Dois casos de sarampo são investigados pela Secretaria de Saúde de Canaã dos Carajás

A prefeitura alerta para o prazo da campanha de vacinação contra o sarampo que termina na próxima sexta-feira, 13
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás divulgou que há dois casos suspeitos de sarampo que estão sendo investigados no município. A Vigilância em Saúde alerta para a necessidade da população se vacinar contra a doença, principalmente, porque termina nessa sexta-feira, 13, o prazo da campanha de vacinação contra o sarampo.  

A meta do município, preconizada pelo Ministério de Saúde, é imunizar 533 crianças e jovens, de 5 a 19 anos de idade que ainda não se vacinaram ou tomaram apenas uma dose da tríplice viral. Mesmo com a meta baixa, comparada a outras cidades do sudeste paraense, a procura tem sido pequena desde que começou a campanha, no dia 10 de fevereiro. Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde, Douglas Pacheco, foi intensificado o trabalho de busca ativa em todas as áreas e nas escolas. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.

A Vigilância em Saúde explica que a vacinação contra sarampo faz parte do grupo de vacinas de rotina, disponível durante todo o ano. Então, mesmo com a campanha, quem tem entre 6 meses e 49 anos de idade e não se imunizou ou falta completar o esquema vacinal, pode também procurar as unidades de saúde.

Sarampo no Brasil

A doença estava erradicada no Brasil mas, no ano passado, voltou a ser registrada. Foram mais de 13 mil casos confirmados, com 15 mortes. Um dos motivos para o retorno do sarampo é o descuido da população com a vacinação.

Publicidade