Defesa Civil do Pará elabora plano de contingência para chuvas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

maraba-chuva-aereogA Defesa Civil no Pará elaborou um plano de contingência para enfrentar as chuvas intensas nesta época do ano. A princípio, serão atendidos 54 municípios. Entre eles Breves, Castanhal e Marabá.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Francisco Cantuária, apesar de as previsões feitas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, apontarem que o El Niño tem influenciado na diminuição das chuvas, podem acontecer precipitações intensas em um único dia o que pode provocar enchente.

Segundo a Defesa Civil, as regiões mais afetadas são o sudeste e o oeste do estado. A instituição informa ainda que as precipitações se intensificam entre fevereiro e abril, quando os rios atingem o nível máximo.

Mas, baseada em estudos de anos anteriores, a Defesa Civil consegue mapear as áreas que devem vir a enfrentar enchentes e, assim, antecipar as ações que reduzem os transtornos para a população.

O plano será apresentado no próximo dia 16 às coordenadorias municipais de Defesa Civil.

Essas unidades são responsáveis pelo mapeamento das áreas de risco, por orientarem as famílias, além de prepararem os locais que possam servir de abrigo.