Curta-metragem criado por jovens de Parauapebas é lançado nesta quinta (06)

O filme foi gravado durante a oficina gratuita de cinema promovida pelo projeto Cultura na Praça.

Continua depois da publicidade

O curta-metragem “Nossa música”, criado durante a oficina de cinema, será exibido nesta quinta-feira (06), às 19 horas, na quadra da Escola Milton Martins, em Parauapebas. O evento é aberto à comunidade e contará com apresentação artística do Instituto de Arte e Cultura Carlos Henrique Monteiro.

O filme foi roteirizado, gravado e editado durante os quatro dias da oficina, que ocorreu no período de 26 a 29 de março, na sede da Associação de Moradores do Bairro Nova Carajás – Etapa 4. Nesse período, os participantes aprenderam sobre cada uma das etapas que fazem parte da produção audiovisual, desde a ideia às técnicas de roteiro, passando pela fotografia e captação de imagem e som.

Participaram da oficina do projeto Cultura na Praça, adolescentes e jovens entre 13 e 19 anos. Para Cris, essa diversidade foi marcante no grupo, especialmente pela troca que houve entre os participantes. “A turma de Parauapebas é uma turma de muita entrega, com desejo enorme de realizar, com pessoas com experiências muito diversas, algumas com mais fundamento do audiovisual e outras ainda nos primeiros passos. Mas esse encontro colocou todo mundo em movimento, em busca dessa realização. É uma turma da qual tenho muito orgulho de ter cruzado, e aprendi muito como professor e coordenador”, afirma.

Uma das novatas é Jaiane Brito Martins, estudante do 9º ano, destacou que a participação na oficina do projeto ‘Cultura do Praça’ fortaleceu um sonho antigo, o de ser atriz. “Foi minha primeira vez fazendo algo relacionado ao cinema. Para mim, foi uma experiência maravilhosa. É algo que pretendo fazer, investir na minha carreira de atriz. Uma das coisas que mais gostei foi mexer na câmera e no som. Também gostei muito de ‘pegar’ o sentimento da cena e do roteiro, que ficou ótimo. Ali fiz praticamente uma segunda família, me identifiquei com todo mundo que estava lá e me senti acolhida e bem recebida”, conta a garota.

O filme produzido em Parauapebas também será lançado no Cine Babaçu, plataforma virtual que reúne 25 produções feitas nas edições passadas do Cultura na Praça e que pode ser acessada pelo endereço www.culturapraca.art.br