Marabá

Curso de Biomedicina ganha aula magna no campus da Uepa de Marabá

Por Ulisses Pompeu – de Marabá A graduação foi a grande novidade do Processo Seletivo 2012. Os novos alunos vão encontrar no campus de Marabá, salas de aula e laboratórios …

Por Ulisses Pompeu – de Marabá

A graduação foi a grande novidade do Processo Seletivo 2012. Os novos alunos vão encontrar no campus de Marabá, salas de aula e laboratórios equipados, além de um convênio com um Posto Saúde Escola, para que possam tirar o máximo proveito das aulas teóricas e práticas do curso.

A Universidade do Estado do Para (Uepa), no dia 6 de agosto, vai realizar a aula inaugural do curso de Biomedicina no campus de Marabá (PA). A graduação que foi a grande novidade do Processo Seletivo 2012, chega à região sul do Pará para fortalecer a formação de mão-de-obra qualificada na área da saúde.

Para dar às boas vindas aos calouros, será ministrada uma aula magna, com o biomédico David Bichara. Com mais de 30 anos de profissão, ex-representante do Conselho Federal de Biomedicina, Bichara foi o primeiro paraense a obter o registro de biomédico no Pará e vai a Marabá para falar um pouco sobre a profissão, mercado de trabalho, pesquisas e pós–graduação.

“A minha carteira no CRBM é a 001. Fico muito feliz em ver o curso sendo levado para outras regiões do Estado, principalmente Marabá, uma cidade que está vivendo grandes transformações e tem um campo muito propício para atuação deste profissional. Não tenho dúvidas que esta primeira turma de acadêmicos já sairá empregada da universidade, a procura é muito grande”, afirmou Bichara.

A cerimônia de abertura conta também com a participação da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ilma Pastana, na ocasião representando a reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier; do coordenador do Campus de Marabá, Seidel Ferreira, e do coordenador do curso de Biomedicina, Nelson Ribeiro.

A primeira turma é formada por cerca de 20 alunos. Ribeiro explica que o curso já começa com salas e laboratórios bem equipados, além de um convênio com um Posto Saúde Escola para que os acadêmicos possam tirar o máximo proveito das aulas teóricas e práticas do curso.

“O polo criado trata-se de uma grande necessidade da população, não apenas para a realização dos serviços, mas da formação de profissionais competentes na graduação em saúde”, explica Nelson, ressaltando que este é um importante passo para a expansão de novos cursos na área da saúde naquela região, a exemplo da medicina, que será ofertada a partir de 2013.

A graduação em biomedicina será semestral e visa desenvolver habilidades e competências para o exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem.

A partir desta formação, o profissional estará apto a atuar em atividades técnicas e científicas, em pesquisa básica e aplicada, em programas voltados para a área de saúde e para o meio ambiente. A indústria de alimentos, medicamentos, biotecnologia, bem como as instituições de saúde (análises clínicas e banco de sangue) também vem apresentando boas oportunidades ao profissional formado em Biomedicina.

2 comentários em “Curso de Biomedicina ganha aula magna no campus da Uepa de Marabá

  1. Fabio Responder

    Sem dúvida é uma vitória pra região te rum curso dessa envergadura! Espero que seja de qualidade, pois a regiao precisa muito de profissionais de boa formação!
    Sou biomédico (além de médico veterinário) e vejo com bons olhos este curso. o bom também é que houve preocupação em nao “inchar” a região de rpofissionais biomédicos, pois apesar da região ser muito carente deste profissional, a qualidade cai qdo se abrem muitas vagas, seja pra curso de biomedicina ou de direito, etc.

Deixe seu comentário