Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Cinco empresas vencem primeira licitação para o Distrito Empresarial de Canaã

A expectativa inicial é e que 400 postos de trabalho sejam gerados com as empresas em atividade. Nos próximos 60 dias nova rodada  licitatória será realizada e mais 17 empresas concorrerão.

A assinatura dos contratos aconteceu na noite deste sábado (29), no palco da 3ª Fencan (Feira de Negócios de Canaã dos Carajás). Representantes das cinco empresas vencedoras da primeira licitação estiveram presentes, junto com o prefeito Jeová Andrade, entre outras autoridades. As empresas são: Vix Transportes, U&M, Alvorada Mangueiras, AC & Construtora; e CST Construservice. Elas já estão liberadas para se instalar e atuar no Distrito Empresarial “Antônio José de Araújo”, inaugurado no início deste ano.

Segundo Jeová Andrade, a expectativa inicial é de que 400 novos postos de trabalho sejam gerados com as empresas em atividade. “Uma das nossas maiores prioridades é a geração de emprego e renda em Canaã. Sabemos que esse é um importante passo e uma conquista para todos nós. A nossa meta é alavancar o desenvolvimento econômico de Canaã e vamos conseguir”, pontuou.

Para conceder o terreno, o governo levou em consideração requisitos técnicos como a formação de cadeia de fornecimento de matéria prima renovável e com potencial de ser produzido no município, empresas com certificação internacional de compromisso ambiental, entre outros. Essas condições não são desclassificatórias, porém servem para classificar as empresas durante a concorrência.

Dotado de infraestrutura completa, com asfalto de qualidade, água, tratamento de esgoto, energia elétrica e até heliporto, o Distrito vai poder abrigar empresas de ramos diversos e conta com um parque industrial, de serviços e logística, e mais dois polos: o da pequena indústria e da educação, preparado para receber instituições de ensino.

A área foi utilizada pela mineradora Vale para realizar a estocagem de estruturas e montagem de 109 módulos que compõem a usina de processamento da mina de S11D, inaugurada em 2016. Com o início da operação da extração mineral, a estrutura foi doada à prefeitura em outubro de 2017. Nos próximos 60 dias uma nova rodada licitatória será realizada onde mais 17 empresas concorrerão.

Canaã dos Carajás

Prefeitura de Canaã abre primeira concorrência para lotes do Distrito Empresarial

Primeira etapa das concessões destina-se a terrenos do Polo da Indústria, Serviços e Logística para médios e grandes negócios com prazo de 20 anos

A primeira etapa das concessões para o Distrito Empresarial de Parauapebas acaba de ter concorrência aberta pela Prefeitura de Canaã dos Carajás. Ela destina-se a terrenos do Polo da Indústria, Serviços e Logística, para médios e grandes negócios. O prazo de concessão será de até 20 anos, prorrogável por períodos iguais ou sucessivos.

Segundo o edital, que está no Portal da Transparência da Prefeitura de Canaã, a visita técnica acontecerá no dia 18 de setembro e a licitação, em 25 de setembro.  Os interessados deverão acessar o documento que contém todas as informações para a concorrência. Segundo técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que está gerindo o Distrito, empreendimentos de diversas áreas já manifestaram interesse em se instalar no local.

O prefeito Jeová Andrade comemorou o progresso do Distrito Empresarial: “Melhores dias estão por vir. Novos empregos e novas perspectivas serão geradas a partir desse local”, prevê.

Dotado de infraestrutura completa, com asfalto de qualidade, água, tratamento de esgoto, energia elétrica e até heliporto, o local vai poder abrigar empresas de ramos diversos. A área foi lançada em 2 de fevereiro de 2018. Conta com um parque industrial, de serviços e logística e mais dois polos: o da pequena indústria e da educação, preparado para receber instituições de ensino.

A área foi utilizada pela mineradora Vale para realizar a estocagem de estruturas e montagem de 109 módulos que compõem a usina de processamento da mina de S11D, inaugurada em 2016. Com o início da operação da extração mineral, a estrutura foi doada à prefeitura em outubro de 2017.

Loteamento do distrito está aprovado

Na última segunda-feira (7), o Conselho de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cohad) aprovou o loteamento da área, que compreende o Distrito Empresarial. Isso significa que o terreno está de acordo com a legislação municipal no que tange ao padrão das vias, pavimentação asfáltica, área institucional e de uso comum, sistema de drenagem de águas pluviais, entre outros.

comércio

Com bom público, distrito empresarial é lançado em Canaã dos Carajás

Evento de lançamento reuniu autoridades da política e empresários de toda a região

Agora é oficial: o Distrito Empresarial Antônio José de Araújo foi lançado na tarde desta sexta-feira (2) em Canaã dos Carajás. O empreendimento deverá abrigar empresas de pequeno, médio e grande porte. Para o lançamento do complexo empresarial, a presença do público surpreendeu a todos. O auditório reservado para o evento ficou completamente lotado e muita gente precisou acompanhar em pé a cerimônia oficial de lançamento. Algumas autoridades políticas estiveram presentes, entre elas, o prefeito Jeová Andrade, o vice Alexandre Pereira e os deputados estaduais Gesmar Costa e João Chamon.

Com mais de um milhão de metros quadrados, o tão sonhado Distrito Empresarial de Canaã dos Carajás nasce com a missão de tornar o município independente da mineração. A expectativa é que empresas de vários segmentos se instalem no local, com incentivos fiscais da Prefeitura Municipal, e construam um novo modelo econômico para a cidade. A esperança que nasce com o complexo é de que renda extra seja gerada para o município e que a população possa ser beneficiada com vagas de emprego.

Conhecida outrora por ser uma terra de oportunidades, Canaã viveu no último uma das piores crises empregatícias de sua história. A desmobilização do Projeto S11D acabou provocando mais de 7 mil demissões só no ano passado. O distrito empresarial chega à Terra Prometida em um momento crucial de retomada da economia na cidade. A ideia é que os novos empreendimentos coloquem Canaã novamente no mapa do crescimento econômico.

Outra grande aposta do governo é a inauguração, também, do tão esperado polo universitário. A estrutura educacional também ficará localizada na mesma área. Representantes de diversas instituições já interessadas em se instalar no município estiveram presentes. Entre as principais instituições de ensino representadas, UFPA, UEPA, IFPA, Famap, Unigran, Uniub, Dínamo e Faculdade Carajás. Presente no evento, o secretário de educação André Wilson falou sobre a importância do novo passo para a educação em Canaã: “A gestão de Canaã tem priorizado a educação. Tenho certeza que o polo será um grande sucesso, vai gerar empregos e também renda para o município, além de promover mais qualidade de ensino, pois algumas dessas instituições poderão formar nossos colaboradores. Nossas expectativas são as melhores.”

Toda a estrutura do distrito empresarial e do polo universitário foi doada pela empresa Vale ao fim das obras no canteiro sudeste. Representando a mineradora, Leonardo Neves também concedeu entrevista: “Eu diria que esse é um momento importantíssimo para toda a região. Essa área foi utilizada para a construção do S11D. No momento da desmobilização, entendemos que essa área poderia ser um grande ativo para o município e deu certo. A Prefeitura comprou a ideia, a diretoria da Vale também autorizou toda a doação. Muitos investimentos foram feitos aqui e esse é o grande diferencial, pois isso facilita a entrada de novos negócios, já que o empreendedor não precisa gastar muito.”

À frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta responsável pela elaboração e gestão do projeto, Jurandir José disse que o lançamento do distrito é o início de uma nova história para a Terra Prometida: “Esse é um marco histórico para o desenvolvimento econômico da cidade. Esse é um espaço adequado para receber qualquer tipo de empresa que queira se instalar aqui e gerar empregos para a nossa população. Estou muito feliz, pois este é realmente um passo largo para uma nova história em nossa cidade.”

Anderson Mendes, vereador e presidente da Associação Comercial de Canaã, falou sobre a importância histórica do momento: “Essa é uma luta minha através da ACCIACA já há mais de cinco anos. Agora, com o apoio da Vale, esse grande sonho está acontecendo. Esse é o primeiro passo para que a gente possa trazer empresas, empregos e cursos superiores para que o jovem de Canaã não precise ir embora para estudar.”

Representando a classe empresarial da região, Roberto Paulinelli, dono do Frigorífico Rio Maria, com uma recém-adquirida filial em Canaã, foi convidado a fazer parte da mesa de honra e também fez o uso da palavra: “Estou chegando agora em Canaã e estou impressionado com o que tenho visto por aqui. A atenção que tive aqui é realmente diferenciada. Estou muito feliz por estar no município. Acredito que outras empresas virão para cá e se instalarão aqui no complexo, o que vai melhorar e muito a economia da cidade.”

Por fim, o prefeito Jeová Andrade falou sobre a felicidade em poder lançar o tão aguardado distrito: “Estou, na verdade, ganhando um presente de aniversário antecipado. Acredito que temos que preparar Canaã para viver com e sem o minério, pois todos nós sabemos que esse recurso não se renova. Aqui no distrito, nascerá a chance de uma cidade forte, independente e tenho certeza que será um grande sucesso.”

A família do falecido empresário Antônio José de Araújo, que deu o nome ao empreendimento, foi convidada ao palco para a inauguração oficial. Em um momento de muita emoção, a fita foi retirada e a placa com o rosto do empresário homenageado foi aplaudida pelos presentes

Depois da cerimônia oficial, um ciclo de palestras voltadas para o empresariado e para a educação superior também aconteceu. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Facebook oficial da Prefeitura Municipal de Canaã e chegou a alcançar mais de 100 mil pessoas em todo o mundo.