Diretoria do Itupiranga liberou quase todo o elenco que estava disputando o Parazão

O Crocodilo tem apenas dois jogadores com contratos: Quadrado e Kevin

Continua depois da publicidade

Fundado no dia 8 de março de 2018, o Sport Clube Itupiranga conseguiu uma proeza para poucos clubes que disputam o futebol profissional. O chamado Crocodilo disputou a sua primeira competição oficial na temporada de 2019 e foi logo sendo campeão. No caso, o time do sudeste do estado disputou a chamada Segundinha do Parazão e conquistou o título para cima do Carajás Esporte Clube, o tradicional Pica-Pau da Ilha do Outeiro, subindo para a elite do Campeonato Paraense 2020.

A diretoria do clube permaneceu com a comissão técnica e com a base do time campeão para a disputa da elite do Parazão. O caçula do Campeonato Paraense, comandado pelo técnico Wando Costa, realizou seu primeiro jogo na 1ª divisão diante do Paysandu Sport Club, logo na estreia da competição estadual. O time do sudeste não se intimidou com um dos grandes da capital Belém, e jogou de igual para igual em pleno estádio Leônidas Castro, a Curuzu.

O Papão venceu no sufoco, por 3 a 1, com o Itupiranga perdendo pênalti, tendo um jogador expulso, mas mostrando muita qualidade em campo. O grande destaque do Crocodilo foi o atacante Quadrado, que marcou um golaço na partida e chamou a atenção na Curuzu, inclusive logo após o jogo, teria recebido contatos de clubes paraenses, e até mesmo de times de fora do estado.

Com a paralisação do Campeonato Paraense por tempo indeterminado devido a pandemia do novo coronavírus, todas as atividades do clube foram suspensas. Sendo assim, a diretoria do Itupiranga confirmou que liberou quase todos os atletas, comissão técnica e funcionários, atendendo ao cumprimento do decreto do Governo do Estado do Pará e preservando a todos conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os representantes do clube participaram das duas reuniões por videoconferência entre a Federação Paraense de Futebol (FPF) e os 10 clubes do Parazão. No primeiro conselho técnico, o Itupiranga se absteve nos termos em que o Paysandu poderia ser declarado como campeão paraense, já que lidera o estadual. No segundo encontro, a diretoria do clube foi a favor do possível retorno da competição para o mês de dezembro.

“Concordamos que o campeonato voltasse em dezembro e sem rebaixamento. Só tem dois jogadores em nosso elenco, o atacante Quadrado e o zagueiro Kevin, de 18 anos, da cidade de Itupiranga, e ou outros terminaram os contratos, mas se o campeonato voltar, o nosso elenco será 80% regional, ficando mais fácil de juntar o grupo e voltar a treinar para os jogos que restam”, afirmou Nabi Haidar, vice-presidente do Itupiranga.

O Campeonato Paraense da temporada de 2020 paralisou logo após a 8ª rodada da primeira fase. O time do Itupiranga ocupa a 9ª posição, com 8 pontos conquistados na tabela de classificação. Em oito jogos, o Crocodilo conquistou apenas duas vitórias, empatou duas partidas, e foi derrotado por quatro vezes, assinalando seis gols, e sofrendo 10 tentos, tendo um aproveitamento de 33,3%.

Por Fábio Relvas