encaminharam a vitória. A dupla Vitor Barros e Juninho completou o pódio e ficou em terceiro lugar. Todos receberam premiação com troféus e dinheiro.

Preste a completar 46 anos de idade (aniversaria em agosto), Fernando exibe uma barriga que só acredita que ele joga em excelente nível técnico quem o vê em quadra. Em 26 anos de futevôlei, o “coroa” já jogou no Amazonas e Roraima e venceu competições em várias partes do País. Atualmente, disputa a Liga Maranhense e a Copa Pará, representando Parauapebas, com o apoio do Docenorte.

Veja também:  Imperatriz conquista o título da I Copa Interestadual de voleibol adulto masculino

Já seu parceiro, Everton Tenório, tem 28 anos de idade, começou a jogar aos 15 anos nas praias de Maceió-AL, e está morando em Parauapebas há um ano, onde trabalha no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Juntos, já disputaram três competições: no dia 10 de maio deste ano foram campeões de um torneio em celebração ao aniversário daquele município; em 6 de junho foram vice-campeões do torneio Arena Beach, em Canaã dos Carajás; e agora venceram a Copa Tucunaré, em Marabá, da qual são bicampeões.

O atleta destaque no futevôlei foi Fernando, de Moju, enquanto Karen foi coroada como “Rainha da Praia” por sua bela performance ao longo da competição.

Voleibol

No voleibol, os campeões foram os marabaenses Rômulo e Tavares, que disputaram a partida final contra Maxilam (Parauapebas) e Santiago (Marabá).

A Copa Tucunaré é organizada pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que montou uma arena bem estruturada na praia. Neste final de semana, duas redes foram montadas para acelerar as disputas de voleibol e futevôlei, com duas arquibancadas, água gelada para os atletas e chuveiros. “Estamos oferecendo aos competidores inscritos a estrutura mínima para uma disputa saudável. A torcida compareceu e vibrou muito durante as partidas. No próximo final de semana teremos outras modalidades em disputa. No futevôlei, tivemos um recorde de participantes, com 32 duplas entre iniciantes e principal”, disse Eloi Ribeiro, secretário municipal de Esportes.

No próximo final de semana, o último das férias de julho, a arena da Praia do Tucunaré vai receber torneio de handbeach e ainda Open de Fisioculturismo, além de ginástica funcional e zumba, que ocorrem todos os domingos.

Ulisses Pompeu – de Marabá

Deixe uma resposta