Curtas

Continua depois da publicidade

Pré-Sal
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anuncia nos próximos dias a criação de uma comissão na Casa para negociar a distribuição dos royalties da exploração de petróleo. A intenção é buscar um acordo entre as bancadas dos chamados Estados produtores (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo) e demais para evitar que a discussão acabe no Supremo Tribunal Federal (STF).

PT na ONU
O petista José Graziano foi eleito ontem, em Roma, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Graziano, que no governo Lula comandou o Fome Zero, disse que “erradicar a fome é uma meta razoável e alcançável” no mundo. Seu desafio será aumentar a produção de alimentos sem degradar o meio ambiente.

Justificativa
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, 68, defende que o sigilo de certos documentos é necessário para preservar a “segurança do Estado”. “O problema é que não apenas o povo fica sabendo tudo mas os inimigos do poder e do país também”, afirma.

Dívida recorde
O endividamento do brasileiro atingiu nível recorde. A dívida total das famílias corresponde a 40% da massa anual de rendimentos do trabalho e dos benefícios pagos pela Previdência Social no País, aponta um estudo da LCA Consultores ao qual o Estado teve acesso. Em dezembro de 2009, a divida estava em R$ 485 bilhões. Em abril de 2011, atingiu R$ 653 bilhões. Também cresceu neste ano a parcela dos juros no total do débito no País.

Pressão sindical
Uma paralisação programada pela CUT para 6 de julho dá início a uma onda de manifestações a serem organizadas por diversas categorias do funcionalismo com o objetivo de reivindicar reajuste salarial.

ALPA
O presidente da Vale, Murilo Pinto Ferreira, que assumiu o cargo há pouco mais de um mês, pretende garantir seu mercado cativo de minério de ferro no Brasil impulsionando siderúrgicas. Em um encontro de mais de uma hora com a presidente Dilma Rousseff, durante o qual expôs todos os empreendimentos tocados pela empresa no Brasil e exterior, falou sobre os três projetos de instalação de siderúrgicas, com destaque para a Alpa, em Marabá.

Invasão estrangeira
A entrada de estrangeiros para trabalhar no Brasil bate recordes. Segundo dados do Conselho Nacional de Imigração, vinculado ao Ministério do Trabalho, o número de imigrantes que receberam visto de trabalho no país aumentou 13% no primeiro trimestre – foram 13 mil pessoas.

Invasão estrangeira II
Os Estados Unidos continuaram sendo a principal fonte de imigrantes, com 1,8 mil trabalhadores; mas o principal salto ocorreu entre os chineses. Foram 404 chineses autorizados a trabalhar no primeiro trimestre de 2010 (2,1 mil ao longo do ano), número que passou a 505 entre janeiro e março deste ano. Esse aumento, segundo o Conselho, continuou evidente no segundo trimestre, como reflexo da chegada de mais empresas chinesas ao país.

PEC do Trabalho Escravo
O Congresso deve se transformar em uma panela de pressão nos próximos dias. Entre as polêmicas anunciadas está a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a expropriação das terras do produtor que for flagrado usando mão de obra escrava ou análoga à escravidão. Engavetada há sete anos no plenário da Câmara, a proposta ganhou força com a eleição de Dilma.

SAAEP
Depois de um rompimento da adutora de captação de água na semana passada informado pela SAAEP, vários bairros de Parauapebas ainda recebem o precioso líquido de forma irregular, sem que a direção da autarquia explique os motivos das intermitentes interrupções. Transparência ainda é o melhor caminho para explicar o inexplicável.

Deixe seu comentário

Posts relacionados