Notícias

CPI das Crianças Desaparecidas fará audiência em Belém

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga o desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil vai a Belém, onde realizará uma audiência pública com representantes …

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga o desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil vai a Belém, onde realizará uma audiência pública com representantes do governo local, do poder judiciário e de familiares de desaparecidos.

O objetivo é conhecer as principais causas e consequencias de desaparecimentos no Estado, para, ao final da CPI, apresentar propostas que diminuam a incidência de casos de desaparecimentos. Somente na região metropolitana de Belém somem, em média, 1,2 crianças por dia, segundo dados apresentados pelo Serviço de Identificação de Crianças e Adolescentes (Silcade), da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA). Do total dos que desaparecem, aproximadamente, 11% não são localizados. Um número que, embora esteja dentro da média nacional de casos não solucionados, choca e angustia as famílias paraenses.

A reunião no Estado foi proposta pela deputada federal Bel Mesquita (PMDB/PA), que preside a CPI. Ela também é autora da Lei 12.127/09, que cria o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. Para a parlamentar, a vinda da CPI para o Pará será importante para “dar visibilidade do problema à sociedade”, que, em sua opinião, “vem acontecendo silenciosamente”.

A audiência acontecerá na próxima terça-feira (16), às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado, em Belém. Estão na pauta para serem ouvidos:

– Dr. Geraldo José de Araújo – Secretário de Estado de Segurança Pública do Estado do Pará

– Drª Maria Nazaré Sá de Oliveira – Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará

– Drª Clélia Clívia Lobato da Silva – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

– Drª Maria do Perpétuo Socorro Barata do Amaral Maciel – Delegada – Diretora da Divisão de Atendimento ao Adolescente – DATA e do Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos –

– Dr. José Maria Teixeira do Rosário – Juiz Titular da 1ª Vara da Infância e Juventude

– Drª. Odete da Silva Carvalho – Juíza Titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude

– Dr. Maurício Guerreiro – Primeiro Promotor de Justiça da Promotoria da Infância e da Juventude

– Dr. Geraldo de Mendonça Rocha – Procurador-Geral do Ministério Público do Estado do Pará

– Dr. Newton Brabo de Oliveira – Delegado de Polícia Civil de Marabá

– Dr. José Casimiro Beltrão da Silva Júnior -Delegado de Polícia – Superintendente Regional de Polícia Civil do Sudeste do Pará

– Dr. Victor Diego Ribeiro – Delegado da Polícia Civil de Marabá

– Familiares de crianças e/ou adolescentes desaparecidos.

Um comentário em “CPI das Crianças Desaparecidas fará audiência em Belém

  1. Nome (obrigatório) Responder

    fiquei muito feliz em sabrer que depois do caso goca de barcarena meu filho pesoas continuam otrabalho tou feliz por vc dotora socorro m.a se precisar do meu trabalho estou ao seu dispor as. jose linos dias pai dejoao delima dias que foi sequestrado 205

Deixe seu comentário